Como falar de alegria quando estamos tristes, desanimados e sem esperança?
Sei o quanto é difícil quando estamos sem forças alguém pedir que voltemos a ficar alegres. Para quem está sofrendo, pedir alegria é uma missão quase impossível. Não que se deseje ficar triste, ao contrário, queremos nossa alegria de volta. Mas, a pergunta que é: como? Como reencontrar a paz perdida, a solução para um problema complicado? Como perdoar um amigo que nos decepcionou, a confiança após uma traição? Como não perder a fé em meio às derrotas da vida?
:: Retiro de Carnaval da Canção Nova (RJ)
Muitas vezes, o resultado da tristeza é uma mente agitada em busca de solução. É como estar perdido em um labirinto buscando o caminho certo, mas se dá conta que continua no mesmo lugar.
Ao chegar nesse estágio, várias podem ser as conseqüências: uma delas é afastar-se da presença de Deus, pois se tem a sensação de que com a mente tão agitada é impossível rezar. Logo, vamos nos complicando ainda mais… Deixamos os sacramentos e permitimos que nosso coração fique pesado, frio, amargurado.
Impedimos que o amor suavize nossos fardos e nos afastamos das pessoas que realmente nos querem bem, trocamos os amigos que falharam por “novos amigos” que acreditamos serem melhores. Quando na verdade estamos escondendo nossas feridas e tristeza com ilusões passageiras. Ao invés de continuar buscando a saída do labirinto nos conformamos em viver perdidos ali dentro.
A primeira atitude para recuperarmos nossa alegria verdadeira é ter a coragem de assumir a real condição da alma. Durante o Carnaval escondemos a tristeza atrás de fantasias, ou seja, em algo que não é real e verdadeiro.
:: Carnaval, real ou fantasia?
O segundo passo é permitir que o Amor volte a correr dentro de si mesmo, loucura? Com certeza! Mas só o Amor nos ensina que é possível perdoar quem nos feriu. Para nós cristãos esse Amor é uma pessoa e tem um nome: Jesus.
Já percebeu como tentamos de tudo para sair da fossa? Vamos atrás de novas experiências, buscamos outras pessoas para nos relacionarmos, vamos a festas, ficamos embriagados, mas pensando que Deus vai retirar nossa alegria não O buscamos. Porém Jesus nos fala: “Até agora não pedistes nada em meu nome. Pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja perfeita”. (Jo 16,24).
Do que você está precisando? Onde precisa de ajuda? Faça a experiência agora mesmo de pedir a Jesus o que necessita, de entregar suas dores a Ele. Jesus que se encarnou para se fazer um com a humanidade sabe das nossas fraquezas e tristezas, deixe que Ele possa curar seu coração e devolver a verdadeira alegria, alegria em perfeição!
Magda Ishikawa
Missionária da Comunidade Canção Nova
Veja mais: