Saiba a relação entre a consagração a Virgem Maria e as promessas batismais. 

A consagração a Maria e a renovação das promessas do BatismoA consagração a Virgem Maria está intimamente ligada as promessas batismais. Segundo São Luís Maria Grignion de Montfort, em seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, a perfeita consagração a Jesus Cristo é uma perfeita e inteira consagração da alma à Nossa Senhora. Esta devoção consiste numa “perfeita renovação dos votos e promessas do Santo Batismo” (TVD 120). A importância da consagração a Virgem Maria está justamente no fato desta ser uma renovação das promessas batismais, que segundo Santo Agostinho é “o maior e mais indispensável dos votos” (TVD 127), no qual prometemos permanecer em Cristo.

Receba o conteúdo deste blog gratuitamente em seu e-mail.

Todo cristão, ao receber o sacramento do batismo, renuncia a Satanás, às suas pompas, às suas obras e assume Jesus Cristo como Senhor de sua vida. Nisto consiste também esta devoção: renuncia-se ao “demônio, ao mundo, ao pecado e a si mesmo (como está expresso na fórmula da consagração), dando-se inteiramente a Jesus Cristo pelas mãos de Maria” (TVD 126).

Nesta consagração se faz ainda mais, porque no batismo a entrega a Jesus Cristo é feita por intermediários, que são os pais e padrinhos. Mas, nesta escravidão de amor nos entregamos voluntariamente, com plena consciência daquilo que fazemos. Outra diferença é que no batismo não nos entregamos a Jesus Cristo pelas mãos de Maria, como acontece nesta Devoção. Além disso, no Batismo não damos a Jesus Cristo o valor das nossas boas obras, enquanto na consagração segundo São Luís entregamos tudo a Nosso Senhor pelas mãos de Maria, inclusive o valor de todas as nossas boas ações.

São Luís questiona: “Não é verdade que quase todos os cristãos quebram a fidelidade prometida a Jesus Cristo no seu batismo?”O ser humano se esquece facilmente, por isso, não é fiel às promessas e compromissos feitos no batismo. O concílio de Sens aconteceu em 1140 a fim de remediar as grandes desordens dos cristãos da época. Neste, percebe-se que: “a principal causa dessa corrupção de costumes provinha do esquecimento e da ignorância em que se vivia das promessas do Batismo” (TVD 128). Ao final, chegaram à conclusão de que o melhor meio para remediar este grande mal era levar os cristãos a renovar os votos e promessas do batismo.

São Luís Maria afirma que os concílios, os Padres da Igreja e a experiência mostram que a melhor maneira de levar os cristãos à fidelidade é lembrar a estes as obrigações do seu batismo e levá-los a renovar as promessas batismais. O Santo  diz que a devoção e a consagração a Nosso Senhor por meio de sua Mãe Santíssima é a maneira mais perfeita de renovar as promessas e votos feitos no batismo.

Assim, a devoção e a consagração a Santíssima Virgem Maria, segundo o método do Tratado de São Luís, é a perfeita renovação das promessas batismais. Pois, não fazemos esta renovação confiando em nossas forças, mas nos entregando confiantes nas mãos de Nossa Senhora, para que ela nos leve a fidelidade a Nosso Senhor Jesus Cristo. Ela, que foi fiel até o fim, nos ensinará a renunciar ao pecado, ao mal, a Satanás e suas seduções e sermos também fiéis à vocação que o Senhor nos confiou.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

17 Comentários

  1. Soraia Maria de Andrade Maia

    Estou me preparando para fazer esta consagração, peco dicas . vou começar a fazer os exercicios, e depois os 12 passos para a consagração. pois quero ser serva de Maria,ser inteiramente de Maria rezem por mim.obrigada

    • Natalino Ueda

      Você pode encontrar mais dicas para fazer a consagração no site: consagrate.com ou arcademaria.com
      Um abração, Deus te abençoe!

  2. Jose Lauro Machado

    Que riqueza de Igreja é essa!.Que honra é ser católico.

