Dia Nacional de Ação de Graças

Dia Nacional de Ação de Graças

Você já ouviu falar deste dia?

Por que criar um dia para dar graças se todos os dias devemos dar graças a Deus, já que ele, todos os dias, está conosco, cuida de nós e nos cumula de tantas graças?

Há uma justificativa para a criação desta celebração: por causa de perseguições religiosas, um grupo de famílias cristãs protestantes foge da Inglaterra chegando a América, uma terra estranha e selvagem para eles, onde sofreram as constantes mudanças climáticas, tiveram que enfrentar o frio e as feras e foram contagiados por muitas doenças que levavam à morte. No entanto, eram pessoas que confiavam em Deus, não desanimavam e continuavam lutando para sobreviverem. Os índios daquela região ajudaram a lavrar a terra, plantar e caçar. Deus estava sempre abençoando, cuidando de tudo.

Em 1621, no ano seguinte ao que sofreram, fizeram uma maravilhosa colheita e, diante de tão grande graça que receberam, fizeram uma grande festa de gratidão e louvor a Deus. Este dia foi chamado de “Thaksgiving Day”, que quer dizer “Dia de Ação de Graças”.

Nos Estados Unidos, o Dia de Ação de Graças foi instituído em 1939, pelo presidente Franklin D. Roosevelt e é celebrado toda quarta quinta-feira do mês de novembro, é feriado, familiares e amigos se reúnem para celebrarem o dia.

E como foi que este dia passou a ser celebrado no Brasil?

Em 1909, o Embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Joaquim Nabuco participou da celebração em Washington e esboçou o desejo de que “toda a humanidade se unisse num mesmo dia para agradecer a Deus”, mas foi somente em 17 de agosto de 1949 que o Presidente Gaspar Dutra instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças.

Em 1965, o presidente Castelo Branco instituiu que a data fosse celebrada como nos outros países, toda quarta quinta-feira do mês de novembro.

No entanto, se observarmos as Escrituras, já é uma tradição antiga celebrar o Dia de Ação de Graças quando os povos antigos se reuniam para festejar as colheitas após o plantio. Não foi algo criado na modernidade, mas já existe antes de Cristo.

Precisamos reconhecer a bondade de Deus em nossas vidas, Seu cuidado conosco, mesmo que não sejamos merecedores, Sua fidelidade a nós, mesmo que sejamos infiéis. Tudo que temos e somos é graça Dele para conosco, devemos ser gratos a Ele sempre, todos os dias. Mas nem sempre fazemos isso. Por isso, é possível dizer que aqueles que instituíram essa festa nos EUA e aqui no Brasil fizeram muito bem. Infelizmente não é tão divulgada e celebrada aqui no Brasil como é nos EUA. Seria importante que nós cristãos, buscássemos refletir nessa data sobre tudo o que Deus nos fez durante o ano e celebrássemos Seus feitos de amor para conosco.

“Este dia, simboliza a gratidão que sentimos à medida que nos aproximamos de Deus. Ora, se este dia está caindo no esquecimento, isto significa que não estamos tão próximos de Deus como se pensa. Então, devemos parar e rever nossa condição de cristão e se estamos imbuídos do espírito de humildade para reconhecer que o Senhor é nosso Deus. Nesse sentido, devemos nos preocupar em resgatar o verdadeiro valor do Dia de Ação de Graças e torná-lo uma realidade não só em nossas vidas, mas também em nosso calendário, visando a exortar todos os seguidores de Nosso Senhor Jesus Cristo a celebrar este dia como ele realmente merece ser celebrado.” – Dom João Orani Tempesta [1]

Prestemos atenção em um detalhe não coincidente, mas providencial: este dia é celebrado, todo ano, justamente três dias antes da Igreja Católica e, podemos dizer, nós que somos cristãos, membros da Igreja iniciamos o nosso Novo Ano Litúrgico, ou seja, a data é celebrada sempre na última semana de um determinado Ano Litúrgico e o iniciar de outro.

“Para aqueles que estão no caminho espiritual, o Dia de Ação de Graças anuncia formalmente a chegada de um novo tempo, iniciando o Advento que nos conduz ao Natal e simboliza a gratidão que sentimos à medida que nos aproximamos de Deus. Da mesma forma que o dia de Ação de Graças precede o Natal, o coração que é constantemente agradecido é um precursor do glorioso nascimento interno da Consciência Crística – alegre realização da Presença Divina em toda a criação.” – Dom Orani João Tempesta [2]

Estamos na última semana do Ano Litúrgico de 2021 e hoje, 25.11.2021, celebramos o Dia Nacional de Ação de Graças.

Vejamos tudo o que vivemos este ano e analisemos tudo, reconheçamos todo o bem que Deus nos fez, com o coração agradecido, dando graças a Deus por tudo que nos permitiu viver, nos sustentando e cuidando de nós, por todo o bem que fez a cada um de nós. Com certeza encontraremos numerosas e grandiosas bênçãos que Deus nos deu e pelas quais devemos dar graças a Ele hoje, mas sem deixarmos de fazer isso todos os dias.

[1] – http://www.cnbb.org.br/dia-nacional-de-acao-de-gracas/ – 25.11.2010

[2] -Idem