VOCAÇÃO - UM CHAMADO DE DEUS

Já estamos no final do mês de agosto, que é o mês das Vocações, mas ainda assim, penso que não podemos deixar de falar sobre Vocação.

O mês de Agosto, na Igreja Católica, é o mês das vocações, um mês dedicado a todos os vocacionados. Em cada Domingo a Igreja faz memória a uma vocação específica:

1º Domingo – Vocações Sacerdotais

2º Domingo – Vocação familiar

3º Domingo – Vocação religiosa

4º Domingo – Vocação leiga

Ao sonhar conosco, antes mesmo de criar-nos, Deus já tinha para cada um de nós, uma vocação, um chamado.

Se pensarmos naquilo que Deus, junto com Jesus e o Espírito Santo disse ao criar Adão: “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança” (Gênesis 1, 26-28), concluímos que isso, Ele disse também de cada criatura criada por Ele, ou seja, de cada um de nós, ao nos criar.

Se foi dito, “Façamos o homem a nossa imagem e semelhança”, não é difícil concluir que a nossa primeira vocação, o nosso primeiro chamado, é sermos iguais a Ele. Logo, se Ele é Amor, devemos também ser Amor, se Ele é Misericórdia, devemos também ser Misericórdia, se Ele é Santo, devemos também ser Santos, devemos ser aquilo que Deus é. Nossa primeira vocação é a santidade.

Somos humanos, somos fracos, mas Deus confiou e confia em nós, por isso, ainda que fracos, temos que ter empenho para corresponder ao que Deus nos pede, ao que Ele espera de nós.

Nossa primeira vocação então é, viver imitando a Ele, segundo a vontade do coração Dele e, consequentemente, com o nosso modo de viver, torná-Lo conhecido e amado por todas as criaturas, com o nosso modo de viver, levar todas as criaturas a experimentar o grande amor Dele e se converterem a Ele.

Mas além desse primeiro chamado que Deus já nos fez, temos, penso que podemos dizer assim, uma segunda vocação, uma vocação específica, que Deus também já tinha para cada um de nós ao sonhar conosco.

Alguns são chamados ao Sacerdócio, ao Matrimônio, à Vida Religiosa (Freira) e/ou à Vida Consagrada (Leigos Consagrados).

Na Vocação Sacerdotal estão aqueles que são chamados a serem os representantes de Cristo, que são os Padres. Temos também aqueles que são chamados a serem Diáconos.

Na Vocação Religiosa estão as Freiras.

Na Vocação Leiga – estão os Leigos Consagrados a Deus nas Novas Comunidades Católicas.

Existem aqueles que na vida consagrada deixam família, trabalho, estudo, deixam tudo para se entregarem inteiramente a Deus numa Comunidade Católica e que chamamos de de Vida e/ou Núcleo. Mas também existem aqueles que são chamados de Aliança e/ou Segundo Elo, que não se entregam de maneira integral, pois permanecem em suas famílias, em seus trabalhos e estudos, em suas cidades, mas buscam e vivem de maneira integral o Evangelho de Jesus Cristo e aquilo que é pedido pelo Carisma ao qual se consagrou, nas realidades em que vivem, nos ambientes nos quais estão inseridos.

Numa Comunidade Católica, os Leigos Consagrados, sendo eles Núcleo ou Segundo Elo, podem existir os vários estados de vida: Sacerdotes (incluindo os Diáconos), Casados, Solteiros e Celibatários.

Você conhece a Deus e sabe que Ele te ama e te chama a viver, em primeiro lugar, a santidade? Que esse é seu primeiro chamado e que esse chamado é para que você alcance o Céu?

Sabe que, além disso, Ele te criou para uma vocação específica?

Há em você, uma inquietação, um desejo de amar a Deus, viver com Ele, viver melhor para Ele?

E você que já tem uma caminhada com Cristo, sente o desejo de fazer mais por Ele, que ainda falta alguma coisa nessa sua caminhada?

Você tem um chamado, Deus já te deu uma vocação e só é completamente feliz quem descobre e vive essa vocação.

Busque a Deus, reze, crie uma maior intimidade com Ele e será revelada a você a sua vocação, Ele mesmo te mostrará. Busque um Sacerdote que te ajude e/ou uma das Novas Comunidades com a qual você se identifica, faça um caminho de discernimento, para descobrir aquilo que Deus sonhou para você.

Nós da Comunidade Canção Nova, no dia 17 de setembro, teremos o Pró-Vocação, é uma boa oportunidade para você iniciar a busca de sua vocação.

Siga-nos nas nossas redes sociais: cancaonovario ou entre em contato através do número: 3344-2176.

Você é nosso (a) convidado (a) e será muito bem-vindo (a).