Quinta-Feira Santa: A Santa Ceia e o Lava-Pés

Quinta-Feira Santa: A Santa Ceia e o Lava-Pés

Hoje, Quinta-feira Santa, inicia-se a celebração do Sagrado Tríduo da Paixão, Tríduo Pascal.

Na cerimônia do lava-pés e da Santa Ceia, Jesus instituiu dois Sacramentos: o Sacerdócio e a Eucaristia.

Jesus desejou ardentemente comer a última ceia com seus discípulos, a ceia realizada pelos Judeus.

Essa foi a última ceia com seus discípulos, sua despedida, pois sabia que seria sacrificado para a salvação da humanidade. Na Páscoa dos Judeus, um cordeiro era imolado e seu sangue era passado nas portas das casas, das quais, o anjo da morte passava por cima e os que ali habitavam eram salvos. Nessa última ceia, é Jesus que se oferece como cordeiro, para ser imolado, para derramar seu sangue e salvar todo aquele que Nele crer.

Três dos discípulos nos chamam a atenção nessa Santa Ceia:

João, o discípulo amado, que reclina a cabeça sobre o peito de Cristo e descobre pelas batidas do Coração Dele, o quanto era amado, sente-se amado.

Pedro, que confiava em suas próprias forças, achava que poderia morrer por Jesus, como se fosse capaz de fazer algo sem o Seu auxílio e mais tarde cai na sua própria fraqueza, negando Jesus.

Judas, o traidor, que vendo Jesus demonstrando que já sabia que era ele que iria traí-Lo, e mesmo assim lavando seus pés, e dizendo que se daria a todos, inclusive a ele, não reconhece o amor de Cristo e não se dobra a Ele, decidindo cumprir o que já havia planejado fazer e entrega Jesus.

Sejamos como João que reconhece nas batidas do Coração de Jesus que Ele quer nos amar, que o coração Dele arde de amor por nós e é capaz de tudo por nós, que deseja ardentemente nos salvar e ficar sempre conosco. Reconheçamos e assumamos o amor de Cristo por nós e decidamos ficar sempre com Ele.

Jesus por meio da Eucaristia, quer estar sempre conosco, pois nela, Ele estará sempre presente com Seu Corpo e com Seu Sangue para, deste modo, ficar sempre conosco e nós com Ele.

Jesus que é o Senhor, que é o Mestre, durante a ceia com seus discípulos se põe a lavar os pés deles.

Jesus se coloca numa posição de servo e não como aquele que deve ser servido.

Jesus demonstra com tal atitude, amor, humildade e serviço, mas também convida a todos ao arrependimento.

Jesus diz que fazia aquilo porque nem todos estavam limpos, ou seja, não estavam limpos dos pecados, das fraquezas, portanto é um convite ao arrependimento.

Jesus convida a se deixar purificar por Ele, por isso diz: “Se eu não te lavar, não terás parte comigo”.

Jesus é Aquele que veio nos servir. Jesus serviu-nos dando a Sua vida por nós, para nos purificar, nos salvar dos nossos pecados. Foi isso que Ele quis dizer-nos ao lavar os pés dos discípulos.

Podemos constatar que o serviço de Cristo está representado no lava-pés, mas vai muito além disso, o serviço de Jesus está em ter dado a sua vida, toda a sua vida, em tudo o que fez durante o tempo que viveu, culminando na Sua entrega por nós numa Cruz, para nos salvar do pecado, nos dar a vida eterna.

Continuemos seguindo os passos de Jesus, recordando tudo o que Ele fez e vivendo bem esses dias grandiosos da Semana Santa, de modo que aceitemos, que assumamos o Seu amor, nos deixemos purificar por Ele e permaneçamos Nele e na salvação que Ele já alcançou para nós.