Janeiro: Deus nos dá uma nova chance!

Sábios conselhos de Dom Bosco aos pais

Com um amor sem medidas, Dom Bosco sabia recuperar os mais
deseducados e trazê-los a Deus e ao bom convívio com os outros.

Normas práticas e seguras de Dom Bosco

1. Valorize o seu filho. Quando respeitado e estimado, o jovem progride e amadurece.

2. Acredite no seu filho. Mesmo os jovens mais ‘difíceis’ trazem bondade e generosidade no coração.

3. Ame e respeite o seu filho. Mostre a ele, claramente, que você está ao seu
lado, olhe-o nos olhos. Nós que pertencemos a nossos filhos, não eles a nós.

4. Elogie seu filho sempre que puder. Seja sincero: quem de nós não gosta de um elogio?

5. Compreenda seu filho. O mundo hoje é complicado, rude e competitivo. Muda todo dia. Procure entender isto.Quem sabe ele está precisando de você, esperando apenas um toque seu.

6. Alegre-se com o seu filho. Tanto quanto nós, os jovens são atraídos por um sorriso; a alegria e o bom humor atraem os meninos como mel.

7. Aproxime-se de seu filho. Viva com o seu filho,viva no meio dele e conheça seus amigos. Procure saber onde ele vai, com quem está. Convide-o a trazer seus amigos para a sua casa. Participe amigavelmente de sua vida.

8. Seja coerente com o seu filho. Não temos o direito de exigir de nosso filho atitudes que não temos. Quem não é sério não pode exigir seriedade. Quem não respeita, não pode exigir respeito. O nosso filho vê tudo isso muito bem, talvez porque nos conheça mais do que nós a ele.

9. Prevenir é melhor do que castigar o seu filho. Quem é feliz não sente a
necessidade de fazer o que não é direito. O castigo magoa, a dor e o rancor ficam e separam você do seu filho. Pense, duas, três, sete vezes, antes de castigar. Nunca com raiva. Nunca.

10. Reze com seu filho. No princípio pode parecer ‘estranho’, mas a religião precisa ser alimentada. Quem ama e respeita a Deus vai amar e respeitar o seu próximo. ‘Quando se trata de educação não se pode deixar de lado a religião’.

 

Oração a Dom Bosco

 

Oh! Pai e mestre da juventude, São João Bosco, que tanto trabalhastes pela salvação das almas, sede nossa guia em buscar o bem da nossa e a salvação do próximo, ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano, ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, a Maria Santíssima Auxiliadora e ao Papa, e obtende-nos de Deus uma santa morte, para que possamos um dia achar-nos juntos no Céu.
Assim seja.

 

Formacao.cancaonova.com

Você é sempre capaz de recomeçar e construir a vitória em sua vida.

 

Você é capaz de recomeçar a vida! Mesmo que sentimentos de limitação e incapacidade tenham se enraizado em seu coração.

 

A vida comporta muitas possibilidades e mostra o quanto você é capaz de trazer nas mãos, a possibilidade de a cada novo dia, transformar todas as realidades.

 

A arte da escolha é semelhante a da literatura, traz em si o poder de recriar a realidade.

 

As chances de cada novo dia

 

Todo ser carrega em si a possibilidade de recomeçar, de acertar, de ser diferente. Pena que haja muita gente infeliz, porque esqueceu-se de que para ser feliz é preciso aprender a escolher bem, aproveitando com propriedade as chances de cada novo dia.

 

A vida sempre nos apresenta oportunidades. Até mesmo o erro é uma oportunidade para crescer e aprender, e quem tem sensibilidade para acolher os pequenos mistérios contidos nas dores do dia a dia, consegue absorver a vida, subtraindo desventuras e acumulando possibilidades.

 

A mágoa é uma oportunidade para se perdoar; a queda para levantar-se; a solidão para aprender a acompanhar, o erro para acertar-se.

 

Deus depositou em nosso coração uma profunda capacidade de superação e crescimento, diante de tudo o que experienciamos.

 

Você é capaz! Mesmo que sentimentos de limitação e incapacidade tenham se enraizado em seu coração, em virtude dos desafios que já enfrentou, saiba que tudo pode ser melhor, e você pode superar e vencer.

