Nossa Senhora de Lourdes
Em 1858, no dia 11 de fevereiro, a Virgem Maria aparece em Lourdes, na França, a uma menina de 14 anos, pobre, analfabeta, de saúde frágil, sem estudos e sem catequese, chamada Marie-Bernard Soubirous, nossa Santa Bernadete. Esta foi a primeira aparição naquele lugar. Após esta, Nossa Senhora ainda apareceu mais 17 vezes nesse mesmo local.
Em um de seus relatos, a menina conta que havia ido às margens do Rio Gave buscar feixes de lenha com sua irmã mais nova e uma amiga. A irmã e a amiga atravessaram um córrego para passarem ao outro lado das margens do Rio, mas ela, que sofria de asma, em obediência a sua mãe não queria se arriscar, para que não se molhasse e acabasse tendo uma crise asmática. Ainda onde estava, sentiu uma rajada de vento, mas não viu movimento nas árvores. Ouvindo então pela segunda vez, olhou para a gruta que havia naquele lugar, conhecida como a Gruta de Massabielle. Foi então que ela viu uma Senhora vestida de branco com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela.
Diante da visão, Bernadete atravessa o córrego, se ajoelha e sentindo uma fraqueza no braço, não conseguia fazer o sinal da cruz, mas auxiliada pela Virgem Maria, consegue fazê-lo e corretamente, já que não o fazia da maneira certa. Em silêncio, sob o olhar de Nossa Senhora, Bernadete reza o terço, enquanto Maria lhe acompanhava com Seu olhar e Seu sorriso. No final da oração, a visão desaparece e Bernadete, antes frágil e debilitada, se sente revigorada e o cansaço que antes sentia ao carregar os feixes de lenha, naquele dia não sentiu mais.
Bernadete volta ao lugar outras vezes e Nossa Senhora permanece aparecendo a ela. Em todas essas vezes o que acontece é a oração do terço por Bernadete que ama a Deus e Nossa Senhora por meio dessa oração e permanece sendo acompanhada pelo olhar e pelo sorriso de Nossa Senhora que se com certeza se agrada com a confiança e atitude da menina.
Foi somente no 7º dia de sua aparição que Nossa Senhora falou pela primeira vez com Bernadete, pedindo a ela que voltasse ali por 15 dias.
Nessas outras aparições Nossa Senhora pede a ela penitência pelos pecadores, pede para Bernadete beijar o solo e andar de joelhos para que os pecadores se convertessem.
Em uma dessas vezes, pede para ela comer a grama e escavar um buraco e assim, começou a brotar a água da nascente milagrosa, na qual os enfermos ainda hoje se emergem, pedindo a sua cura.
Em outro momento, Maria diz a Bernadete que ela deveria pedir aos padres para irem àquele lugar em procissão e ali construírem uma Igreja.
Em 25 de março, dia da Anunciação, Nossa Senhora se revela a Bernadete como “A Imaculada Conceição”, o que levou seu confessor a começar a acreditar nela, já que era impossível uma menina sem estudos, sem catequese, conhecer tal dogma proclamado 4 anos antes pelo Papa Pio IX.
Nestas aparições em Lourdes, percebemos que Nossa Senhora não faz nenhuma previsão para o mundo, não revela algo que esteja para acontecer, tudo o que acontece é oração, pedido de penitência pelos pecadores, pedido de construção de uma Igreja e de procissão no local. Tudo envolve oração. E é justamente por meio da oração e da penitência que amamos a Deus e o próximo. Então vemos que muito mais que anunciar uma previsão, Nossa Senhora aparece para pedir oração e penitência, até porque é isso que impede que desgraças aconteçam no mundo.
