O Carisma brilha na cidade maravilhosa!

d

#cnrio20anos

Hoje é uma data importante para a missão do Rio de Janeiro – celebramos 20 anos – 06 de março de 1992 às 10h25min aproximadamente, chegava à Igreja Imaculada Conceição e São Sebastião no Engenho de Dentro os primeiros missionários para fazer deste lugar um pedacinho da Canção Nova. Desde então, vários missionários passaram por aqui construindo um pouco da história, além dos membros da aliança e de muitos amigos que amam esta obra.

Falando em amizade, precisamos contar um pouco da nossa história. Quem nunca ouviu a rádio Canção Nova pelas ondas curtas na cidade carioca precisando achar um lugar mais adequado para ouvir aquele pregador que falava com fervor e entusiasmo sobre a palavra de Deus? Pois é, foi assim com a Terezinha do Méier. Encantada com a programação que ouvia no rádio, ela comprava aparelhos e distribuía aos amigos para que eles pudessem acompanhar as pregações.

De tanto fazer isso, começou frequentar Cachoeira Paulista sede da Canção Nova e teve a oportunidade de conhecer Monsenhor Jonas Abib, e se tornaram amigos. Entre idas e vindas do Monsenhor ao Rio, e participando dos encontros de carnaval na cidade, Terezinha começou preparar tudo para que a missão se instalasse aqui. Para isso, reuniu algumas pessoas de vários grupos de oração para que, uma vez por semana rezasse pela Canção Nova e em seguida com estas pessoas ela organizou de forma tal, que quando os missionários chegassem, nada lhes faltasse. E assim foi feito! Tamanho era sua dedicação e  amor à missão.

E no dia 06 de março chegava os primeiros missionários, sem muito saber como seria ou ainda o que fariam, mas apenas traziam uma certeza: ser Canção Nova neste lugar. Pe. Nelson, hoje já falecido, os acolheu na Paróquia Imaculada Conceição e São Sebastião e lá começou os trabalhos com pastorais e grupo de oração, além dos encontros levando os produtos de evangelização do DAVI – Departamento de audiovisual.

Num determinado período a comunidade de vida precisou sair do Rio, ficando a missionária Silvia Helena e os primeiros membros da comunidade de aliança, contudo, isso não foi motivo para a missão parar, pelo contrário, assumindo-a, os membros da aliança “arregaçaram as mangas” e foi à luta fazendo o carisma Canção Nova florescer. Foi quando começou o programa na Rádio Catedral – “Nas Ondas da Canção”, o evento “Espírito Sopra Onde Quer” e outros trabalhos, voltando assim, para a cidade maravilhosa, a comunidade de vida, e com ela, além do que já existia de atividade apostólica, também os meios de comunicação: rádio, TV.

Cada experiência vivida nesse lugar tem a mão da Divina Providência que construiu e constrói uma história de amor, dor e superação, levando cada dia a certeza que Deus escolheu o carisma Canção Nova para habitar neste território.

Muitos missionários passaram por aqui, cada um deixou sua contribuição e com certeza leva um pouquinho do jeito carioca. Hoje a família cresceu: somos 48 membros entre comunidade de vida e aliança, além de fazer muitos amigos. Temos a loja (Departamento de audiovisual – DAVI), a rádio 1060 AM e o Jornalismo, trabalhos apostólicos: indo às Paróquias, encontros, e grupos de oração.

Fomos acolhidos pela Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro como Associação de Fiéis. Estamos em comunhão com a Igreja local, e vivendo a expectativa da Jornada Mundial da Juventude.  Hoje, três missionárias estão trabalhando no COL – Comissão Organizadora Local como voluntárias nos preparativos para este grande acontecimento com o Papa em 2013. E para 2012, há muita comemoração por ocasião do nosso aniversário.

Teria muita coisa pra dizer, mais ao longo deste ano com certeza estarei partilhando com você.  Contudo, quero no dia de hoje, celebrar agradecendo a todos. Você que chorou, riu, se desgastou, assumiu essa missão, que viu tanta coisa acontecer e, que nunca deixou de acreditar, de sonhar e lutar conosco. Com certeza, sem você não chegaríamos até aqui.

A festa é nossa!

Parabéns!

Fátima Lima

Comunidade CN RJ