A consagração a Jesus pelas mãos da Virgem Maria.

A consagração a Jesus pos MariaA consagração ou escravidão de amor a Jesus por Maria é uma devoção muito antiga, que remonta os primeiros séculos da Igreja. Com o passar do tempo, a consagração passou a ganhar novos elementos, como a criação de fórmulas e orações a Santíssima Virgem. Grandes santos, como Santo Agostinho, São Domingos, Santo Afonso Maria de Ligório, escreveram sobre Nossa Senhora e sua importância para a Igreja e para a vida dos cristãos. Esta evolução da devoção a Maria ganhou, com São Luís Maria Grignion de Montfort, um método de consagração.

Este método de consagração é a escravidão total a Maria, que é a entrega de tudo o que temos e somos nas mãos da Santíssima Virgem, para que possamos pertencer de modo mais perfeito a Jesus. Esta consagração, ou escravidão de amor a Nossa Senhora, tem como finalidade a união com Cristo e o crescimento na graça de Deus. A maior intimidade com Jesus, por Maria, nos ajuda a compreender os desígnios de Deus e cumprir a Sua vontade em nossa vida.

A princípio, a consagração total a Maria, de que nos fala o Tratado, pode parecer contrária ao catolicismo, pois este tem Cristo como centro. Porém, São Luís deixa claro no Livro que a consagração a Virgem não se opõe à fé em Jesus e na Igreja, mas, ao contrário, nos leva viver com fidelidade os mandamentos da lei de Deus. Quem faz a consagração, segundo o Tratado, se compromete a ser fiel às promessas do batismo, ou seja, renunciar ao mal e ao pecado, e viver a vida nova em Cristo. Esta entrega total de tudo nas mãos de Maria, será uma ajuda para viver essa vida nova, pois Ela tudo entregará nas mãos do Filho, que nos fortalecerá na graça.

A consagração total a Virgem Maria tem como característica fundamental a entrega de tudo nas mãos de Nossa Mãe. Pode parecer exagero entregar tudo nas mãos de Maria, mas, ao fazer isso, estamos confiando tudo a Jesus. Quando dizemos que ao fazer a consagração entregamos tudo a Nossa Senhora, é porque entregamos a Ela tudo mesmo. Entregamos a Maria todo o nosso ser, nossa inteligência, nossos afetos, nosso corpo, nossa alma. Confiamos a Ela nossos sonhos, projetos, bens materiais e também, principalmente, os espirituais. Esses bens espirituais são as indulgências, as satisfações e os méritos das nossas orações, da participação da Santa Missa e de outros atos litúrgicos.

Ao entregar todo o nosso capital de graças a Maria não perdemos, mas, ao contrário, ganhamos, pois Ela vai usá-los da melhor maneira possível, para a intenção mais urgente ou para a pessoa que mais precisar. Podemos perguntar: depois de entregar tudo a Maria, o que acontecerá quando precisarmos? A resposta é simples: Nossa Senhora não nos desamparará, mas ao contrário, Ela usará a oração dos seus filhos e também seus próprios méritos, que são muito maiores que os nossos, em nosso favor. Podemos pedir o cuidado de Maria por nós ou outra pessoa ou situação, mas, é Maria quem dispõe das nossas orações como ela quer. Vivendo essa verdadeira pobreza espiritual, de não ter nem mesmo intenções das nossas orações, nos santificamos e nos aproximamos, cada vez mais, de Cristo de da Igreja.

A consagração total a Santíssima Virgem, pelo método de São Luís Maria, é um caminho rápido e seguro de santificação e, por isso, um caminho rápido e seguro que nos leva a Jesus Cristo e à salvação que Ele alcançou para nós. A consagração não dispensa o nosso esforço para vencer as dificuldades e para corresponder à vontade de Deus, porém, é um caminho mais fácil de santificação e de alcançar a salvação. Unidos a Virgem Maria, que está sempre conosco para nos ajudar, estaremos mais unidos a Jesus. Ainda que soframos alguma queda, Ela nos ajuda a levantar e a continuar no caminho que conduz a Cristo e, com Ele, a Salvação.

48 Comentários

  1. Valdeline Cardozo dos Santos Souza

    Era a oração de poder e compromisso que a muito tempo eu procurava e não encontrava,pois não a conhecia.Obrigada por essa oportunidade.Deus os abençoem.

  2. WALDENIZA CARBONEL RABELLO

    ESTOU MUITO FELIZ, POIS CONHECER ESTA PRECIOSIDADE DE JESUS E MARIA MINHA ALMA SE ALEGRA E REFRIGERA.
    EU AMO MARIA E AMO JESUS.
    MUITO OBRIGADA CANÇÃO NOVA POR MAIS ESTE ENSINAMENTO.
    SER CANÇÃO É BOM DEMAIS.