Muitas vezes, focamos nas mensagens de Nossa Senhora, apenas nas previsões e não atentamos para o que ela nos pede para evitar que as desgraças previstas aconteçam, pois se observarmos as aparições em outros lugares, como em Fátima – Portugal e na montanha de La Salette – nos Alpes Franceses, por exemplo, Maria faz as previsões, mas também pede oração e penitência para que aquilo que estava previsto não acontecesse. Já em Lourdes só há esse pedido: Oração e Penitência. Sendo assim, fiquemos atentos, procuremos analisar as mensagens de Nossa Senhora e, verdadeiramente, procuremos obedecer a aquilo que Ela nos pede.
Outro ponto que chama a atenção é que de um lugar que era local de criação de porcos, surge uma nascente de águas cristalinas e águas que curam os enfermos. Façamos então uma alusão ao fato de não sermos imaculados e de nos tornamos puros por meio das águas de nosso batismo. Dessa maneira, vemos que a Imaculada Conceição aparece em Lourdes, fazendo brotar água limpa, água pura num lugar em que existia a imundície dos porcos para que os filhos de Deus sejam curados fisicamente, mas, principalmente, se convertam a Deus e, se observarmos bem, de fato, constatamos que nesse lugar, além da cura física, aconteceram e acontecem muitas conversões. Vejamos então Nossa Senhora também nos convidando a renovarmos nossas promessas batismais, a nos convertermos, estarmos unidos a Deus por meio da oração, da penitência, da intimidade com Deus e também com Ela, por meio do Santo Rosário, para que sejamos puros e santos como Deus deseja que sejamos e para que outros sejam alcançados por Ele e também sejam salvos.
Rezemos a Nossa Senhora de Lourdes
Dóceis ao convite de Vossa voz maternal, ó Virgem Imaculada de Lourdes, acorremos a Vossos pés, junto da humilde gruta onde Vos dignastes aparecer para indicar aos que se extraviam o caminho da oração e da penitência, e para dispensar aos que sofrem as graças e os prodígios da Vossa soberana bondade.
Recebei, ó Rainha compassiva, os louvores e as súplicas que os povos e as nações, oprimidas pela amargura e pela angústia elevam confiantes a Vós.
Ó resplandecente visão do paraíso expulsai pela luz da Fé, as trevas do erro. Ó místico Rosário, com o celeste perfume da Esperança, aliviai as almas abatidas. Ó fonte inesgotável de água salutar, com as ondas da divina Caridade, reanimai os corações áridos.
Fazei que todos nós, que somos Vossos filhos, por Vós conformados em nossas penas, protegidos nos perigos, sustentados nas lutas, nos amemos uns aos outros e sirvamos tão bem ao Vosso Doce Jesus, que mereçamos as alegrias eternas junto ao Vosso trono no Céu. Amém.
Ato de Consagração a Nossa Senhora de Lourdes
Santa Maria, Mãe de Deus, Virgem Imaculada, que apareceste 18 vezes a Bernadete na Gruta de Lourdes para recordar aos cristãos as maravilhas e as exigências do Evangelho, ensinando a oração, a penitência, a Eucaristia e a vida dentro da Igreja.
Para poder responder melhor ao vosso chamado me consagro ao vosso Filho Jesus por intermédio de Vossas mãos.
Fazei-me dócil ao seu Espírito; e pelo fervor de minha fé, pela transparência de toda minha vida, por minha dedicação ao serviço dos enfermos, que eu trabalhe para Vós, ajudando aos mais necessitados para a reconciliação dos homens, para a unidade da Igreja e para a paz do mundo.
Com o coração aberto, Mãe minha, dirijo-te esta oração rogando que a recebas e as dê Vossa aprovação.
Nossa Senhora de Lourdes, intercede por nós!
FONTES:
https://santo.cancaonova.com/santo/nossa-senhora-de-lourdes/
https://www.vaticannews.va/pt/santo-do-dia/02/11/nossa-senhora-de-lourdes.html
https://formacao.cancaonova.com/diversos/a-virgem-de-lourdes/
https://padrepauloricardo.org
http://www.nsl.org.br/oracoes