Milagres Eucarísticos - Parte 1

Toda quinta-feira é dia da nova série no rio.cancaonova.com

A partir de hoje, você, caro leitor do nosso blog, acompanhará todas às quintas-feiras uma série com diversos milagres eucarísticos que aconteceram na história da Santa Igreja.

milagre

Há tempos, foi traçado um “Mapa Eucarístico”, que registra o local e a data de mais de 130 milagres eucarísticos, metade dos quais ocorridos na Itália.

São muitíssimos os milagres eucarísticos no mundo todo. Por exemplo, Marthe Robin, uma francesa, milagre eucarístico vivo, alimentou-se durante mais de quarenta anos só de Eucaristia. Teresa Neumann, na Alemanha, durante mais de 36 anos alimentou-se só de Eucaristia.

Lanciano – Itália, ano 700

lancianoEm Lanciano, séc. VIII, um monge da ordem de São Basílio estava celebrando na Igreja dos Santos Degonciano e Domiciano. Terminada a Consagração que ele realizara, a hóstia transformou-se em carne e o vinho em sangue depositado dentro do cálice.

O exame das relíquias, segundo critérios rigorosamente científicos, ocorrido pela última vez em 1970, levou aos seguintes resultados muito significativos:

1) A hóstia, que a tradição diz ter-se transformado em carne, é realmente constituída por fibras musculares estriadas, pertencentes ao miocárdio. Acrescente-se que a massa sutil de carne humana que foi retirada dos bordos, deixando amplo vazio no centro é totalmente homogênea. Com outras palavras: não apresentam lesões, como apresentaria caso se tratasse de um pedaço de cortada com uma lâmina.

2) Quanto ao sangue, trata-se de genuíno sangue humano. Mais: o grupo sangüineo A que pertence aos vestígios de sangue, o sangue contido na carne e o sangue do cálice revelam tratar-se sempre do mesmo sangue grupo AB (sangue comum aos Judeus). Este é também o grupo que o professor Pierluigi Baima Bollone, da universidade de Turim, identificou na Sagrada Mortalha (Santo Sudário).

3) Apesar da sua antiguidade, a carne e o sangue se apresentam com uma estrutura de base intacta e sem sinais de alterações substanciais; este fenômeno se dá sem que tenham sido utilizadas substâncias ou outros fatores aptos a conservar a matéria humana, mas, ao contrário, apesar da ação dos mais variados agentes físicos, atmosféricos, ambientais e biológicos. A linguagem das relíquias de Lanciano é clara e fascinante: verdadeira carne e verdadeiro sangue humano, na sua inalterada composição que desafia os tempos; trata-se mesmo da carne do coração, daquele coração do qual conforme a fé, jorrou o sangue que dá a vida.