  3. Diego Santos Oliveira

    Obrigado por fazer-me conhecer um pouco mais da história da virgem Maria. Sempre que ouço falar en Nossa Senhora me sinto na paz de Jesus Cristo, crendo que com Maria sua mãe, chegaremos um dia conhecer melhor Jesus.

  4. gostei muito deaprender mais sobre a visitação de Maria a Isabel a CANÇÃO NOVA é a minha faculdade pois é lições e conhecimentos eu amo a CANÇÃO NOVA

  5. Célio José Ribeiro

    como é bom saber que Maria intercede por nós junto a seu filho Jesus.

  6. lucimaria chavaglia de almeida

    A PAZ de JESUS e o AMOR de MARIA! estou muito feliz pois agora sei que minhas duvidas vão ser esclarecidas e poderei me consagrar,quero antes de tudo agradecer ao PE.PAULO RICARDO, já que o PE.ROBERTO, não está mais pregando, e todos sentimos muitas saudades,mas como JESUS e a nossa querida e amada VIRGEM MARIA não nos desampara enviou o PE.PAULO RICARDO para nos orientar, por favor me ajude e me oriente como devo fazer, acho difícil interpretar as palavras do livro, as vezes sinto que não sou merecedora desta graça desde já agradeço obrigada que DEUS nos Abençoe a todos AMÈM.

  7. Pingback: O que é a consagração a Maria para o Papa João Paulo II? | Todo de Maria

  8. Pingback: O que significa totus tuus? | Todo de Maria

  9. Pingback: A Virgem Maria, desde a encarnação do Verbo, está unida ao mistério da Eucaristia | Rainha das Graças – Paróquia Nossa Senhora das Graças

  10. Pingback: Quem é o Padre José de Anchieta? | Todo de Maria

  11. Pingback: Santo do Dia| Beato José de Anchieta « Jovens Revolucionários

  12. zenilda rodrigues

    como é bom saber que Maria intercede por nós junto a seu filho Jesus.

  13. maria nossa mãe e sempre sera a primeira que comungou foi a virguem maria .

  14. Bartolomeu Ferreira Marques

    Peço a virgem Maria que ore por mim e minha família, estou passando por grande problemas peço a interseção da Nossa Mãe, Amem. eu confio em em Nossa Senhora….

  15. Eu procuro cada vez mais conhecer mais um pouco sobre a Santa Escravidão do Amor. A alguns meses atrás eu senti a forte vontade de mim doar mais a Maria, depois eu tive a graça de pegar em um Tratado e comecei a ler, não terminei(porque o livro não era meu), mas até onde eu li mim deu mais vontade ainda de fazer a Consagração. Num encontro de Jovens aqui da minha Arquidiocese, em um momento de oração à Maria, eu senti mais forte ainda que eu deveria mim escravizar. Um dia em sonho, Maria Santíssima veio mim mostrar a qual título dela eu deveria mim consagrar e no sonho eu mim consagrava ao Imaculado Coração de Maria. Ela quer que eu esteja mais pertinho dela e eu também quero mais que tudo estar mais próximo da minha Mãe, mesmo com minhas falhas, mas buscando forças, conseguirei vencer todas as coisas que vierem mim impedir de mim Consagrar a Maria.

  16. AS BENÇÃOS DE MARIA E MUITO IMPORTANTE PARA VIVERMOS BEM O DIA A DIA

  17. Pe. Henock Demétrio

    Que maravilha encontrar alguem que nasceu com o dom de evangelizar.Fiquei encantado com sua mensagem tão forte na Fé. Jesus e Maria Santíssima lhe abençoe.

  18. Muito obrigado Maria por passar na frente de todas nossas tribulações. te amo muito Maria

  19. Muito obrigada Santa Maria por me amares e eu te amar também minha protetora de todo mal.

  20. Polyane Rodrigues Lima

    Eu me consagro a nossa senhora, a nossa mãe que sempre nos ampara e intercede por nós junto a seu filho Jesus.amém

  21. Aurenice Ferreira de Oliveira

    Eu já me sinto consagrada a Maria minha querida mãe mas de qualquer forma eu quero reafirmar esta consagração.

  22. flavia de oliveira novaes

    amo a mae de jesus

  23. AMO MUITO MARIA A NOSSO MÃE SEMPRE ENTREGOU MEU FILHOS A ELA TEM MUITA FÉ DELA COM NOSSA MÃE E MÃE DO MEUS FILHOS aMÉM

  24. Essa santa devoçao e muito mais muito linda mesmo,obrigado Santa Maria por existir em nossa vida,seja eternamente louvada,exaltada……..amem

  25. lúcia regina silveira da silva

    estou muito feliz em fazer parte , peço há Virgem Maria , que me coloque no seu colo em todos os meus momentos de angustia e solidão, é me de todo o seu amor de mãe , assim irei me sentir sempre protegida em todos os momentos turbulento da minha vida . Amém !

