“No coração da Jornada” é o nome dado ao CD que reúne as músicas que farão parte das celebrações dos Atos Centrais da JMJ Rio2013. Após a seleção das letras pelo setor responsável e gravação pelos cantores, com os devidos retoques realizados, foi realizada,, no auditório do Edifício João Paulo II, na Glória, a audição geral das músicas do CD por todos aqueles que fizeram parte de sua criação, desde a elaboração do projeto até o produto final. Este foi um dos últimos passos para o lançamento do CD, que está previsto para o mês de abril.
Entre as canções estará uma inédita, uma homenagem para o Papa Francisco, “Seja bem-vindo”, gravada e composta pelo padre Fábio de Melo, que em seus versos diz: “Pode chegar, a nossa gente lhe recebe com amor / Nessa Cidade onde o Cristo Redentor / Abençoa o Rio de Janeiro / Que hoje torna-se o lugar de todos nós”.
Segundo o responsável pelo Setor de Atos Centrais, padre Renato Martins, a audição é o momento da aprovação final, que está sob responsabilidade da presidência do COL. “Apresentaremos, de forma breve, todo processo de escolha das músicas e dos intérpretes. Depois, ouviremos as músicas com os convidados. Elas foram selecionadas a partir das propostas vindas de vários compositores do Brasil. Após a seleção, fizemos uma produção básica para apresentar à presidência do COL. Após a aprovação, iniciamos o processo de seleção dos intérpretes e imediatamente as gravações”, explicou ele sobre as etapas.
Gravado pela “MZA Music” e produzido por Marco Mazzola, o CD é composto por 14 faixas e foi gravado nas vozes de grandes nomes da música católica brasileira, como o padre Marcelo Rossi, padre Reginaldo Manzotti, padre Omar, padre Juarez, padre Gleuson e a irmã Kelly Patrícia.
As músicas serão cantadas em três dos Atos Centrais da JMJ: Missa de Abertura, acolhida do Papa e Missa de Envio. O CD possui canções litúrgicas já conhecidas, como “Kyrie Eleison” e “Tantum Ergo” e “A barca (Pescador de Homens)”, e uma lista de inéditas, entre elas a homenagem ao Papa, uma à Nossa Senhora Aparecida e uma a São Sebastião, padroeiro da Arquidiocese do Rio (confira abaixo o nome das músicas).
De acordo com padre Renato, com o CD da JMJ, o setor de Atos Centrais quer dar à Liturgia músicas que falem do tema da JMJ Rio2013. “O CD tem como objetivo incentivar os jovens e as comunidades a cantarem nas celebrações, de modo especial na missa celebrada pelo Santo Padre, formando um lindo e grandioso coral. Acredito que as músicas litúrgicas do CD contribuirão com um novo repertório, que fala de missão, músicas estas que poderão ser usadas no mês de outubro, o Mês das Missões”, destacou.
Na íntegra: www.rio2013.com