A Jornada Diocesana da Juventude que aconteceu neste sábado (31) na Praça Nossa Senhora da Paz em Ipanema, reuniu milhares de jovens. Com o tema: “alegrai-vos sempre no Senhor.” (Fl 4,4), o evento foi marcado pela a celebração de Ramos presidida pelo bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Nelson Francelino.
Dentre tantas atividades no local da concentração, os jovens foram atendidos pelo projeto social “Ação de Amor do Cristo Redentor”, que, em sintonia com a Campanha da Fraternidade 2012 cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”, organizou várias tendas com ações focadas nos cuidados gerais da saúde.
– Trouxemos serviços que já imaginávamos que os jovens fossem se interessar, com o objetivo de que a juventude dê mais atenção à sua saúde para que possa ter uma melhor qualidade de vida, destaca Silvia Helena, coordenadora do projeto.
Já a equipe do setor voluntário da Jornada Mundial da Juventude estava a todo o vapor para o recrutamento de jovens para os trabalhos da JMJ2013. Pois, para recepcionar os peregrinos de todas as partes do mundo o evento contará com cerca de 60.000 mil pessoas. O stand não ficou parado um só momento recebendo jovens de todas as idades.
– O evento foi muito importante já para a construção da Jornada que não é construída só pelo Comitê. A Jornada é construída por cada um que se dispõe a servir, que se dispõe a orar pela JMJ, disse Adam Lopes da equipe do Setor de Voluntários.
Lembrando que as inscrições para o voluntariado permanecem no site da JMJ2013, é só acessar: www.rio2013.com.
Ainda na Praça de Ipanema a concentração foi animada pelo bloco Sambandorando, DJ Piedade e Eliana Ribeiro da comunidade Canção Nova, em seguida teve início a celebração do dia e a procissão dos jovens pela orla em direção ao Parque Garota de Ipanema, no Arpoador, cantando músicas religiosas. No local continuou a Celebração Eucarística, presidida pelo bispo auxiliar.
– Hoje, é um dia muito especial porque é uma espécie de antecipação do grande evento que é a Jornada Mundial da Juventude de 2013. É um momento de comunhão, de alegria, de partilha. Creio que ao fazer essa caminhada a juventude se torna sacramento dessa alegria que só o Senhor pode dar e ninguém pode tirar. É de importância singular, a comunhão com o Santo Padre, uma antecipação remota daquilo que esperamos celebrar e vivenciar ano que vem. É a esperança, é a força da juventude, que vai com esse simples gesto se tornando missionária por essa cidade do Rio de Janeiro, afirmou Dom Nelson Francelino.
Após a celebração, os jovens receberam uma mensagem do Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, destacando: “testemunhem e evangelizem com alegria”. O Arcebispo junto com o comitê local estão em Roma, participando do Encontro Internacional sobre as JMJs.
Jovens de toda a arquidiocese marcaram presença com muita alegria e entusiasmo por estarem professando a sua fé. “Eles viram que o jovem de Cristo não é aquele ‘paradão’, triste, mas alegre, que curte o rock in roll que tocou aqui, que dança e sabe ser feliz. Vários moradores do bairro nos cumprimentaram, as pessoas nas coberturas davam tchau para a gente, e pessoas nas janelas sacudiam blusas de Nossa Senhora”, testemunhou Edinoan de Oliveira, 19, da Ilha do Governador.
Galegria de fotos: faceboock Radio CN Rio
Foto: Fátima Lima