[Youcat 418] - O que significa ter um filho no matrimônio?

Um filho é uma criatura e um dom de Deus que vem ao mundo através do amor dos seus pais. [2378, 2398]

pais-e-filhosO verdadeiro amor não admite o isolamento de um casal em si mesmo. O amor abre-se no filho. Um filho concebido e nascido não é algo “feito” nem constitui a soma dos genes paternos e maternos. Ele é uma criatura de Deus, totalmente nova e única, dotada de uma alma própria. Portanto, o filho não pertence aos pais nem é sua propriedade. (CIC 368, 372)

O Filho não é uma dívida, mas uma dádiva. Existem casais, até mesmo cristãos que evitam ter filhos porque acham que vão ter muitos gastos, ou ainda se fecham no número limitado de filhos porque querem dar qualidade econômica e qualidade de vida. Optar por este pensamento material, muitas vezes causa o fechamento do dom da paternidade de ter outros filhos.

:: O que aconteceu na última Ceia?

Precisamos verificar se, nas motivações deste casal não estão incluídas, por exemplo, este materialismo e individualismo, tendo como tendência não encarar o filho como uma dádiva de Deus.

O dom mais excelente do matrimônio é a pessoa humana. O filho não pode ser visto como objeto de propriedade. Às vezes, o casal que não pode ter filhos recorre a métodos não naturais, como a inseminação artificial, isto acontece porque a mentalidade errada que se tem é que os filhos são um direito e por ser direito usa-se todos os métodos possíveis até mesmo a barriga de aluguel.

:: O que significa esoterismo?

Nisto somente o filho tem o direito, ou seja, ele adquire este direito ao ser fruto do amor de seus pais e ainda o direto de ser respeitado como pessoa.

Ouça na íntegra:

Veja mais:
:: Amizade, coisa que precisa de tempo
:: Oração a São Jorge
:: Em que momento devo rezar?