Festa da Cátedra de São Pedro

Festa da Cátedra de São Pedro

Hoje a Igreja celebra a Festa da Cátedra de São Pedro.

Cátedra significa assento, cadeira. Mas esta cátedra, esta cadeira de São Pedro que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro, representa a autoridade de Pedro, de seus sucessores sobre a Igreja.

A festa nos recorda o reconhecimento da autoridade de Pedro sobre os Apóstolos e sobre toda a Igreja, ou seja, da autoridade dele e de todos os seus sucessores sobre a Igreja de Jesus Cristo.

Cristo transmitiu aos Apóstolos, especificamente, a Pedro, a quem fez chefe da Igreja, a missão de ensinar, de conduzir todos os povos à obediência da fé.

Pedro foi aquele que reconheceu e proclamou que Jesus era o Messias, o Filho de Deus, e por isso Cristo concedeu a ele o Magistério da Igreja que é seguido e transmitido aos povos pelos seus sucessores.

Jesus, ao perceber que Pedro reconheceu que Ele era o Filho de Deus, diz que ele já não se chamaria Simão, mas Pedro e que sobre ele, cujo novo nome significava pedra, construiria a Sua Igreja. Após Sua ressurreição, Jesus confirma essa missão de Pedro pedindo a ele que apascentasse as suas ovelhas. Vemos aí a autoridade e missão concedida a Pedro como chefe da Igreja. (Mateus 16, 16-19 e João 21, 15-18)

Pedro teve e seus sucessores têm como fim primário a conservação e transmissão da Fé Apostólica e são dotados do poder de transmitir infalivelmente essa mesma fé ensinada por Jesus Cristo, na qual o cristianismo primitivo não é e nem deve ser deturpado.

Portanto, celebramos hoje o fato de Cristo instituir pastores, chefes para a sua Igreja, de conceder essa autoridade a eles, tendo começado por Pedro, e, por meio deles, querer nos ensinar a Fé Apostólica, nos iluminar com a Sua verdade.

Assim, a Igreja também nos recorda que sendo a instituição de Pedro como chefe da Igreja e, consequentemente, de seus sucessores, realizada pelo próprio Cristo, nós como seus membros, como seus fiéis devemos obediência, respeito a todo aquele que é instituído Papa, que está como pastor da Igreja Católica Apostólica Romana, que está como aquele que, escolhido por Cristo, conduz as Suas ovelhas.