O Tratado da Verdadeira Devoção, grande legado de São Luís Maria para a Igreja.

Consagração segundo o Tratado da Verdadeira Devoção, de São Luís MariaO “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem” é uma obra de São Luís Maria Grignion de Montfort (☆1673 – ✝1716), escrita por ele pouco antes de sua morte. O livro nos fala da devoção a Nossa Senhora e da necessidade da consagração a Ela. Além disso, o Tratado nos dá um método simples e eficaz de consagração, de nos entregar inteiramente a Maria.

O manuscrito do Tratado ficou perdido durante 130 anos, de 1712 a 1842, quando foi encontrado em uma caixa por um padre da congregação fundada por Montfort. Isto foi predito pelo Santo em seu Escrito: “Prevejo que muitos animais frementes virão em fúria para rasgar com seus dentes diabólicos este pequeno escrito […] Ou pelo menos procurarão envolver este livrinho nas trevas e no silêncio duma arca, a fim de que não apareça” (TVD 114).

A finalidade deste livro, segundo São Luís Maria, é mostrar como Maria Santíssima ainda é desconhecida, o que é uma das razões de Jesus Cristo não ser conhecido como deve ser. O Tratado nos leva ao conhecimento do Reino da Virgem Maria e ao conhecimento do Reino de Cristo. São Luís também diz que Jesus veio ao mundo por Maria e por Ela deve voltar no fim dos tempos: “Ela deu Jesus Cristo ao mundo a primeira vez, a há de fazê-lo resplandecer também na segunda vez” (TVD 13).

O Tratado foi promulgado pelo Papa Pio IX em 12 de maio de 1853, em Roma. Através de um decreto, os escritos de São Luís foram declarados isentos de qualquer erro que pudesse ser obstáculo para a sua beatificação. Além disso, muitos outros papas aprovaram o Tratado e concederam indulgências a quem se consagrasse pelo método de Grignion de Montfort. Dentre eles, talvez o mais célebre e conhecido seja o saudoso Papa João Paulo II, que conheceu o Tratado já na sua infância e particularmente consagrou-se a Maria segundo o Tratado.

Não nos enganemos pelo tamanho e pela simplicidade deste pequeno Livro, pois ele foi de grande auxílio para muitos cristãos em tempos difíceis. O Tratado e a consagração a Virgem Maria, segundo o método de Montfort, foram vias de santificação para numerosos homens de mulheres, do século XVIII até os nossos dias. Considerando a importância da consagração a Nossa Senhora na vida dos fiéis, recomendamos a leitura do Tratado, a preparação e a consagração total a Santíssima Virgem.

Natalino Ueda é brasileiro, nascido em Londrina, Paraná. Ele é católico, missionário da Comunidade Canção Nova, formado em Filosofia e Teologia. Atualmente é produtor de conteúdo e fotógrafo do portal cancaonova.com. A partir da sua consagração a Virgem Maria descobriu uma nova forma de experiência com Deus, com a Igreja e com os irmãos, que mudou de forma extraordinária a sua vida.

43 Comentários

  1. antonio carlos martins

    rezemos para que Sao Luis Maria de Montfort!seja declarado Dr. da Igreja!!

  2. como adiquirir este tratado?

  3. Adriana Leal Piccoli

    A Paz de Jesus e o amor de Maria!
    Por favor, como faço para adquirir este livro?
    Aguardo anciosamente sua resposta.
    Deus os abençõe!

  4. Roberto barbosa Silva dos Reis

    Bom Dia.. Paz e Bem!!!!!! Conheci o tratado no dia 10 de maio de 1993 …. Sou apaixonado por Nossa senhora e me consagrei conforme o manuscrito no dia 20 de junho de 1993.. Estamos às portas da ERA profetizada por São Luís Maria G. Montfort.. “POR FIM , O MEU IMACULADO CORAÇÃO TRIUNFARÁ”!!!
    Grato,

    Roberto Reis
    Coordenador Regional da Pastoral de DST/AIDS
    Regional Norte 2 – Pa/Ap
    CNBB-N2

  5. Grande, parabéns pelo Blog.
    Está muito enchuto, com poucas linhas, mas esclarecedoras sobre o assunto tratado.

    Aproveito para partilhar que estou lendo o tratado e se Deus quiser me consagrarei no dia do meu aniversário (Nossa Senhora da Redenção).

    Deus Abençoe este seu trabalho de divulgar a devoção à Virgem Maria.

