Vocação sempre será um mistério!

Vocação sempre será um mistério! Eu não posso perder de vista que vivo um mistério. Meu chamado, minha entrega, minhas renúncias, minhas ofertas, tudo isso é loucura se olhado simplesmente com olhares humanos”. Não são as minhas palavras que irão convencer as pessoas, mas a experiência com o Autor de todas as vocações. É ilusão achar que construo a minha vocação, pelo contrário, a vocação se descobre e, antes de tudo, é uma iniciativa de Deus. Quero lhe contar um pouco da minha caminhada vocacional para ajudá-lo também neste caminho de descoberta.

Ouvi uma voz

Em 2013, com 16 anos, iniciei o Caminho Vocacional com a Canção Nova, mas o que me moveu foi a certeza de que era Deus quem me chamava. Desde criança, eu estava na igreja e participava das atividades da minha paróquia, mas ainda me faltava algo. Fui crescendo nesse ambiente, mas o que me fazia estar ali não era tão forte a ponto de mudar a minha vida. Ainda não estava firme na caminhada. Foi em 2010 que tive a oportunidade de conhecer a sede da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP). Na missa de encerramento do Hosana Brasil, eu fui batizado no Espírito Santo, e a certeza de que eu estava no lugar da Vontade de Deus foi cada vez mais concreta em mim. Lembro que, quando cheguei na chácara da Canção Nova, ouvi uma voz que falava ao meu coração: “Aqui é o seu lugar!”, mas não tinha feito experiência alguma com o Espírito Santo, nem imaginava que já era Ele me falando ao coração. Essa experiência mexeu comigo durante todo o fim de semana que passei naquele lugar, e só depois de um tempo fui entender o que Deus estava me falando.

A Providência rege todas as coisas

Quando retornei a minha casa, na Paraíba, essa inquietação continuou dentro de mim a ponto de me fazer, com 14 anos, escrever para o vocacional. Mas eu era muito novo, e não podia começar um caminho ainda. Esperei até os 16 anos, incomodado com tudo isso em mim, até que iniciei o Caminho Vocacional com a Canção Nova. Precisava participar dos encontros em Natal (RN), e eu era da Paraíba. Não imaginava como iria fazer para estar lá em todos os encontros, mas a Providência Divina já estava regendo todas as coisas. Partilhando em casa com os meus familiares, descobri que tinha uma prima da minha avó que morava lá em Natal, e que eu poderia tentar me hospedagem na casa dela, mas a Providência de Deus foi superabundante. Eu descobri que uma prima de parentesco distante, e que nem conhecia, morava em Natal e era do Segundo Elo da Missão da Canção Nova de Natal. Vivi os três anos de Caminho Vocacional indo em todos os encontros e sendo acolhido na minha própria família. Vocação sempre será um mistério!

Deus fala nos fatos

Foram três anos em que fui percebendo qual era a vontade de Deus para mim. Foi um tempo de descobertas e revelações. Tempo propício para Deus começar a curar realidades da minha história, que, já ali no início, precisavam ser curadas. Deus já ia investindo na minha vida para que a minha resposta fosse mais consciente e mais madura. A cada encontro, a certeza da minha pertença a este cacho era maior. O amor de Deus foi me constrangendo nos mínimos detalhes, a ponto de, um dia, rezando para dar a minha resposta, o Senhor me falou: “Enquanto a minha Providência acontecer, é sinal de que esta é a minha vontade”. Ingressei na Comunidade em 2016, e posso dizer que, até hoje, a Providência não me faltou, pelo contrário, ela sempre se antecipou. Não é fácil dizer sim todos os dias; é um desafio diário e uma renúncia constante. Tantas coisas surgem para me impedir de ser fiel, mas se existe uma coisa que não posso duvidar é de que Deus me chamou e me concede o necessário para responder. Isso precisa mover a minha entrega. As coisas mudam, os desafios vêm, mas quem me chamou permanece o mesmo.

Renné e seus irmãos do seminário Canção Nova

– Leia também:

Como fazer Caminho Vocacional com a Canção Nova

Vai, vende tudo!

É Deus quem escolhe e capacita

Quero lhe dizer para não ter medo de lançar-se nesta aventura. O Senhor que chama concede a graça para corresponder. Lembre sempre: vocação não é escolha. Não é um esforçar-se para ser algo ou encaixar-se em um lugar, mas a coragem de reconhecer-se chamado por Deus, e a este que me chamou dizer sim. É uma linda aventura, um enorme desafio, um caminho de oferta, mas também um caminho de liberdade. Sou muito feliz em ser Canção Nova. Não imagino a minha vida fora daqui. Hoje, sei que este é o lugar que o Senhor me chamou e aqui quero me doar. A minha vocação é o lugar da minha liberdade! A cada dia que passa, sou mais livre na Vontade de Deus. Crescer na intimidade com Ele, e com Ele caminhar no sim de cada dia, seja aos pés da cruz, seja na ressurreição. A vocação sempre será um mistério, e eu sou realizado em me aventurar neste caminho! Venha você também!

Deus abençoe você!

Renné Santos de Sena Viana é brasileiro, nasceu no dia 29 de outubro, em Cabedelo, Paraíba. É membro da Comunidade Canção Nova, desde 2016, no modo de compromisso do Núcleo.

– Siga-nos no Instagram
– Acompanhe também nossa página no Facebook
– Acompanhe-nos pelo Twitter

 

Comments

comments