São Luís Maria Grignion de Montfort

Conheça a vida de São Luís Maria Grignion de Montfort, grande sacerdote, missionário zeloso, que ficou conhecido como “Apóstolo da Virgem Maria”.

São Luís Maria Grignion de Montfort nasceu em 31 de Janeiro de 1673, em Montfort, na Bretanha francesa. Seu pai era João Batista Grignion de Bachelleraie e sua mãe, Joanna Visuelle de Chesnais. Ele era o filho mais velho de uma família numerosa. Teve, ao todo 17 irmãos, dos quais um padre, um irmão dominicano, uma irmã beneditina e uma irmã sacramentina. O Santo foi batizado logo depois do seu nascimento, recebendo o nome de Luís. Ao receber o Crisma, acrescentou o nome de Maria. Algum tempo depois, abandonou o nome da família e passou a se chamar Luís Maria Montfort.

Com 11 anos entrou no colégio jesuíta de Rennes e nele recebeu sólida formação humana e espiritual. No mesmo colégio, concluiu o curso de filosofia em 1692 e, sentindo-se chamado ao sacerdócio, vai no ano seguinte para Paris, afim de entrar no Seminário de São Sulpício e estudar teologia na Universidade de Sorbonne. Recebeu excelente formação teológica, que foi a base do seu trabalho missionário. Foi ordenado sacerdote em 5 de Junho de 1700. Decidiu ser padre para dedicar-se à evangelização dos povos estrangeiros, socorrer os pobres e proclamar o Reino de Jesus Cristo por Maria.

Assista vídeo do Play Canção Nova sobre a vida de São Luís Maria Grignion de Montfort: 

Ouça aula do Padre Paulo Ricardo sobre “A vida de São Luís Maria Grignion de Montfort“: 

Em Julho de 1706, São Luís Maria vai a pé a Roma para ser recebido pelo Papa Clemente XI e confirmar sua vocação missionária. No dia 6 de Julho desse ano, o Papa confere a ele o título de Missionário Apostólico e lhe pede que seja missionário na França para renovar o espírito do cristianismo nos cristãos. Montfort tornou-se um grande missionário, que destacou-se pela sua devoção a Virgem Maria. Fundou a Congregação dos Missionários Monfortinos, das Filhas da Sabedoria e dos Irmãos de São Gabriel. Também escreveu vários livros, dos quais destaca-se o “Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem”. Nesse Livro, São Luís apresenta seu método de consagração a Jesus Cristo pelas mãos da Virgem Maria, que foi a consagração do Beato João Paulo II e tantos outros santos e santas.

São Luís Maria morreu em 28 de Abril de 1716, aos 43 anos, depois de ter realizado mais de 100 missões populares. Foi canonizado pelo Papa Pio XII, em Roma, a 20 de Julho de 1947. Foi um missionário itinerante, zeloso na evangelização dos pobres. Levava sempre a Bíblia, o crucifixo e o rosário, que resumem sua experiência espiritual e a sua mensagem: conhecer e amar a Virgem Maria para conhecer e amar o Cristo.

Fonte: Pe. Amílcar José Alves Tavares, SMM.

Links relacionados:

TODO DE MARIA. A vida de São Luís Maria.

TODO DE MARIA. O início da missão de São Luís Maria.

TODO DE MARIA. São Luís Maria, missionário até a morte.


Natalino Ueda é brasileiro, católico, formado em Filosofia e Teologia. Na consagração a Virgem Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort, explicado no seu livro “Tratado da Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem”, descobriu o caminho fácil, rápido, perfeito e seguro para chegar a Jesus Cristo. Desde então, ensina e escreve sobre esta devoção, o caminho “a Jesus por Maria”, que é hoje o seu maior apostolado.

13 Comentários

  1. Pingback: A consagração e a devoção a Virgem Maria segundo o método de São Luís Maria Grigrion de Montfort | Todo de Maria

  2. Pingback: O que é o método de consagração do Tratado da Verdadeira Devoção? | Todo de Maria

  3. Pingback: Sendo tão fraco e pecador, como posso ser fiel a Jesus Cristo? | Todo de Maria

  4. Pingback: O que é o Tratado da Verdadeira Devoção? | Todo de Maria

  5. Madalena Batista Taveira

    Não sabia muito sob S.Luiz M. de Monfor, Mais a 4 anos entrei na Legião de Maria ,foi quando passei a saber mais coisas, pois ele é um intercessor da Legião. Agora estou empenhada a Ler o livro Tratado da verdaira devoção com Maria .
    Obrigada.

  6. Ana Maria Allgayer

    Fiquei feliz em encontrar esse blog seu, Natalino. Muito bom. Que Nossa Mãe continue lhe inspirando e abençoando e possamos todos juntos somar frutos a essa louvável intenção que é chegar a Jesus.

  7. eu confio prenamente em Nossa Senhora poriço que hoge estou de pé porque eu sei que ela não abamdona seus filhos é nossas familia amém obrigado minha mãe por tudo de bom que a senhora nós da em nossa vida amém!

  8. LUISA HELENA ROSADO

    sOU MENBRO AUXILIAR DA LEGIAO DE MARIA. FUI CONSAGRADA A MARIA DENTRO DA LEGIAO.ENTAO JA SOU CONSSAGRADA?

