Ser catequista é viver a vocação do Batismo. É pelo Batismo e, mais tarde, pelo Crisma que o catequista é chamado a anunciar o Reino de Deus. Por isso, é necessário que o catequista esteja consciente dessa missão ao assumir a catequese na comunidade.
O catequista deve ter sempre na lembrança que foi enviado por Deus e pela comunidade. Lembrando-se disso, o catequista terá forças para perseverar. É importante também lembrar que, antes de evangelizar, o catequista deve se deixar evangelizar e ter a consciência de que o seu exemplo fala mais alto que a sua palavra.
O catequista deve ser fiel aos ensinamentos da Igreja, buscando sempre na Leitura Orante da Palavra de Deus e na Eucaristia, a sua força. Deve anunciar Jesus Cristo Vivo , promotor da paz, que ressuscitou e está no meio de nós.
O catequista é, antes de tudo, um discípulo e missionário de Jesus Cristo. É alguém que foi seduzido por Ele e que se deixou seduzir, por isso, procura viver na sua proximidade e intimidade. A catequese deve propiciar este encontro com Jesus através da partilha da Palavra, dos momentos de oração e da vivência fraterna.
O zelo apostólico do catequista o leva a ser missionário. Não podemos guardar para nós o tesouro que recebemos.
Maria Benvinda Carvalho – Catequista
Paróquia N. Sra. Mercês – Ramos, RJ