  26. Pingback: Campista testemunha experiência com Deus | Metanóia, formando homens novos!

  27. lúcia regina silveira da silva

    Minha Mãe !
    obrigada por me proteje de todo mal , é me dar há sua paz o seu amor , Bendito seja em nome de Jesus. Amém

  28. Eu a credito em nossa senhora so ela podi nos ajuda em nossos problema a traves dela jesus podi a tender os nossos pedido ai sugir um milagre sempre nos pedimos.

  29. Obrigada por tudo que me deste minha mão
    peço a vc a mesma sabedoria, bondade, amor que teve com seu filho e abençoa a minha familia em eapecial meus filhos

  30. EDNA QUEIROZ PEREIRA

    eu antes de nascer minha mãe me consagro a Nossa Senhora, eu também fiz isso com meus quatro filhos, todos os dias consagro a minha vida e minha familia.

  31. todos os dias quando vou para o trabalho rezo com meu esposo e fazendo o sinal da cruz na testa dele peço que nossa senhora e os santos anjos o proteja e proteja toda nossa familia.eu sem nossa senhora não vivo,e o quanto posso propago esta devoção

  32. Porque não consagramos nossas vidas diretamente pra JESUS? JESUS é o ÚNICO caminho que nos leva ao ao PAI (Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
    João 14:6). Ama-lo não só pelos seus ensinamentos, mas buscar viver como ele viveu amando ao próximo como a nós mesmos e realmente vivermos nos preceitos de DEUS. Sei que em certos momentos é difícil, mas temos que fazer isso para obtermos as graças de DEUS e a vida eterna ao seu lado.

    • Natalino

      São Luís Maria nos questiona a esse respeito: “não teremos necessidade dum mediador junto do próprio Medianeiro? Será tão grande a nossa pureza que possamos unir-nos diretamente a Ele, e por nós mesmos? Não é Ele Deus, em tudo igual a seu Pai e, por conseguinte, o Santo dos santos, tão digno de respeito como o Pai? Pela sua infinita caridade tornou-se a nossa garantia e o nosso Medianeiro junto de Deus, seu Pai, para aplacá-lo e pagar-lhe o que lhe devíamos. Mas será isso uma razão para termos menos respeito e temor à sua majestade e santidade?” (TVD 85).

  33. Antony Barker e Lucinda Barker.

    Consagro a vida deles em Vossas Mãos!

  34. amo de todo meu coração virgem maria nossa mãe e adoro DEUS E O ESPIRITO SANTO AMEM

  35. como servo de maria a nova jerusalém celestial. igreja mariana venho a dizer que quando nos rezamos ave-maria. nossa senhora se ajoelha diante de jesus e intercede por nos. amém!

  36. Pingback: A solenidade da Imaculada Conceição de Maria e a sua mensagem para o nosso tempo. | THMR-CE

  37. MARIA LINDALVA DE SOUSA

    SANTA MÃE DE DEUS MUITO OBRIGADO POR PROTEJE A MIM E A MINHA FAMÍLIA. JESUS MARIA E JOSE MINHA FAMÍLIA VOSSA É

  38. Ola!!! Boa Tarde

    Conheci o Tratado a pouco tempo, e me interessei e muito, então procurei saber um pouco mais. Com a procura fiquei sabendo que há vários tipos de consagração, e eu queria saber quais são?

    • Natalino

      Cara Isabel,
      Não conheço a fundo outras consagrações, mas o que diferencia a consagração ensinada por São Luís Maria, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem, é a entrega total. Por esta consagração, entregamos a Jesus Cristo, pelas mãos de Nossa Senhora, o nosso corpo e a nossa alma, os nossos bens materiais e espirituais, presentes, passados e futuros. Resumindo, entregamos tudo nas mãos de Maria, pois amamos e confiamos na Virgem Maria. Pois, sabemos que ele entregará tudo que lhe oferecermos, juntamente com seus méritos, ao seu Filho Jesus Cristo. Nós nos confiamos inteiramente a Maria, pois sabemos que ela nada retém para si. Mas, ao contrário, ela nos conduz fielmente a Jesus.

  39. Por que me entregar à Maria para chegar à Jesus se posso me entregar diretamente à Ele? Penso que Maria ficaria extremamente triste ao ver os homens indo a ela, ao invés de irem direito ao Pai, através do Filho. Afinal, não é isso que aprendemos na bíblia? Maria foi uma mulher excepcional, bem aventurada e escolhida para trazer o Salvador ao mundo, mas, entre os seres humanos, de acordo com a biblia, o maior é João, conforme está escrito em Mateus 11:11: “Em verdade vos digo que, entre os que de mulher têm nascido, não apareceu alguém maior do que João o Batista; mas aquele que é o menor no reino dos céus é maior do que ele.”