 

Viver é construir

 

Possibilidades nos são oferecidas constantemente, precisamos utilizá-las e, com elas transformar nossas atitudes, escolhas, todas as áreas de nossa vida.

 

Viver é construir. O homem é o futuro que escolhe!

 

O bem e o mal nos são oferecidos em cada pequena situação e, é por meio da escolha que construímos as cores e significados de nossa existência.

 

Temos a escolha e a possibilidade, ambas acontecem com gratuidade, e sempre é possível mudar e escolher direito.

 

A possibilidade depende de Deus; a escolha, unicamente, de nós. Você, com o auxílio de Deus, é sempre capaz de recomeçar e construir a vitória em sua vida.

 

Você é capaz!

 

Pe Adriano Zandoná

 

 

RECEITA PARA UM ANO NOVO DE PAZ

Para que você tenha um ano novo de paz, é preciso que você desamarre os laços que o impedem de caminhar rumo ao perdão.

 

Desfaça os nós da prepotência e revista-se de humildade. Dê o primeiro passo e acredite que o perdão revigora a alma e devolve a paz ao coração angustiado.

 

Não tenha medo de recomeçar. Nem sempre é fácil deixar aquilo que nos aprisiona. Liberte-se das prisões que criou para si mesmo. Olhe ao seu redor e veja que, na liberdade madura, você pode ser mais feliz do que sendo prisioneiro de seus pecados.

 

Liberdade conquista-se com responsabilidade; e a maturidade é o fruto das escolhas bem realizadas. Abra os cadeados que o impedem de ver a vida com mais otimismo.

 

Despeça-se do mau humor. Viva com mais leveza e pare de achar o lado ruim das pessoas e das situações. Chegou o momento de viver a vida com mais gratidão. Mais um ano mal-humorado será insuportável para você mesmo.

 

Renove sua esperança para um ano novo de paz

 

Fuja das trevas e caminhe na luz. Um novo ano é sempre uma nova oportunidade de buscar a luz. Deixe-se iluminar pelo bom exemplo das pessoas.

 

Busque amizades que agreguem valor a sua vida. Despeça-se das situações que ofuscam sua visão. Você foi criado para iluminar-se. Seja luz! Brilhe amando! Ilumine semeando esperança!

 

Acredite que sempre é tempo de praticar gestos de bondade. Não espere o momento ideal para ajudar alguém. Faça de cada situação uma oportunidade única para praticar o bem.

 

Faça de cada dia deste novo ano o tempo de amar. Faça a diferença! Acredite na força do amor partilhado.

 

Pequenos gestos fazem grandes diferenças

 

Seja misericordioso. Acolha a todos com um sorriso verdadeiro e um abraço fraterno. Pequenos gestos fazem grandes diferenças quando praticados com amor.

 

Seja ponte que une e não muro que separa. Ajude os necessitados e cada dia deste ano novo será um Natal permanente.

 

Visite os enfermos e celebre a liturgia da caridade, no altar de cada leito de dor. Ofereça sua bondade sem esperar retorno. Quem semeia com amor colhe sorrisos de gratidão.

 

A oração é alimento da alma e fortaleza na vida

 

Ore mais. A oração é alimento da alma e fortaleza na vida. Em cada oração, unimo-nos mais profundamente ao coração de Deus.

 

Mesmo em meio às lágrimas e dificuldades, busque o auxilio e a segurança d’Aquele que nunca nos abandona.

 

Em Deus somos acolhidos no amor e na misericórdia. Nosso Pai celestial jamais abandona um filho necessitado. Seja na dor ou na alegria, busque Deus com amor. N’Ele somos amados eternamente.

 

Acredite em si mesmo

 

Você é protagonista da mais bela história da vida, da qual Deus o fez personagem principal. Sua missão começa com um sorriso de bondade e se expande pelo mundo com pequenos gestos de amor.

 

No palco da vida, você é obra divina da criação. Você foi gerado no amor de Deus. Em sua alma estão impressas as marcas da divindade. Você é fruto de um amor eterno, por isso mesmo, faça deste novo ano o início de um novo tempo na sua história.

 

Seja para o mundo a realidade de um novo tempo. Seja de Deus! Seja feliz com Deus

 

Pe  Flávio Sobreiro

www.formacaocancaonova.com