Por que preciso agradecer?

Hoje eu me peguei a pensar sobre a importância da gratidão. Como é bom quando fazemos algum favor ou alguma delicadeza a alguém e recebemos um “muito obrigado”. É tão bom ouvir essa palavrinha, mesmo quando não fizemos algo tão grande ou precioso. O Papa Francisco, recentemente em uma de suas catequeses, disse: a palavra ‘obrigado’ nos lembra que na nossa civilização atual, a gentileza e a capacidade de agradecer são vistas às vezes como um sinal de fraqueza.Será mesmo que somos fracos quando agradecemos? Será mesmo que tenho que deixar as agitações exteriores roubar de mim a graça de um coração agradecido?

Eu me recuso a aceitar que na minha vida o espaço para o agradecimento tenha sido ocupado por outra coisa. Não quero viver como pobre de espírito que nada tem a dar, nem mesmo um simples agradecimento. Só quem é pobre demais interiormente não consegue agradecer e enxergar a beleza em cada gesto pequenino ao seu redor. Desde a chuva que cai, com a permissão de Deus, até o presente que posso receber, eu vou agradecer. Meu coração quer a alegria da gratidão e a festa da generosidade. Quero poder reconhecer o bem que me chega de mansinho ou de repente. Não quero ter meus olhos fechados para a doação alheia, para a ternura do outro. Eu quero receber e ser feliz. Eu quero me alegrar com o que tenho.rosa de queluz

Gratidão é um segredinho muito importante para se ter uma vida sadia e feliz. Quando conseguimos enxergar em tudo a providência Divina passamos a ter um coração agradecido. Se conseguirmos entender a ação do Bom Deus em cada detalhe da nossa história, seja com uma grande graça ou um grande livramento, enxergaremos sua bondade sem fim.

O viver da providência é entrar na escola do despojamento e crescer na graça da gratidão. Aprendamos a louvar e agradecer por tudo o que já aconteceu e o que está acontecendo. O coração que reconhece a bondade divina consegue alcançar a plenitude de contentamento e júbilo que tanto espera. Assim nosso coração vai tomando a forma que Deus sonhou e chegamos à alegria verdadeira.

Milene Guimarães

Missionária da Comunidade Canção Nova