    • Natalino Ueda

      Cara Luisa,
      Você faz parte de uma confraria de Maria, de uma associação mariana, mas ainda não é consagrada segundo o método de São Luís Maria. Para entender um pouco mais sobre a consagração, por favor leia os seguintes artigos:
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/tratado/
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/consagracao/
      http://blog.cancaonova.com/tododemaria/como-fazer-a-consagracao/
      Qualquer dúvida entre novamente em contato. Deus te abençoe e a Virgem Maria seja sempre seu auxílio!
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

      • Também sou legionário e conheço a Legião de Maria. Talvez alguém que não a conhece não saiba, mas ela foi criada após Frank Duff ter lido diversas vezes o Tratado e, por inspiração divina, formou-se esse verdadeiro exército de apóstolos dos últimos tempos tendo Nossa Senhora como general. Por isso toda a espiritualidade legionária se baseia na Verdadeira Devoção a Santíssima Virgem. Não é a toa que São Luís de Montfort é padroeiro da Legião. Nossa festa de Acies da Legião nada mais é que essa grande solenidade de consagração e renovação todos os anos que fala São Luís no Tratado. Infelizmente, alguns legionários se consagram sem a devida preparação e consciência, o que em nada tira o mérito dessa festa que foi criada intencionalmente para ser essa consagração que São Luís de Montfort propôs no Tratado. Então sim, após a Acies você é consagrado, por isso leia o Tratado para se preparar dignamente como merece a Mãe do Céu.

        • na verdade temos que saber primeiro se ela fez a consagração de ter se tornada escrva de amor por maria e tendo o papel passado, não imagino que na legião de maria as pessoas entrem e se consagrem sem saber o que estão fazendo, mas se as pessoas se consagram assim na legião de maria deveriamos rever os métodos né, até porque a consagração é um ato muito importante e fazê-lo sem ler o livro ou ver as auals do padrepaulo ricardo seria fazer algo sem saber, de novo eu digo, não sei de nada, só a p´ropria luisa pode dizer

  9. Pingback: Jornal Santuário » Maria, a consagrada!

  10. Pingback: Por que Jesus chamava Maria de mulher ? | Grupo de Oração São José 1

  11. Pingback: Consagra-te! O desapego do espírito do mundo, 12 dias! | Filha do céu

  12. Pingback: O Reino de Jesus Cristo e o Reino da Virgem Maria | Grupo de Oração São José 1

  13. Pingback: A Quaresma e o jejum | Grupo de Oração São José 1

  14. Pingback: Uma rosa vermelha para os pecadores | Grupo de Oração São José 1

  15. Pingback: Humildade: caminho da salvação | Grupo de Oração São José 1

  16. Pingback: Como fazer a consagração? | Adveniat Regnum Mariae

  17. Os vídeos do Pe Paulo Ricardo são válidos para a consagração? Posso assistir aos vídeos sem ter o livro?
    Janaina

    • Natalino Ueda

      Cara Janaina,
      Os vídeos do padre Paulo Ricardo não dispensam da leitura do “Tratado” de São Luís Maria. Os vídeos são um auxílio para compreender melhor o livro, mas não o substitui. Para conhecer a consagração, muito mais até do que a leitura, é necessária a meditação das reflexões de São Luís e o auxílio da graça de Deus. Sem isso, não será possível compreender a profundidade das consagração a Nossa Senhora. Deus te abençoe e a Virgem Maria te ajude a conhecer as verdades sobre a consagração.
      Natalino,
      Blog Todo de Maria.

  18. Boa noite povo dr Deus…
    Adorei o blog esta nos ajudando bastante…sou uma consagrada pelo método de São Luís e estamos com algumas turmas de Consagração na nossa Paroquia e super recomendo para quem ainda n leu o tratado que ter esta graça de conhecer um pouco mas da nossa mãezinha :-))

  19. Pingback: O PODER QUE MARIA TEM SOBRE NÓS « Salve Maria Imaculada!

  20. Pingback: A OBRA DO ESPIRITO SANTO EM MARIA | Salve Maria Imaculada!

  21. Pingback: A DEVOÇÃO A MARIA E A NOSSA VOCAÇÃO | Salve Maria Imaculada!

  22. Pingback: O CONSAGRADO A MARIA PODE PEDIR EM SUAS ORAÇÕES? | Salve Maria Imaculada!

  23. Pingback: Conheça Total Consagração à Santíssima Virgem! | Santa Escravidão de Amor

  24. Pingback: O que é a Total Consagração? | Totus Tuus por Amor

  25. Pingback: A consagração e o uso das correntes | www.scsvirtual.com.br

  26. Olá , a paz de cristo. Gostaria de saber como se deve ler no evangelho de marcos cap 16-18 , ali esta que beberão veneno e não lhes causara dano … já que são luis maria grignion de montort morreu um tempo depois vitima de ter sido envenenado? .

    • Natalino Ueda

      Caro Henry,
      Desconheço a informação de que São Luís Maria morreu envenenado. Mas, de qualquer forma, as Sagradas Escrituras não devem ser entendidas sempre em seu sentido literal. Alguns santos realmente tomaram veneno e não morreram. No entanto, isso foi para a maior glória de Deus. No entanto, outros certamente glorificaram Deus morrendo mártires, por envenenamento e tantos outros tipos de morte. O próprio Jesus disse para não temermos aqueles que podem nos fazer perder a vida na carne, mas somenta Àquele que tem o poder sobre a vida e a morte da alma, a glorificação nos Céus ou a perdição no Inferno.
      Natalino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com