“O Espírito Sopra Onde Quer”: Evangelização e solidariedade no berço boêmio do Rio

Começou a contagem regressiva! “O Espírito Sopra Onde Quer” toma conta dos Arcos da Lapa e volta com força total trazendo muita música, oração, missa, e, como novidade, ações sociais. Com o tema: “Felizes os que promovem a paz” (Mt. 5,9), a Canção Nova, este ano, se une ao projeto Ação de Amor do Cristo Redentor para atender às necessidades da população de rua que circula nos Arcos da Lapa, Glória, Catete e adjacências. 

Enquanto acontece os shows no palco, quem estiver na região poderá receber serviços de saúde bucal, curativo, carteira de trabalho, corte de cabelo e orientação sobre uso de álcool e drogas, através dos parceiros da Secretaria Municipal de Saúde, enfermagem da faculdade Veiga de Almeida, Defensoria Pública, Toca de Assis, Fraternidade O Caminho e a comunidade Maranathá.

O maior evento da Canção Nova no Rio traz para o bairro boêmio da cidade momento único de efusão do Espírito Santo pedindo paz para todo o Estado. Para fazer esse grande clamor estará no palco: Patrícia Mendes, Padre Roger Luiz, Padre Antônio José, Leandro, Ana Lúcia e Eliana Ribeiro e muito mais. “O Espírito Santo é chamado em Atos dos Apóstolos de “força do Alto”. A palavra usada por Jesus, “força”, seria melhor traduzida por uma expressão: “força para superar os obstáculos”. Jesus também afirmou que seríamos fortalecidos para sermos suas testemunhas” – ressaltou padre Antônio José.

O Espírito Sopra Onde Quer” acontece no dia 18 de maio, das 15h até às 23h, começando com a oração do Terço da Misericórdia, como tradicionalmente era realizado nos primeiros eventos nos Arcos da Lapa. “Voltar com esse evento é muito importante para a missão do Rio de Janeiro, porque, ao chegar nesta cidade, eu percebi que ele faz parte da história católica do Rio, da história da Canção Nova, da experiência de muitas pessoas com Deus aqui” – pontuou Eliana Maria, coordenadora de Missão da Canção Nova no Rio de Janeiro.

Missão Canção Nova do Rio:

No ano de 1992, a missão Canção Nova começava na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião, no Engenho de Dentro, com jovens que visitavam os grupos de oração e pregavam em encontros e retiros. Ao longo desses 25 anos, a comunidade residiu no Leme, em Laranjeiras, na Tijuca e agora no Méier.

Neste mais novo e antigo bairro – uma vez que foi no Méier que tudo começou -, a comunidade conta com uma casa de evangelização na Rua Barão de São Borja e em breve começará suas atividades de atendimento, livraria e cursos.

Para Eliana, a missão do Rio vive um tempo de retomada. “A Canção Nova está vivendo uma volta às origens. Começamos a conhecer a história, conhecer os amigos que fizeram parte no início da missão. Deus tem indicado esse caminho para nós e nós temos percebido os frutos.”