Pecados Capitais - Avareza

Vamos conhecer o que é a avareza?

Meus queridos (a), chegamos ao ultimo texto sobre os pecados capitais, que é a avareza, este pecado está relacionado a concupiscência dos olhos, como já falamos em outros textos este escrito é todo ele baseado no livro de Ascética e Mística de Adolphe Tanquerey.

A avareza é o apego desordenado dos bens da terra, aqui podemos nos perguntar: porque Deus deu aos homens os bens temporais?
Primeiro, Deus nos concede a liberdade e com ela a capacidade de utilizarmos os bens que passam. Por isso, Deus nos concede estes bens para que utilizemos para a nossa sobrevivência e para ajudar os nossos irmãos (a), se nos colocarmos a ajudar os outros irmãos mais necessitados com o que recebemos destes bens, somos os tesouros da providência de Deus, olha que bonito.
Por este motivo precisamos estar muito atentos com o pecado da avareza, pois ele vai secando no nosso coração o depender de Deus e vamos em nome de tantos argumentos querendo encher as contas bancárias chegar ao nosso primeiro milhão, e isso custe o que custar mesmo que vejo pessoas ao meu lado passando fome, mas o que eu quero é o meu primeiro milhão, cuidado porque se estiver agindo assim a sua vida está sendo guiada pela avareza.

Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

 

A avareza é um sinal de desconfiança de Deus que prometeu velar sobre nós como Pai, mas o que queremos é ser senhor da nossa vida e termos o controle dela, assim pensa o coração avarento, e quando minha vida terminar aqui nesta terra?

Ou seja, quando eu morrer vou levar no meu caixão o meu milhão, minha conta gorda? Penso que não, aí é onde eu preciso olhar com sinceridade ao meu coração e vê se estou agindo na dependência providente de Deus ou se chego a triste constatação que meu coração é avarento.
Não se desespere temos os remédios para curar o coração velho, o coração avarento, um destes remédios é:
Que a riqueza não são fim, senão meios que nos dá a Providência, para acudirmos as nossas necessidades e ás de nossos irmãos, outro remédio estupendo é conquistar o seu milhão ou até bilhão no banco do céu, depositando uma parte generosa de seus ganhos aos pobres e boas obras. Aqui segue irmãos(a) meios para vencermos o pecado e prosseguir na graça, portanto finalizando estes escritos sobre os pecados capitais, vou deixar na íntegra o artigo 899 do livro Ascética e Mística de Adolphe Tanquerey:

“E Assim, a luta contra os sete pecados capitais acaba de desarraigar em nós as tendências más que resultam da concupiscência. Ficarão sempre em nós, sem dúvida, algumas dessas tendências, para nos exercitarem na paciência e despertarem o sentimento da desconfiança em nós mesmos; serão, porém, muito menos perigosas, e apoiados na graça de Deus, mais facilmente delas triunfaremos. Apesar de todos os nossos esforços, elevar-se-ão ainda com certeza tentações em nossa alma, que a Providência divina permitirá, para nos dar ocasião de novas vitórias.”

Referencia Bibliográficas: Compendio de Teologia Ascética e Mística – Adolphe Tanquerey

Uanderson Viana
Missionário da Comunidade Canção Nova

 

Leia os artigos anteriores desta série:

Pecado da Preguiça
Pecado da Luxúria
Pecado da Gula
Pecado da Inveja 
Pecado Capitais – Orgulho
Pecado Capital – Ira

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

comentários