“Em verdade vos digo, se não vos converterdes e não vos tomardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus”. Mateus 18, 3-4
Este final de semana aconteceu um Retiro com os consagrados da Canção Nova e paralelamente, realizávamos também um retiro com as crianças da comunidade.
E por que fazer este trabalho de evangelização com crianças? Qual a importância de se evangelizar ainda na infância??
Começo ressaltando as palavras de Jesus que citamos acima e que sempre nos convida a ter um coração de criança, puro, aberto, verdadeiro, inocente, sensível para encontrar a verdade. Quem não tiver um coração de criança, não entrará no Reino dos Céus. É aos pequeninos que Jesus revela os segredos do Pai, ou seja, aqueles que se colocam pequenos diante de Deus, reconhece suas fragilidades e a sua necessidade do Alto.
Por isso, mais do que necessário, se faz à evangelização de crianças. É nesta fase, a infância, que são alicerçados os valores que darão alicerce á sua vida.
É um tempo de aprendizado, um tempo de crescimento, de descoberta do mundo, ou seja, um tempo também de apresentar Deus, de plantar a sementinha do amor de Deus, de levá-las a perceber que nem tudo que existe no mundo é bom e faz bem para nós e que nós precisamos aprender com Jesus que o mais importante é aquilo que somos o que trazemos em nosso coração, os tesouros do céu, e não aquilo que temos.
Para isso, usamos uma pedagogia que vem de encontro à realidade das crianças: Primeiro a conquista, atenção, a integração entre eles. Como conseqüência vem as atividades que utilizamos: muitas brincadeiras com objetivo de despertar valores; dinâmicas; histórias contadas; pintura; desenhos; música; oração; filmes e até a Festa no Céu nós fizemos, onde eles se vestiram de santos. Tudo com o objetivo de mostrar que “Ser de Deus é Bom Demais”!
É um trabalho que exige paciência, criatividade, flexibilidade, oração, doação…mas é um momento chave onde a sementinha do amanhã já começa a ser semeada no hoje e assim, dando o alicerce necessário para as escolhas futuras. São ferramentas, direções, que não podemos deixar de lançar mão, para ajudarmos de forma concreta, na construção de um futuro melhor e de uma nação mais feliz.
Não é um trabalho de um fim de semana, mas que se estende na infância, na adolescência, na juventude…que começa em casa, que tem seu alicerce na família e recebe como auxilio, a formação da Igreja, mas é o amor recebido em casa que darão ás nossas crianças a possibilidade de serem bons cristãos e bons cidadãos no amanhã.
É uma missão, que não podemos desistir.
Vamos juntos!! Deus conta conosco para semear o seu amor neste mundo e muitas vezes, este amor, chega até nós pelos gestos e palavras de uma criança.
Deus abençoe Você!!
Gisele Martins / Com. CN