  3. DAYANE BARBOSA RIBEIRO MUNIZ

    GOSTARIA DE SABER SE TEM UM DIA ESPECIFICO PARA FAZER A CONSAGRAÇÃO A VIRGEM MARIA, OU TEM QUE SER FEITO JUNTO DO BATISMO. TEM QUE SER UM CASAL PARA CONSAGRAR???? COMO É SOLICITADO A IGREJA???//

    • Natalino Ueda

      Dayane, para escolher o dia para fazer a consagração, leia este post que tem algumas dicas: http://blog.cancaonova.com/tododemaria/que-dia-fazer-a-consagracao/ Não precisa ser junto com o batismo e também não precisa ser o casal. Cada um pode se consagrar separadamente ou juntos. Depende da vontade de cada um. A consagração deve ser feita com muita liberdade, pois isso faz parte da consagração. Deus abençoe seu propósito e a Virgem Maria seja o seu auxílio.

  4. AUXILIA LINO DE SOUSA

    Eu também tenho orgulho de dizer que sou católica.Podem falar o que quizerem da minha religião,pois sei que existem muitas pessoas que nos condenan e falam que estamos agindo errado, antes de tudo eles tem que prestar atenção que julgar o seu semelhante não cabe a eles, mas, sim ao nosso grandioso MESTRE,nosso DEUS criador.

  5. Que bom pessoas no nosso tempo se consagrando a Maria! Que Deus os abençoe a todos.Fico muito feliz em saber disso.Também pretendo me consagrar a Maria! É maravilhoso!. Tudo por Jesus,porém nada sem Maria.Mas é claro!Sempre com Maria e sempre com Jesus! No caminho em busca do Céu.Viver no Céu Todos vivem no Céu..E é para lá que iremos.Todos devemos ir para o Céu.É lá que existe a felicidade total.A eternidade.Para sempre felizes.Que Deus nos abençoe a todos!

  6. Dia 04/11/2012 meu netinho Davi foi batizado, e também consagrado a Virgem Maria foi emocionante
    estar vivenciando mais um batismo, é 21 vigésimo primeiro na família Rosa castro. A semente brotou do ensinamento do amor por Jesus. OBRIGADA SENHOR!!!

  7. Diz o Senhor?Ai de quem tirar sequer um til da Palavre de Deus..imaginem quem teve a audácia de tirar seis livros da Biblia!Onde estará a salvação para esse povo todo? Que Deus tenha misericórdia dessa pobre gente.Vamos pedir a Nossa Mãezinha do Céu que nos ajude a convencer esse povo todo à conversão para que retornem para o Barco de Pedro? Porque fora do Barco de Pedro não há salvação! Com a graça de nossa Mãezinha do Céu que Ela nos abençoe a todos!

  8. Maria Aparecida Pereira

    No dia 08.12.12, fiz a minha consagração,estou amando ser totalmente de Jesus por meio das mãos de Maria
    muitas coisas mudaram na minha vida,inclusive o receio que tinha de fazer esta consagração,por medo de estar deixando Jesus de lado,mas depois da consagração eu sinto-me cada vez mais de Jesus de Maria.
    vou renovar a consagração me preparando na mesma data iniciando no dia 30.11.13.

    Maria Aparecida

  9. Denise meneses de Brito Gomes

    sou consagrada e as vezes me perde ou fico confusa quais os livros que tenho quer ler na sequencia certa gostaria que vc me ajudassem me enviando o nome dos livros por favor me ajuda a segui direito a consagração a nossa senhora

    • Natalino Ueda

      Cara Denise,
      Para nós, que somos consagrados a Virgem Maria, o livro que precisamos ler e reler várias vezes é o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”, de São Luís Maria Grignion de Montfort, como fez São João Paulo II, e fazer do Tratado o nosso livro de cabeceira: “Li e reli muitas vezes, e com grande proveito espiritual, este precioso livrinho ascético de capa azul” (PAPA JOÃO PAULO II, Discurso no VIII Colóquio Internacional de Mariologia, 1). Além do Tratado, podemos ler outros livros para ajudar na nossa devoção a Nossa Senhora. Recomendamos o livro de outro santo: “Glórias de Maria”, de Santo Afonso Maria de Ligório. Este livro pode ser encontrado na Editora Santuário: http://editorasantuario.com.br/produtos/detalhe/581/glorias_de_maria
      Deus te abençoe e a Virgem Maria esteja presente em suas leituras, ajudando-te a compreender os mistérios de Deus que nela se manifestam.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  10. Queria saber especificamente quais são as promessas batismais

