No último fim de semana, em torno de 230 jovens, de todo o Brasil, se reuniram no Colégio Santa Marcelina, no Alto da Boa Vista, na cidade do Rio de Janeiro/RJ, para o 18º EJOM, Encontro Nacional dos Jovens Marcelinos, com o tema “NASCI PARA DAR CERTO”, título de um dos livros escrito pelo missionário da Canção Nova, Adriano Gonçalves.
Neste ano, os organizadores do encontro inovaram convidando os missionários da Canção Nova, da missão Revolução Jesus, para conduzirem um Acampamento, repleto de dinâmicas surpreendentes, que levaram os jovens a refletirem sobre temas como pecado e salvação, afetividade e sexualidade, os desequilíbrios de nossa vida, onde nos levam nossas escolhas e relacionamento familiar.
Dentre as dinâmicas aplicadas, os jovens passaram por trilhas, fizeram rapel, enfrentaram a lama e vários obstáculos, acompanhados de reflexões, pregações e muita oração. Participaram de uma grande festa no domingo à noite, animados com uma Cristoteca ao som do DJ Vítor Sales e banda Ignis.
No sábado, os jovens receberam a visita do pastor desta cidade, o arcebispo da arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ, Dom Orani João Tempesta, que nos privilegiou com sua presença almoçando com os jovens e os acolhendo com palavras de carinho. Fomos também acompanhados carinhosamente, todo o tempo, por Dom Roberto, animador responsável pelas novas comunidades da arquidiocese do RJ.
Ainda no sábado à noite, tivemos um momento muito forte de adoração ao Santíssimo Sacramento, onde experimentamos de forma muito profunda, o amor de Deus curando o coração desta juventude.
No encontro teve a presença de vários sacerdotes, que se dispuseram com todo o carinho a atender os jovens em confissão. A cada dinâmica, os que sentiam necessidade de se confessar, foram em busca deste momento de reconciliação com Deus.
Excelente surpresa foi a celebração da Santa Missa no domingo, dia 13/11/11, presidida por Dom Roberto, aos pés do Cristo Redentor. Foi um momento de fecunda evangelização, onde percebíamos a emoção dos visitantes, até mesmo estrangeiros, que se encantavam com a presença desta juventude, com uma alegria contagiante e cheia de Deus, demonstrando que é possível ser santo, sem deixar de ser jovem…
O encerramento contou com a presença do Padre Adriano Zandoná, também missionário da Comunidade Canção Nova, que celebrou a Santa Missa, selando o final deste encontro, seguido de testemunhos maravilhosos dos jovens que foram profundamente tocados e assumindo a missão de serem agentes transformadores dentro de suas famílias…
Eu estive lá e testemunhei este fim de semana de muitas graças e de muita ação do Carisma Canção Nova. Pude me emocionar e sentir meu ardor missionário renovado, percebendo o quanto temos tanto a fazer e como ainda temos tantas almas para cuidar. Deus confia ao Rio de Janeiro/RJ a próxima JMJ, que será realizada em 2013. Precisamos experimentar e levar aos jovens esta experiência de Jesus que quer revolucionar nossa vida, nossa família, nossa cidade, para acolhermos de braços abertos, assim como o Cristo Redentor, todos os peregrinos que nos visitarão neste momento tão esperado que teremos com o Papa.
Quem venham os desafios!!! Que venha a juventude!!! Queremos ouvir o grito de guerra… “QUEM COMO DEUS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”…
Fotos: Revolução Jesus
Flávia Martins
Comunidade Canção Nova – Missão/RJ