O que você tem feito com a raiva que sente?

Você sente raiva? O que você tem feito com este sentimento dentro de você?

É impossível nós não sentirmos raiva. Diante das contrariedades do nosso dia a dia, ficamos chateados, não é verdade? Mas, se formos enumerar todas as situações nós ficaríamos loucos.

Amados, dentro da realidade da vida de cada um de nós existem os momentos de raiva. O problema não é senti-la, mas deixar-se guiar por ela. Você sabe que quando ela entra em nós, muda a nossa maneira de viver, fazendo de nós pessoas agressivas.

Hoje, as pessoas vão ao extremo por muito pouco e muito rápidas. Por causa da raiva estamos tendo reações inconsequentes. A partir do momento que somos dominados pela raiva, nós somos capazes de mudar aquilo que é bom em ruim. Movido pela raiva podemos condenar uns aos outros.

O que tenho a dizer é: domine a sua raiva, domine-se. A raiva é perigosa para a nossa alma e para nossa vida. É certo que a sua saúde nunca mais será a mesma se este sentimento dominar você. Somos capazes de sermos contagiados por este mau sentimento, ou seja, começamos a difamar os nossos irmãos.

Se estamos com raiva de uma pessoa e brigamos com ela, iremos causar um momento de estresse, por isso procure não levar enquanto aquilo que é dito num momento desse. É claro que você não tem um “sangue de barata”, mas lembre-se que você deve-se deixar dominar pelo Sangue de Cristo.

Se você percebe que a outra pessoa está com raiva, procure acalmar-se, ou seja, contenha os seus impulsos! É preciso que se entenda que nós estamos transformando situações pequenas em grandes problemas. Nos chateamos por poucas coisas, damos asas a fantasias e elas crescem dentro de nós.

Não jogue os seus momentos de raiva em outra pessoa. Isso não fará bem a você nem aos que estão ao seu lado. Não podemos fazer da raiva a nossa face para o mundo. Uma pessoa mal-humorada não evangeliza a ninguém. Jesus nos ensina que para entrarmos no Reino dos Céus precisamos dominar as nossas emoções, inclusive a raiva.

Ser adulto significa ter a capacidade de saber lidar com as contrariedades.

Os santos praticaram, durante as suas vidas, a mortificação. Eles levaram o execício da ascese, ou seja, a arte de se contrariar. Se eu não me contrario, passo a achar que o mundo gira conforme as minhas vontades. Precisamos ter uma vida de disciplina e parar de alimentarmos nossos egos. Amados, se contrarie em seu dia a dia, domine-se.

Deus quer que sejamos autênticos. Não transforme seus maus sentimentos em sua marca. Não! A a sua marca deve ser a marca de filho de Deus, pois as ofensas que proferimos uns para com os outros são dívidas que vamos cumulando. Como ensina Nossa Senhora de Fátima em suas aparições, é preciso que nós reparemos nossos erros nesta vida, para que não tenhamos que pagá-las depois da morte. Jesus não quer nos condenar, mas sim nos perdoar.

 

Transcrição e adaptação: Luana Oliveira