Meu chamado a fazer parte da Comunidade Canção Nova foi assim…
Era julho de 2010. Estava sendo transmitido pela TV CN o show do Dunga no sábado à noite. E lá estava eu sozinha, na sala do apartamento onde eu morava em Niterói/RJ, com os olhos fixos na TV. Quando, de repente, no final do show, Dunga apontou para a câmera e disse que havia jovens que Deus estava chamando e que, um dia, esses jovens seriam seus irmãos de comunidade! Fiquei incomodada com esta frase e perguntei para Deus se era a mim que Ele estava chamando… sem obter a resposta de imediato, falei para o Senhor que aquele chamado não deveria ser para mim. Costumo dizer que este foi meu chamado “extraoficial”!
Minha vida seguiu adiante e não mais me lembrava desse episódio. Até que, depois de passar por uma cirurgia de risco, no dia de tirar os pontos, resolvi ir antes à capela da Matriz São José do Avahy, em Itaperuna/RJ, minha cidade natal.
Era manhã do dia 3/01/2011, quando então recebi o chamado “oficial”! Diante do próprio Jesus Sacramentado, resolvi fazer uma revisão de vida, por causa das tribulações sofridas em 2010. Então pedi ao Senhor que falasse algo ao meu coração. Para tanto, utilizei um livro que ganhei da minha madrinha de Crisma ‒ “Fala, Jesus, meu coração Te escuta”, da autora Rosa Maria Aguirre (Edições Loyola). Conduzida pelo Espírito Santo, eu abri este livro na página 11, onde estava estampado: “O CHAMADO” e havia um texto belíssimo, que finalizava com Romanos 8, 28: “Aliás, sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são os eleitos, segundo os Seus desígnios.”
No mesmo instante, eu me lembrei daquela frase do Dunga (“Você ainda será minha irmã de comunidade!”) e percebi que, neste momento, Jesus estava respondendo, de forma afirmativa, à pergunta que eu havia feito naquela ocasião (“O Senhor está me chamando?”).
No entanto, eu precisava ter certeza de que aquilo não era “coisa da minha cabeça”! Então pedi ao Senhor que confirmasse o meu chamado através de fatos concretos. E Deus atendeu ao meu pedido! Dentre muitas situações que ocorreram e que confirmaram o meu chamado, quero destacar uma delas em especial.
Na época, eu queria muito ter contado sobre o que eu estava vivendo para minha irmã caçula. Mas Deus me falava que não era para lhe contar nada e então eu obedeci ao Senhor. Mal sabia eu que o Espírito Santo usaria minha irmã como instrumento para confirmar minha vocação, comprando para mim o livro: “Vocação, um desafio de amor” (de Mons. Jonas Abib). Eu estava ansiosa para adquirir este livro! Pensava comigo: “Se eu ler este livro, escrito pelo próprio fundador da Comunidade Canção Nova e que aborda justamente o tema vocação, meus problemas estarão resolvidos!” Porém, tal livro estava esgotado… No entanto, numa tarde de quinta-feira de Adoração na CN, foi anunciada a reedição deste livro! A Divina Providência movimentou o Departamento de Audiovisual (DAVI) para que eu pudesse ter o livro! Sem saber nada sobre a minha vocação, por “deuscidência”, minha irmã caçula estava assistindo ao lançamento do livro, na casa dela, na mesma hora que eu! Assim, nem precisei comprá-lo, pois ele veio até mim pelas mãos da minha irmã, que me disse: “Não sei o porquê, mas Deus me falou que era para eu comprar este livro e dar a você!”
Estando assim convicta do meu chamado à Comunidade Canção Nova, no dia 19/05/2011, na capela da Paróquia de Nossa Senhora das Dores do Ingá, em Niterói/RJ, eu decidi dar o meu SIM a Deus! E logo no dia seguinte, eu fui nomeada para o meu 1º concurso público! Após me formar em direito, fiz a prova deste concurso em dezembro de 2007, de modo que o prazo de validade já estava esgotando… Mas Deus esperou eu dar o meu SIM para então me enviar para minha 1ª missão como membro de Segundo Elo da Canção Nova! O detalhe é que, na época, eu ainda não tinha esta clareza! Só depois, ao trilhar o caminho vocacional em 2012 e 2013, é que eu fui descobrir que o meu chamado era para ser da “comunidade de aliança” na CN.
Fazer as descobertas dos planos que Deus tem para mim… eis uma grande aventura e que me leva à certeza da felicidade! Dia 2/02/2014 é uma data especial na minha vida, que marca meu ingresso na Comunidade! E não há nada que pague eu saber qual é a minha identidade: sou Canção Nova, como membro de Segundo Elo! Posso dizer, sem dúvida alguma, que estou muito realizada na minha vocação e que faria tudo de novo para ver se cumprir tudo aquilo Deus sonhou para mim!
Andreia Marreiros
Missionária da Canção Nova (Segundo Elo)
Missão Campos dos Goytacazes/RJ
MÚSICA: “CONSAGRADO” (DUNGA)
Que Deus me tem um plano de amor
Um plano de amor e paz
Que me quer bem, muito mais do que ninguém
Me ajuda a suportar a dor
Mas sei também que fraco eu sou
Pra cumprir o que o Senhor
Por compaixão, pôs em meu coração
Os planos que ele quis pra mim
Arde o meu coração
O clima desse lugar
Jesus me tem compaixão
E diz que não estou sozinho não
REFRÃO: Eu sei que consagrado eu sou
Criado para te adorar
Chamado para te servir
Enviado para amar
Tens planos que eu nem mesmo sei
Mas sei que posso descobrir
E em tudo aquilo que eu vivi
Sei que já te fiz sorrir
Felicidade pra Deus não há maior
Ver do céu em minha vida
Tudo aquilo que um dia ele sonhou
Por mim para mim