Eucaristia, um amor em meio a nós

Foto Ilustrativa: Canva

Caros leitores, início este texto para falar sobre a Eucaristia, realidade esta que traz várias denominações dentro as quais também chamamos de Santo Sacrifício, mas, para abordamos esse assunto, devo primeiro esclarecê-los sobre o significado e o desdobramento da Santa Missa em nossa vida. Creio que dentro da abordagem que farei, muitos já tenham conhecimento de certas realidades que envolvem o assunto, mas, acredito que na simplicidade do contributo que darei, muitos aprofundaram sua experiência com Jesus Cristo na Eucaristia.
Nosso ponto de partida: “O que é a Eucaristia”?

Sacramento em que Jesus Cristo entrega o Seu corpo e o Seu Sangue – Ele próprio – por nós, para que também nos entreguemos a Ele em amor e nos unamos a Ele na Sagrada Comunhão. Assim nos ligamos ao corpo único de Cristo na Igreja. De forma objetiva essa é a definição concreta que eu trago à vocês!

Mas, você pode estar se perguntando: “Quando e como Jesus realizou isso?” Vamos ver o que a Igreja nos diz: Jesus instituiu a Sagrada Eucaristia na véspera da Sua morte, “na noite em que Ele ia ser entregue” (1Cor 11,23), quando reuniu os apóstolos à sua volta, na sala da ceia, em Jerusalém, e celebrou com eles a Última Ceia. Caro leitor, em nossa Igreja nada nasce de uma fábula, mas, tudo é fundamentado na Sagrada Escritura, isto é, nos ensinamentos de Jesus Cristo, por isso, convido você, para enriquecer sua experiência, à fazer uma pausa e ler de forma oracional, essas passagens bíblicas tiradas dos quatros evangelhos (Mateus 26,17-29, Marcos 14,12-25, Lucas 22,7-23 e João 6,22-58).

Como você pode ver, vimos quando Jesus instituiu a Eucaristia e agora vamos ver como Ele a instituiu, na fala do apóstolo Paulo que nos é narrada em (1Cor 11,23-25): “Eu recebi do Senhor o que também vos transmiti: o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou o pão, dando graças, partiu-o e disse: Isto é o Meu corpo, entregue por vós. Fazei isto em memória de Mim!” Do mesmo modo, no fim da ceia, tomou o cálice e disse: “Este cálice é a Nova Aliança no Meu sangue. Todas as vezes que o beberdes, fazei isto em memória de Mim!”

Veja que presente nos deu Jesus Cristo, como nos ensina a Igreja: agora o Senhor nos mostra Sua nova presença no meio de nós. É, por isso, que afirmamos que em nossas angústias e sofrimentos, temos a certeza que não estamos sozinhos, não fomos esquecidos, Ele continua no meio de nós e só espera que, assim como muitos acorriam ao seu encontro, buscando a cura e o consolo de seus sofrimentos e angústias, assim, hoje também, Ele espera que eu e você nos levantemos e caminhemos ao Seu encontro em cada Santa Missa e no Sacrário da sua Paróquia.

São Francisco de Sales nos ensina: “Na Sagrada Eucaristia tornamo-nos um com Deus, como o alimento com o corpo”.

Jesus Cristo te quer unido a Ele, e posso te dizer que não há forma mais profunda de se unir a Ele, senão através da Santa Missa, ou seja, da Santa Eucaristia.

Santa Madre Tereza nos diz: a nossa vida deve ser tecida à volta da Eucaristia. Dirigi os vossos olhos para Ele, que é a Luz! Aproximai bem os vossos corações do Seu divino coração! Pedi-lhe a graça de O conhecer, o amor para O amar, a coragem de o servir! Procurai-o ansiosamente! Sim, procurá-lo e amá-lo com todo o coração, sempre, eu repito, sempre, cada momento do dia, em cada oportunidade que tiver para entrar na Capela do Santíssimo e dizer: “Jesus eu te amo e te adoro” !

A Eucaristia é o misterioso centro de todos estes sacramentos, pois a imolação histórica de Jesus na cruz torna-se presente, de uma forma oculta e incruenta, durante a consagração do pão e do vinho.

Você pode perguntar? Como Jesus se entrega de forma tão cruel e como pode distribuir Seu Corpo e o Seu Sangue? Papa Bento XVI, nos responde: “Ao fazer do pão o Seu Corpo e do vinho o Seu Sangue, Ele antecipa a Sua morte, aceita-a no Seu íntimo e transforma-a em uma ação de graças. Aquilo que exteriormente é violência brutal, “lembre-se aqui da flagelação e crucificação que Jesus passou”, torna-se interiormente um gesto de amor que se doa totalmente por mim e por você, ou seja, por todos nós !

A Eucaristia, é portanto, fonte e centro de toda vida cristã, ou seja, fonte e centro para todos nós que confessamos a fé Católica. (CONCÍLIO VATICANO II, Lumen gentium, n°11), fonte para nossa vida, fonte que alimenta e sacia todos os desejos do nosso interior e de nossa vida.

A Eucaristia é, depois do Batismo e da Confirmação, o terceiro sacramento da iniciação cristã da Igreja Católica. Tudo aponta para ela; aliás, não há nada maior que se possa alcançar.

Finalizo esse singelo texto, com a fala de dois santos: “Deus ter-nos-ia dado algo maior, se houvesse algo maior que Ele próprio”. (São João Maria Vianney)

“Aconteceu que ouvi uma voz das alturas: Eu sou o alimento dos fortes: sobe e come de Mim! Mas não Me transformarás em ti, mas tu é que serás transformado em Mim.” (Santo Agostinho)

Deixemo-nos ser transformados por Jesus na participação de cada Eucaristia e como dizia o Padre Jonas Abib, também através de cada adoração, pois, diante de Jesus no Santíssimo Sacramento, podemos não vê-lo, mas, os raios misericordiosos de Jesus transformam-nos em cada adoração.

Deus vos abençoe

Padre Ivan Paixão
Comunidade Canção Nova Rio de Janeiro