  6. FRANCISCA DALCI MACHADO DA SILVA

    MINHA MAE ,EU TE AGRADEÇO POR TUDO NA MINHA VIDA

  7. Sem palavras para agradecer tantos benefícios que a Santíssima Virgem Maria nos concede, por interceder a Jesus e por tomar nossas causas como sendo d’Ela, e assim acharmos Misericórdia diante do Senhor Deus Altíssimo! Obrigado, Mãezinha querida, por ter-nos adotado como Teus queridos filhinhos e nos apontar a estrada do Cristo que Se doa por nós na Cruz e nos dá a Verdadeira Vida.
    Salve Maria Santíssima! Louvado seja o Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! Aleluia!!!

  8. EU QUERO ESSE LIVRO POR FAVOR….

  9. Muito bom esta divulgação ,eu fiz minha consagração no dia 13de maio de 2004,salve Maria!!

  10. Pingback: Falsos devotos de la Virgen María | Bastión Catolico

  11. EDUARDO DIOGO BRAGA

    EU NUNCA TIVE DUVIDA DA NOSSA MÃE E ADMIRÁVEL,ELA É NOSSA INTERCESSORA E ADEVOGADA
    E ELA SEMPRE ROGA POR NÓS. DEUS ABENÇOE Á TODOS.

  12. Para quem não tem como comprar o livro é só ir no endereço: http://consagrate.com/material-de-apoio/ e baixa o livro inteiro que é o da Arca de Maria, capa colocada nesse site.

  13. ja o li, mt lindo, amo Maria, nossa Mãezinha q nos protege e sempre há de nos proteger^^

  14. jose Eduardo Silva Souza

    Salve Maria a paz esteja contigo eu me consagrei a Virgem Maria em 2004 e desde entao so ligado a Virgem Maria e peco profundamente a quem ainda nao consagrou a ela que consagrem pois ela foi mae,ela e mae e sempre sera mae.AMEM

  15. maria aparecida zanetti

    gostaria de comprar este livo como faço?

  16. Maria Helena de Oliveira Souza

    desejo comprar 2 tratados,1 audio e 1 infantil, há quase 2 anos que tento comprar estes livros mas não entendo a dificuldade que não consigo. Me ajudem por favor. Ganhei 1 amei, hoje faço parte da legião de Maria e desejo dar de presente mas …

  17. ISMAEL LOPES MARQUES

    ja encomedei o livro não vejo a hora de chegar

  18. Boa tarde Irmãos e Irmãs!
    Estou nesse passo importante há um tempo, para ser especifica: desde o Retiro de Carnaval do ano Passado (2012).
    Tenho muitas dúvidas em relação à Consagraçã, pois esse passo é muuuito valioso de extrema resposabilidade, e confesso, não sei se tenho.
    Mas uma atitude vou tomar, vou procurar por esse Tratado e pedir Auxilio da Mãe das Graças…
    Vamos ver o que Ela vai me falar e o que eu vou escultar!
    Paz e Bem :-)

    • Natalino

      Cara Danielle,
      Não tenha medo de consagrar a Virgem Maria, pois ela é nossa Mãe! Ela te dará forças para perseverar no caminho seguro que conduz ao seu filho Jesus Cristo. Deus te abençoe e a Virgem Santíssima te ajude a preparar-se bem para fazer sua consagração.
      Natalino Ueda,
      Blog Todo de Maria.

  19. Ainda não comprei o Tratado da Verdadeira Santíssima Virgem Maria. Tomei conhecimento recentemente e estou muito interessada e se Deus quiser, vou-me Consagrar à Santíssima Virgem Maria. Fiquei viúva, no dia 01/02/2013, meu coração sofrido, entristecido e maguado. No momento de dor, disse à JESUS e MARIA, consagro-me a vós, principalmente agora, que levaste o meu esposo amado, não me deixe só, Ele era devotíssimo de Nossa Senhora Aparecida.

    O Livrinho TRATADO DA VERDADEIRA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA, tem p/ vender das Edições Paulinas, custa R$ 22,70

  20. Estou pretendendo comprar este livro que deve ser maravilhoso, quero-o adquirir o mais rápido que puder.

  21. Pingback: Os protestantes e a devoção a Maria |

  22. Gostaria de adquirir o livro.

  23. Pingback: A consagração e a oração do Terço | Grupo de Oração São José 1

  24. Pingback: 07 | July | 2013 | Conexão espirito Santo

  25. Pingback: Padre Paulo e a sua consagração a Maria | Conexão espirito Santo

  26. Fátima Aparecida Rodrigues Rocha

    São palavras lindas São Luiz Maria seu nome já diz tudo o companheiro da Virgem Santíssima de oração O TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO pequeno livro mas será de muita ajuda a todos os povos para conhecer a Virgem Maria e também a JESUS CRISTO.

