O II Simpósio sobre o Pensamento de Joseph Ratzinger, que traz como tema: “Humanização e Sentido da Vida”, teve sua cerimônia de abertura realizada na manhã desta quinta-feira, dia 8 de novembro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). A solenidade contou com a presença do Arcebispo do Rio e Grão-chanceler da Universidade, Dom Orani João Tempesta, do Reitor, Padre Josafá Carlos de Siqueira, do Presidente da Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI, Monsenhor Giuseppe Scotti, do Presidente da Comissão Organizadora do Simpósio e Bispo Auxiliar da Arquidiocese, Dom Paulo Cezar Costa, do Conselheiro da Nunciatura Apostólica no Brasil, Monsenhor Gian Luca Perici, do Vice-Reitor Comunitário da PUC-Rio, Augusto Sampaio, do Decano do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Paulo Fernando Carneiro, e do Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Professor Leonardo Agostini Fernandes.
Num espírito cívico mostrando a unidade entre Brasil e Roma, o Hino Nacional e o Hino Pontifício foram executados, seguidos da apresentação de um vídeo com uma saudação especial do Santo Padre aos participantes, marcando assim, o início dos trabalhos no Simpósio.
— Saúdo os Reitores, Professores, Autoridades e estudantes das diversas Universidades que, no Rio de Janeiro, começam o Simpósio sobre “Humanização e Sentido da Vida”. Em um mundo em rápida mudança, é preciso ajudar o homem a descobrir, juntamente com o sentido da vida, a própria arte de viver. Faço votos de que os trabalhos destes dias mostrem como a razão, iluminada pela fé, é capaz de alargar o seu horizonte para enfrentar, com alegria, os grandes desafios da vida, afirmou Bento XVI.
O Simpósio, que é organizado pela PUC-Rio, pela Fondazione Vaticana Joseph Ratzinger – Benedetto XVI e pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, foi realizado pela primeira vez na cidade de Bydgoszcz, na Polônia, em 2011. Para o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, o tema do encontro é fascinante e traz grandes discussões.
— Para esta profunda discussão, escolheu-se o pensamento e reflexão de uma das maiores personalidades intelectuais do nosso tempo, apontado pela revista “Times” em 2005: Joseph Ratzinger. Além de grande teólogo, grande colaborador do Concílio Vaticano II e atualmente o Papa Bento XVI, queremos aprofundar sobre sua reflexão e aprofundar seus escritos nesse viés. Os pensadores de hoje não podem deixar de aprofundar sobre o assunto. A universidade, que é o lugar próprio do diálogo dos saberes, deve se engajar nessa discussão. É um tema necessário e importantíssimo para a vida do homem neste planeta. (…) Nessa sociedade tão cheia de perguntas e de muitas decisões que influenciam a vida humana, uma reflexão como esta poderá lançar luzes sobre a nossa vida e o nosso futuro. Para isso, reitores, alunos, professores de muitas universidades da América Latina e também da Europa estarão nesses dois dias discutindo o assunto. O Simpósio tem como objetivo promover o diálogo com a cultura, a ciência, a educação, a política. Está aberto a todos, indistintamente, ressaltou.
Durante a cerimônia, o Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira, destacou a alegria de toda a comunidade universitária em poder sediar e promover o evento. Ele desejou ainda que o evento favoreça a reflexão e prepare os participantes também para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013).
Raphael Freire
Na íntegra: www.arquidiocese.org.br