M&M: Música Cristã x Mundo!

A pedidos, re-postamos um texto que foi muito comentado em nosso blog sobre música.




Uma das questões que causam maior polêmica junto aos músicos católicos é: posso tocar/ouvir “musicas do mundo”?

Vou contar bem resumidamente meu testemunho: Trabalhei como musico profissional dos 14 aos 20 anos de idade. E ao longo destes 6 anos vi e vivi muitas coisas em termos de musica, toquei nos lugares mais variados possíveis e pude presenciar os mais diferentes efeitos que a musica causava nas pessoas: alegria, euforia, felicidade, união, sensualidade, tristeza, angustia, agressividade, depressão, e etc.

E estes mesmos efeitos que a musica causava nas pessoas que me ouviam tocar, muitas vezes causava também em mim.

Em janeiro de 2001, após ter meu encontro pessoal com Jesus, deixei a vida de musico profissional para ser exclusivamente de Deus, pois “O Reino dos céus é semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas.  Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra” (MT 13, 45-46)  e a partir de então, tomei a decisão de não ouvir mais musicas do mundo para que minha musicalidade não fosse influenciada pelas mesmas.

Por isso, todas as vezes que me fazem esta pergunta, se um musico católico pode ouvir musica do mundo ou não, falo o seguinte: Não há mal algum em ouvir e tocar músicas do mundo, é claro, retirando aquelas com letras que são contra o evangelho. Mas uma vez ouvi um argumento perfeito para esta questão:

Comparando a música do mundo a um refrigerante e a música cristã a um suco de frutas.

Um refrigerante não faz mal para a saúde, mas o que é mais saudavel para o corpo: o refrigerante ou o suco de frutas?

Fabricio Araujo Comunidade Canção Nova RJ

Deixe aqui comentário, testemunho.