Quero namorar! O que faço?

kasoaskasop

Apesar de pouca gente expressar, muitos querem mesmo é que a novidade ideal para suas vidas nesse ano novo seja a concretização de um amor. O tão sonhado namorado ou a esperada namorada bem que poderiam chegar! Afinal, queiramos ou não, parece que a esperança se renova todo começo de ano e desperta novamente uma certa expectativa que o novo traga o que o velho prometeu mas não se cumpriu.

Nisso, algumas pessoas podem se decidir a fazer de tudo para encontrarem um amor, a ponto de perder a noção da dignidade própria ou então passarem a atravessar a divisa entre o bom humor, amizade e bom senso em seus relacionamentos pendendo para o lado do ridículo. Um pequeno exemplo disso é quando a gente vê nas mídias sociais as pessoas postando fotos que é puro exibicionismo, as vezes ainda com frases quase que dizendo “Pelo amor de Deus, alguém namore comigo!”.
Cuidado gente! Que carência é essa?

Eu acho legal que você esteja decidido a querer namorar e que faça sua parte para isso, que significa  tornar-se uma pessoa melhor: Ler bons livros e se enriquecer de conteúdo; Deixar as suas chatices de lado e buscar ser mais simpático, sorrir mais onde você chega; Melhorar o visual, um regime ou entrar na academia, ou ainda mudar o cabelo e arrumar-se mais; Vencer a sua timidez; Reconciliar-se com sua história passada, com seus medos, perdoar pessoas, entender a si mesmo e seus processos  interiores. Tudo isso, antes de lhe fazer uma pessoa mais sociável e interessante para os outros, o fará melhor para si mesmo.
Contudo, não se exponha demais, não corra o risco de jogar suas pérolas aos porcos. Existe uma enorme diferença entre uma meta de início de ano, na forma como você trata os planos que quer conquistar – coisas – para a forma como deve tratar sua afetividade, em como se envolverá com uma pessoa especial. Coisas – conquistamos com empenho, garra, iniciativa, já o amor deve ser cultivado, é processo e respeita a sacralidade existente nas pessoas envolvidas. Por isso, o ano pode marcar uma virada em sua vida profissional, financeira, material, entretanto, no campo afetivo podemos até nos empenhar em ser melhores, desde que aguardemos a gradualidade, tempo e beleza dos processos próprios primeiramente e quando surgir alguém no qual você se interesse, colher também a  gradualidade, tempo e beleza dos processos dessa pessoa através da amizade.

Há alguns versículos bíblicos podem resumir o que eu estou dizendo: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo” (Mt 22, 37-39). Coloque como meta para 2014 o “amar a Deus sobre todas as coisas” acima de sua carreira, sua viagem, bens, até sobre você mesmo e seus sonhos, desejos e vontades. E depois de experimentar o amor de Deus por você, busque amar a si mesmo sem os apelos do orgulho, da vaidade, da prepotência, de achar que você merece tudo de melhor porque você é bom. “Somos servos inúteis, não fizemos mais que nossa obrigação” (Lc 17, 10), filtre sua impressão sobre você mesmo, então você estará amando o outro como a si mesmo, pois considerará o que existe de mais importante e sagrado em você e no outro.
Deseje que o melhor seja feito para ele(a), depois vem você. E então, pronto! Você estará sendo feliz com você mesmo por causa da liberdade interior e mais preparado para encontrar a pessoa especial, no qual você amará como a você mesmo “quem ama sua mulher (marido), ama-se a si mesmo” (Ef 5, 29).

Sandro Arquejada