Deus tem um coração

Para mim, pensar no Coração de Jesus traz um grande sentimento de paz e tranquilidade, a sensação de que mesmo em meio a tantas lutas e tribulações eu tenho onde descansar e apresentar as dores e sofrimentos… Naquele que Coração que me amou e ama profundamente.

Sim meu irmão, esse é o Coração do nosso Deus e que maravilha saber que Ele tem um Coração, cheio de amor e de infinita misericórdia, sempre pronto a te acolher, é um refúgio seguro!

Pio XII salienta que é o próprio Jesus que toma a iniciativa de nos apresentar o Seu Coração como fonte de restauração e de paz: “Vinde a mim, todos vós, que estais cansados e oprimidos, que Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”. (Mt. 11, 28-30)

Tenho certeza que você concorda comigo que ao ouvir esse convite de Jesus nosso coração se enche de consolo! E é esse o convite que Ele faz para você agora, neste exato momento! VINDE A MIM! Descanse n’Ele e troque o seu fardo pesado, sufocante com o d’Ele, que é leve.

Nesse mês especial dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, peço que Ele mesmo venha nos formar segundo o Seu Coração que é Manso e Humilde, peça você também!

É interessante também saber um pouco sobre a história dessa que é uma das maiores devoções em nossa Igreja:

– São João Eudes, já em 1670, introduziu a primeira festa pública do Sagrado Coração.

– Em 1673, Santa Margarida Maria de Alocoque (1649-1690), nascida na França, começou a ter uma série de revelações que a levaram à santidade e ao impulso de formar uma equipe de apóstolos desta devoção. Com seu zelo conseguiram um enorme impacto na Igreja. É válido conhecer as famosas Promessas do Sagrado Coração de Jesus, reveladas a ela:

  1. Às almas consagradas a meu Coração, lhes darei as graças necessárias para seu estado.
  2. Darei paz às famílias.
  3. As consolarei em todas suas aflições.
  4. Serei seu amparo e refúgio seguro durante a vida, e principalmente na hora da morte.
  5. Derramarei bênçãos abundantes sobre seus projetos.
  6. Os pecadores encontrarão em meu Coração a fonte e o oceano infinito de misericórdia.
  7. As almas tíbias se tornarão fervorosas.
  8. As almas fervorosas serão rapidamente elevadas a grande perfeição.
  9. Abençoarei as casas em que a imagem de meu Sagrado Coração estiver exposta e for honrada.
  10. Darei aos sacerdotes a graça de mover os corações empedernidos.
  11. As pessoas que propagarem esta devoção, terão escrito seu nome em meu Coração e jamais será apagado dele.
  12. A todos os que comungarem nove primeiras Sextas-feiras do mês contínuos, o amor onipotente de meu Coração lhes concederá a graça da perseverança final. (essa última é conhecida como a Grande Promessa.)

No dia16 de junho de 1657, descobrindo seu Coração, Jesus disse a Santa Margarida Maria:

“Eis aqui este Coração que amou tanto aos homens, que não omitiu nada até esgotar-se e consumir-se para manifestar-lhes seu amor, e por todo reconhecimento, não recebe da maior parte mais que ingratidão, desprezo, irreverências e tibieza que têm para mim neste sacramento de amor”.

– Em 1856 Pio IX estendeu sua festa a toda a Igreja. Em 1899 Leão XIII consagrou o mundo ao Sagrado Coração de Jesus (o Equador tinha se consagrado em 1874).

Hoje o Apostolado da Oração, que pretende conseguir nossa santificação pessoal e a salvação do mundo mediante esta devoção, continua sua Missão de desagravar o Coração do nosso Deus e torná-lo amado como nos ensina a Igreja: “O objeto e fim desta devoção é honrar o Coração adorável de Jesus Cristo, como símbolo do amor de um Deus para nós; e a vista deste Sagrado Coração, abrasado de amor pelo homens, e ao mesmo tempo desprezado por estes, nos deve mover a amá-lo e a reparar a ingratidão de que é objeto.”

Também é muito importante e devemos retomar no nosso tempo a Consagração da Família aos Sagrados Corações de Jesus e Maria, já que um Coração não se separa do Outro, como o próprio Papa João Paulo II nos ensinou: “Depois de São João Eudes, que nos ensinou a contemplar Jesus — o coração dos corações — no coração de Maria, e a fazer com que amássemos estes dois corações, o culto prestado ao Sagrado Coração expandiu-se”.

Convido você a renovarmos todos os dias a nossa Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, e quero iniciar com você rezando um trecho dessa belíssima oração de Santa Margarida Alacoque: “…Tira de mim tudo o que está mal e tudo o que provoque que não faça tua santa vontade, permite a teu amor puro a que se imprima no mais profundo de meu coração, para que eu não me esqueça nem me separe de ti…”

Sagrado Coração de Jesus, nós temos confiança em Vós!

Sua irmã,

Patrícia Mendes

Com. Canção Nova