    • Natalino Ueda

      Cara Maria Eduarda,
      As promessas batismais são:

      a) Renunciar a Satanás, ao mal e ao pecado;

      b) Cumprir os Dez Mandamentos da Lei de Deus:

      1º Amarás a Deus sobre todas as coisas.
      2º Não tomarás o Nome de Deus em vão.
      3º Santificarás as festas.
      4º Honrarás a teu pai e a tua mãe.
      5º Não matarás.
      6º Não cometerás atos impuros.
      7º Não roubarás.
      8º Não dirás falso testemunho nem mentirás.
      9º Não consentirás pensamentos nem desejos impuros.
      10º Não cobiçarás os bens alheios.

      c) Cumprir os Cinco Mandamentos da Igreja:

      1º Participar da missa inteira nos domingos e outras festas de guarda e abster-se de ocupações de trabalho.
      2º Confessar-se ao menos uma vez por ano.
      3º Receber o sacramento da Eucaristia ao menos pela Páscoa da ressurreição.
      4º Jejuar e abster-se de carne, conforme manda a Santa Mãe Igreja.
      5º Ajudar a Igreja em suas necessidades.

      Para saber mais sobre como viver a consagração a Virgem Maria, leia este artigo:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-viver-a-consagracao-a-maria/
      Deus te abençoe e na Virgem Maria seja sempre presença de Mãe em sua vida!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  11. Natalino Ueda, me consagrei em maio de 2015, e desde então venho tentando encontrar uma forma de divulgar essa consagração para as pessoas. No entanto, continuo levando a vida de pecador que eu sempre levava, estou há muitos anos desempregado e acho que esse é um dos motivos pelo qual levo essa vida. Não posso divulgar a consagração para as pessoas estando desempregado e levando a vida que levo, seria muita incoerência da minha parte.

    • Natalino Ueda

      Salve Maria!
      Eu me compadeço da sua situação de desemprego. No entanto, não posso deixar de dizer-lhe que isso não é motivo para deixar de buscar a santidade e propagar a devoção a Virgem Maria. São Luís Maria viveu na França em plena época de perseguição contra a Igreja. Ele passou fome, sede, correu risco de ser preso e morto, mas nada disso o fez desistir de buscar as coisas de Deus, de propagar a devoção a Nossa Senhora e de escrever o Tratado. Este Santo muito sofreu para que tivéssemos este livro em mãos e pudéssemos ter acesso à sua doutrina. Por estas e outras razões, não temos o direito de dar desculpas, mas precisamos sempre reconhecer o nosso nada, nos confessar e tentar novamente. Nas cadeias, nas perseguições e nos sofrimentos, foram os momentos mais frutuosos na vida dos apóstolos, principalmente de São Paulo. Olhemos para a vida dos santos e teremos o exemplo de homens que se deixaram conduzir por Deus nas situações mais difíceis e deram muitos frutos, para que o cristianismo chegasse mais longe. Se não fossem os santos, talvez não seríamos católicos. Pense nas pessoas que deixarão de ser católicos porque nós ficamos parados, com pena de nós mesmos. Desculpe a sinceridade, mas não posso deixar de dizer-lhe a verdade. Podemos ser santos na situação que nos encontramos. Basta nos colocar inteiramente nas mãos de Deus e de Nossa Senhora, para que eles façam a obra do Senhor em nós e a partir de nós. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a levantar-se e a ajudar a muitos a levantar-se também!
      Estarei rezando por você.
      Seu irmão em Cristo,
      Natalino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com