  40. JOSÉ OSVALDO COSTA

    tudo por JESUS, nada sem MARIA.

  41. Lêda Martins da Veiga

    Amo Maria, sou consagrada e renovo cada vez mais a minha consagração a Nossa Senhora.

  42. Pingback: CONSAGRAÇÃO TOTAL A MARIA | Pastoral Familiar Diocese de Bonfim

  43. tive meditando bem o que li vamos falar um poco da igreja entao o padre é representante de Cristo a maezinha do ceu é enfermeira pega nossos dados e entrega ao médico e entrega a jesus, jesus passa a receita e entrega a enfermeira e a enfermeira nos da o medicamento e visto que maria nao fica sem jesus e jesus nao fica sem maria obrigado por esses ensinmentos

  44. Sou feliz por ser um Escravo de Jesus por meio de Maria!

  45. Pingback: Os protestantes e a devoção a Maria | Grupo de Oração São José 1

  46. Pingback: Os protestantes e a devoção a Maria |

  47. abre porta de um emprego para mim me cura efermedade…………

  48. Pingback: 07 | July | 2013 | Conexão espirito Santo

  49. Pingback: Papa Francisco e Maria | Conexão espirito Santo

  50. Pingback: Uma vida pura e santa | Espaço de Sol

  51. Maria eu consagro minha vida e a vida da minha familia cura e liberta a minha Mãe tira todas as nossas magoas tendi misericordia o Maenzinha

  52. Se consagrar a Jesus por meio de Maria é muito bom porque existem algumas dificuldades, mas nós somos sustentados por nossa fé e pelo amor de Nossa Senhora.

  53. Por favor, reza por minha vida, e pela minha felicidade, saúde, alegria… e paz… muito obrigado.

  54. Antonia Neide de Castro Lima

    Gostaria de me consagrar a nossa senhora pelo método de São Luis Maria de Manfort

  55. Por acaso li “Totus tuus Mariae ” em uma pagina de um desconhecido e fiquei curiosa para saber do que se tratava. Vim em busca,e descobrir quão maravilhoso é. Obrigada Minha Mãe Maria, por se fazer presente em minha vida. Por interceder por todos nós. Que sempre seja feita a vontade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

  56. Porque não consagramos nossas vidas diretamente pra JESUS? JESUS é o ÚNICO caminho que nos leva ao PAI (Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. Ama-lo não só pelos seus ensinamentos, mas buscar viver como ele viveu amando ao próximo como a nós mesmos e realmente vivermos nos preceitos de DEUS. Sei que em certos momentos é difícil, mas temos que fazer isso para obtermos as graças de DEUS e a vida eterna ao seu lado. Acredito Em Jesus com Toda Fé e devoção por isso venho pedir Um milagre divino para Minha Vida Profissional e familiar que Neste Momento Estou A passar Por Dificuldades mas acredito Na Minha Fé Para chegar a Deus E Ser aceite o Meu pedido E a Minha salvação, A Fé É A Ultima a morrer, EU ACREDITO OBRIGADO PAI ESPERO VOSSA AJUDA AMÉM JESUS.

    • Natalino

      Caro Carlos,
      Com todo respeito à sua opinião, respondo à sua pergunta: “Por que não consagramos nossas vidas diretamente pra Jesus?”
      Nossas vidas já foram consagradas a Jesus Cristo quando fomos batizados. No Batismo, morremos e renascemos com Cristo para uma vida nova, fomos consagrados para Deus. Porém, por nossas fraquezas não conseguimos ser fiéis às promessas do nosso Batismo, não conseguimos ser fiéis a Deus, pois nosso coração está sempre dividido entre Ele e o mundo. Quando nos consagramos, assumimos a Mãe que Jesus nos entregou em seu testamento espiritual: “Eis aí a tua Mãe” (Jo 19, 27). Entregando sua Mãe ao Discípulo Amado, Jesus nos entregou a Sua própria Mãe para nos ajudar a vencer o mal e o pecado, que nos afastam de Deus e da Sua santa vontade. Da mesma forma que Adão recebeu em Eva um auxílio para suas necessidades (cf. Gn 2, 18), em Cristo, o novo Adão, recebemos a Virgem Maria, a nova Eva, como auxílio em nossas necessidades materiais e espirituais. Temos em Maria uma Mãe, que nos foi dada pelo próprio Senhor. Qual será a sua atitude diante disso? Você a acolherá naquilo que é seu?, como o Discípulo Amado (cf. Jo 19, 27), ou vai renegá-la?
      Natalino Ueda,
      Blog Todo de Maria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com