Trilhas ecológicas são opção na JMJ Rio2013

Conhecer as belezas naturais da abençoada terra do Rio de Janeiro. Essa é mais uma novidade para os peregrinos na programação da JMJ Rio2013. Nove trilhas ecológicas apresentarão aos visitantes os pontos mais bonitos da cidade e possibilitarão uma experiência única com Deus Criador.

As visitas serão orientadas por voluntários dos Escoteiros do Brasil e acontecerão de 22 a 26 de julho, em horários distintos dos Atos Centrais e Catequeses. Divididos em pequenos grupos, os peregrinos vão percorrer o caminho em clima de contemplação e com a oração do Santo Terço. Ao chegar ao ponto mais alto, haverá um momento de oração no local.

“O objetivo é que o peregrino tenha uma experiência nova através do contato com a criação e se surpreenda com a beleza da natureza. O jovem poderá refletir sobre a sua relação com Deus ao longo do percurso, assim como Ele nos acompanha no caminho de nossa vida como peregrinos até o Céu, e sobre as exigências e desafios que encontramos ao longo dessa caminhada”, explicou Paula Garcia, coordenadora de Turismo Religioso do Setor de Atos Culturais da JMJ Rio2013.Em breve, poderão ser feitas as inscrições para as trilhas e os itinerários que serão feitos na Jornada.

Como treinamento para voluntários e organização, o Setor de Atos Culturais já realizará uma trilha no dia 17 de março, com os membros do Comitê Organizador Local (COL) e seus familiares e amigos. O itinerário é da Estrada das Canoas, em São Conrado, até um dos pontos mais famosos do Rio, a Pedra Bonita.

Itinerários da Fé

Outra novidade nesta 28ª edição da Jornada é uma mudança na forma das visitas orientadas a igrejas, monastérios e santuários da cidade sede. No Rio de Janeiro, o itinerário não será fechado, mas apenas vai listar opções de locais. Assim o jovem pode escolher livremente os lugares e a ordem de peregrinação. O projeto é chamado ‘Itinerários da Fé’ e possibilitará ao peregrino saber mais sobre a história e a religiosidade brasileira nestes locais.

Voluntários estarão disponíveis nos locais em horários pré-determinados. Serão três semanas de projeto: de 14 de julho a 3 de agosto.

Para participar, basta chegar até o local no horário pré-determinado para cada língua e seguir as orientações dos voluntários. Não é necessária a inscrição e qualquer pessoa pode participar (até quem não está inscrito na JMJ).

Fonte: www.rio2013.com