Os elogios

Todos nós recebemos elogios alguma vez em nossas vidas. É bom não é mesmo? Como é bom receber elogios que estamos bem arrumados, estamos bonitos, fizemos um determinado trabalho bem, e outras coisas mais. Com as coisas de Deus também somos elogiados muitas vezes: o cartaz que você fez ficou lindo, a sua pregação foi muito boa, sua oração foi excelente, sua voz é linda, e outras coisas mais.

Fazendo o estudo da Palavra hoje, II Cor 12, 1-6, vi que Paulo deve ter sido muito elogiado. Só pelas histórias que ouvi e li a seu respeito já poço imaginar quantos motivos ele devia ter para ser elogiado. Imagina para aqueles que conviviam com ele ou o viam fazendo verdadeiros milagres, pregações que convertiam milhares de pessoas.

Pelo texto, vi que ele lutava incessantemente contra a atitude de gloriar-se: “quanto a mim mesmo, não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas”. Ele falava assim, pois se conhecia. Sabia do que era feito, e mais, sabia que tudo o que fazia era Deus que fazia nele. Fiquei meditando muito nisso, pois, deve ter sido muito difícil para ele reconhecer suas limitações e encará-las de frente, sabendo que ele deve gloriar-se de suas fraquezas, pois elas o levam a se colocar no seu devido lugar. Como o jumento que levou Jesus a Jerusalém e a multidão gritavam e ficou toda alvoroçada. Não ficava assim por causa do jumento e sim por causa de Jesus. Era Jesus que todos estavam vendo e aplaudindo e não o jumento que carregava Jesus.

São Josemaria Escrivá dizia “a humildade consiste em nos vermos como
somos, sem disfarces, com verdade”. Somos verdadeiros quando percebemos que
tudo o que fazemos para o Senhor é para a glória Dele e não para nossa. É
Ele que faz através de nós. Quando pregamos, cantamos, tocamos, fazemos uma
ótima comida no retiro ou outro serviço para o Senhor, devemos fazer para a
glória de Deus e por isso deve ser feito da melhor forma, lembrando sempre
de nossas fraquezas, como São Paulo.

Para alguns, isso é bem fácil de lidar, para outros, bem difícil, como foi para São Paulo.
Que Deus possa sempre nos mostrar nossa verdadeira estatura, nem
mais, nem menos.

Deus os abençoe.
José Junior
CN RJ