Chegamos ao final de 2010. Mas um ano se passou… Parece que voou… Lembro-me da virada de 2009 para 2010. Eu estava em Cachoeira Paulista, participando do Acampamento de Ano Novo. Na Missa, rezei a Deus, entregando muitas coisas do meu coração. Vislumbrei grandes conquistas, fiz muitos pedidos, acreditei em muitos sonhos.
Eu diria que 80% do que eu esperava não aconteceu. Em contrapartida, fui surpreendida muitas vezes. Sorri, chorei, me decepcionei, cai, levantei e cheguei até aqui, muito mais amadurecida. Com tudo o que eu vivi, aprendi a me conhecer mais, conheci mais as pessoas ao meu redor e tive a maravilhosa experiência de me encontrar comigo mesma.
Nos últimos dias, ando refletindo nos inúmeros acontecimentos deste ano. Não só os da minha vida particular, mas os da minha linda comunidade, da sociedade e do mundo, de um modo geral. Nesta reflexão, me questiono no que eu poderia ter feito de diferente. Errei muito, mas também tomei muitas decisões acertadas. Precisamos olhar para os acontecimentos da nossa vida, e sempre tirar deles formação. Como diz nosso pai fundador: “Tudo é formação!”. Se mantivermos esta visão, nada será perdido e de tudo tiraremos um aprendizado.
Hoje percebo o quanto aprendi a silenciar e a contemplar. No Dicionário Aurélio, a palavra contemplar significa: “Olhar atentamente, embevecidamente e demoradamente. Admirar. Apreciar. Meditar em. Refletir. Levar em consideração.”
Tenho feito esta maravilhosa experiência de desacelerar. A correria da vida tenta nos consumir, mas precisamos respirar fundo e contemplar. Perdemos o sabor dos momentos, porque andamos sempre com pressa. Ao desacelerar, temos tempo para pensar, ouvir a Deus com mais clareza e a não agir por impulsividade.
Lembrei agora da música que diz: “Ando devagar, porque já tive pressa e levo esse sorriso, porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz quem sabe. Eu só levo a certeza de que muito pouco eu sei, que nada sei.” Essa sou eu hoje, desacelerando, silenciando e contemplando. Alcançar as graças que Deus tem pra nós, desta forma, nos faz saboreá-las de um jeito diferente, com gostinho de eternidade.
É! Estou reflexiva. Não só com o ano de 2010 que se vai, mas com o novo ano que vai iniciar. Tenho pensado em como será, no que vou viver. Percebo o quanto é importante nunca desistir de sonhar, cultivar a esperança, planejar, entregar meu coração ao Senhor. Mas o mais importante disso tudo, é continuar se abandonando nos braços do Pai, mesmo sabendo que pode chegar ao final de 2011, e novamente eu me certifique de que não realizei muitas conquistas que vislumbrei, que não alcancei pedidos que fiz e sonhos que acreditei. Mas cristão de verdade, sabe em que pôs sua confiança e reconhece que o acréscimo não é o mais importante. “Contudo, seja qual for o grau a que chegamos, o que importa é prosseguir decididamente.” (Fl 3, 16)
Que venha 2011, com todos os presentes que Deus tem pra mim e com todas as surpresas que a vida me proporcionar!
Peço a Deus mesmo, pela vida de cada um de vocês, que foi família conosco neste ano de 2010, para que permaneçam fiéis e contemplem a vida, para não perderem de vista os presentes e as surpresas que o céu preparou para cada um de vocês!!!
Um ano novo abençoado e uma vida cheia do Espírito Santo. Que busquemos em primeiro lugar, o Reino de Deus e a Sua justiça…
Um abraço!
Flavinha – Comunidade Canção Nova – Missão/RJ