Memória da Apresentação da Virgem Maria

 

Memória da Apresentação da Virgem Maria

Hoje, 21 de novembro, também celebramos a Apresentação da Virgem Maria.
Certos evangelhos apócrifos relatam alguns dados do nascimento da Virgem Maria.
Nesses evangelhos, é relatado que São Joaquim, pai da Virgem Maria, foi humilhado por um sacerdote do templo, o qual dizia que ele era amaldiçoado por Deus por não ter tido filhos. Diante de tal humilhação, São Joaquim e sua esposa, Santa Ana recorrem a Deus incessamente, clamando a graça de terem um filho.
20 anos depois, suas preces são ouvidas e Santa Ana engravida. Diante da graça recebida, eles fazem uma promessa a Deus: a criança seria totalmente Dele, viveria somente para Ele.
Maria nasce e cresce santamente educada por seus pais.
É relatado por tais evangelhos apócrifos, que aos 3 anos de idade, Maria diz aos seus pais que deseja se entregar totalmente a Deus no templo. Devido a promessa que eles já haviam feito a Deus, São Joaquim e Santa Ana apoiam a menina Maria e levam a criança, mesmo em tão pouca idade para ser apresentada no templo e viver consagrada ao serviço de Deus.
Maria, antes de entrar no templo, se despede de seus pais, pede-lhes a bênção e sobe as escadarias sem olhar para trás.
Maria vive num recinto bem ao lado do templo por 11 anos, quando é desposada por São José, mas permanece virgem e consagrada a Deus, colaborando com a obra redentora, aceitando o plano de Deus de conceber Jesus para salvar-nos.
Contemplemos a decisão de Nossa Senhora de apresentar-se, de consagrar-se a Deus inteiramente, sem olhar para trás. Que possamos também nós, na nossa decisão de sermos de Deus, ainda que não como Nossa Senhora, mas na decisão de deixarmos o pecado, de deixarmos aquilo que nos afasta de Deus, sem olhar para trás, pois se olharmos, ficaremos presos, indecisos e jamais viveremos a santidade que Deus nos pede, jamais estaremos verdadeiramente entregues a Deus, ao Seu serviço , aquilo que Ele pede que vivamos no nosso dia-a-dia para darmos testemunho Dele e sermos instrumentos para que muitas vidas alcancem a salvação que já foi concedida pelo Verbo Encarnado, Jesus Cristo, vindo por meio da Virgem Maria para nos salvar.
A Memória da Apresentação da Virgem Maria surgiu no século VI, em Jerusalém, quando o Imperador Justiniano I erigiu a Igreja da Apresentação. Essa celebração foi estendida para toda a Igreja no século XVI.
No Rio de Janeiro, em 1613, foi erigida a capela de Nossa Senhora da Apresentação em Irajá e em 1644 foi transformada em Paróquia.
Que possamos celebrar e recordar essa data, pedindo a Nossa Senhora da Apresentação que nos apresente a Deus e nos ajude, para que no ordinário da nossa vida sejamos inteiramente Dele.