Critérios de uma verdadeira Amizade

Muitos de nós conhecemos essa frase de Santo Agostinho:

“Na amizade temos uma alma em dois corpos.”

Expressão forte não é mesmo?!

Mas vamos nos aprofundar nisso!

A palavra amizade significa: afeição recíproca entre dois entes; boas relações; afeto que liga as pessoas; reciprocidade de afeto; benevolência; Amor… Conhecendo a vida dos Santos descobrimos a importância da amizade, temos vários exemplos, entre eles Francisco e Clara, São Bento e Santa Escolástica, São Francisco de Sales e Santa Joana de Chantal…

Também nas Sagradas Escrituras encontramos histórias de verdadeiras amizades, damos destaque aqui a amizade entre Davi e Jônatas descrita no Antigo Testamento:

“Então Jônatas disse a Davi: ‘Vai em paz. Ambos juramos em nome do SENHOR, dizendo: ‘O SENHOR estará entre mim e ti, entre minha descendênci e a tua descendência, para sempre’ ”. (I Samuel 20, 42)

Nós cristãos devemos ter a consciência de que a nossa amizade deve nos levar para Deus, não podemos correr riscos, pois a própria Palavra do Senhor nos alerta: “Não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que pretende ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus.” (Tiago 4,4).

Em primeiro lugar é preciso almejar o que o próprio Livro de Tiago nos revela: “Foi assim que se cumpriu a Escritura que diz: Abraão teve fé em Deus, e isto lhe foi levado em conta de justiça, e ele foi chamado amigo de Deus”. (Tg 2, 23).

Deus, nosso melhor Amigo, nos deu um grande presente que é o livre arbítrio, a liberdade de escolha e devemos usar bem dessa liberdade para escolher bons amigos que nos ajude.

O Livro de Provérbios nos dá algumas lições: “Ferro se afia com ferro: assim o amigo, com a presença do amigo” (Prov. 27,17), ou seja, o amigo nos traz benefícios: “Alguém pode ser ferido no meio dos amigos, mas há amigos mais fiéis que um irmão”. (Prov. 18, 24)

Nosso maior modelo é Aquele que nos escolheu como Seus amigos: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.” (João 15, 15). Sim, Jesus é o nosso melhor Amigo!

João Paulo II ensinava que dentro da amizade devemos “dar espaço para que o outro aconteça”. É assim que Jesus fez e faz conosco.

Aristóteles fala indiretamente de Jesus nesse pensamento: “No Amor o amigo deve ser capaz de chegar até as últimas consequências, a ponto de doar não só os próprios bens, mas também a própria vida pelo amigo”, e foi isso que Jesus fez por mim e por você.

E nesse momento nos perguntamos: Quem são meus verdadeiros amigos? Para nos ajudar a avaliar, segue alguns critérios de um Verdadeiro Amigo:

O Amigo Verdadeiro:

  • Leva-nos para Deus, e portanto, para a santidade.
  • Corrige-nos quando erramos.
  • Incentiva nossa Vida espiritual.
  • É fiel, alguém em quem podemos confiar especialmente nos momentos difíceis.
  • Com sua amizade nos ajuda a manter nossa relação com Deus acima da amizade e dar testemunho de nossa fé no mundo.
  • É fiel aos nossos segredos sem ser condizente com a mentira e o pecado.
  • Não desiste de nós quando nossas fraquezas parecem ser um empecilho para a relação.

Todos esses critérios também nos ajudam a refletir: eu tenho sido um verdadeiro amigo (a)?…

E depois de analisar essas condições, eu posso erguer os braços ao céu e agradecer ao Senhor porque mesmo em meio a esse mundo que deturpou o termo “amigo”, eu tenho Verdadeiras Amizades!

Encerro com as palavras do Papa Bento XVI quando ainda era Cardeal Joseph Ratzinger: “Nós, pelo contrário, temos um outro critério: o Filho de Deus, o verdadeiro homem. É Ele a medida do verdadeiro humanismo. Não é “adulta” uma fé que segue as ondas da moda e a última novidade; adulta e madura é antes uma fé profundamente enraizada na amizade com Cristo. É essa amizade que se abre a tudo aquilo que é bom e que nos dá o critério para discernir entre o que é verdadeiro e o que é falso, entre engano e verdade.”

Talvez você tenha se enganado ou se decepcionado com alguma amizade, não desanime! E o mais importante: seja um Verdadeiro Amigo!

Que Deus nosso melhor Amigo o abençoe hoje e sempre.

Jesus, eu confio em Vós!

Patrícia Mendes