  27. O tratado da verdadeira devoção são palavras que São Luiz gostaria de dizer para cada pessoa pessoalmente mas que através do livro chegou mais longe e mexeu com os corações mais endurecidos;

  28. Se nossos sentimentos tornassem mais puros quem sabe nossos atos de bondade surgiriam com menas dificuldade e ajudar uns aos outros seria o começo de um novo mundo de unidade de irmãos.

  29. QUERO COMPRAR O LIVRO ;TRATADO DA VERDADEIRA DEVOÇÃO A MARIA SANTISIMA.

  30. Gostei muito amo Maria .amem

  31. mersa yazumoto lopes

    Gostaria de saber se a consagração a Nossa Senhora é a mesma que no dia do batismo chamamos de padrinhos de consagração?

    Existe e é correto termos padrinhos de batismo e padrinhos de consagração?

    Grata…

  32. josé roberto da silva

    quero adiquerir o tratado não sei aonde comprar

  33. Pingback: Como fazer todas as ações com Maria ? | Grupo de Oração São José 1

  34. Jesus Cristo pode ser contatado diretamente, sem mediadores, sem Maria, sem o padre, sem os santos ou o papa, porque ele é homem e, por isso, acessível. O afável convite do Senhor Jesus Cristo, em Mateus 11:28, é: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”. Note-se que Ele não diz: Vinde a Maria ou através de Maria! Não diz: Vinde através dos padres, dos santos, do Papa ou da Igreja. Diz: “Vinde a mim”. Paulo diz, em I Timóteo 2:5: “Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus os homens, Jesus Cristo homem”. A Palavra de Deus diz, em Lucas 1:47, que Maria foi sim uma pecadora, que reconheceu que ela própria necessitava de um Salvador. Maria diz, em sua canção de louvor, ao saber que o Senhor Jesus poderia nascer através dela: “E o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador”.

    • JESUS é DEUS. No princípio era o verbo e o verbo estava com DEUS e o verbo era DEUS. Logo em seguida: E o VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS. JESUS fez e faz milagres, só se faz milagre quem é DEUS.A mãe de DEUS jamais poderia vir para este mundo gerar JESUS se ela fosse concebida com pecado. Ela não gerou um ser humano qualquer e pecador, gerou o próprio DEUS. Porque ele quis passar por nossos sofrimentos, iguais a nós em tudo, exceto no pecado. Concebida e mantida sem pecado . No primeiro milagre nas bodas de CANÁ, quem intercedeu pelos noivos avisando seu filho JESUS que havia acabado o vinho? Precisamos ler a bíblia sob a luz do ESPÍRITO SANTO e entender o contexto e não somente o texto, pois o texto sem contexto cria-se um pretexto.

  35. Não estou conseguindo ler o tratado,mas estou fazendo as orações.

    • Natalino

      Cara Maria Emilia,
      Recomendamos que você termine de ler o Tratado antes de fazer a consagração, pois conhecer bem antes de se consagrar. Depois que você terminar de ler o Tratado, é só escolher uma data mariana e começara a preparação 30 dias antes, da mesma forma como indicamos no Blog. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a preparar-se bem para sua consagração total!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  36. Acho que eu me perdi…vamos entrar para a terceira semana? quando ela termina, alguém pode me dizer? Obrigada.

    • Natalino

      Cara Edna,
      Estamos na segunda e entraremos na terceira semana dia 02 e termina dia 07/12. Deus te abençoe!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  37. É com muita felicidade que estou me preparando para me consagrar….faltam apenas 9 dias para minha consagração… “TOTUS TUUS”

  38. Pingback: Como viver a consagração a Maria ? | Grupo de Oração São José 1

  39. Pingback: A consagração de Caio a Maria | Grupo de Oração São José 1

  40. Pingback: O Reino de Jesus Cristo e o Reino da Virgem Maria | Grupo de Oração São José 1

  41. Andressa Gonçalves

    Estou lendo o tratado, e fazendo o curso de consagração total a Santíssima Virgem Maria, dia 13 de maio vou me consagrar, o tratado me deixa muitas vezes de boca aberta, apesar de ser um livro pequeno ele é rico demais. No começo não pensava seria tão bom, mas me surpreendi. ” Deus Pai juntou todas as águas e chamou-as mar; juntou as suas graças e chamou-as Maria!” Fiquem com Deus! Salve Maria!!

  42. Pingback: O segredo de santidade de João Paulo II | Grupo de Oração São José 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com