Solenidade da Anunciação do Senhor

Hoje a Igreja celebra a Anunciação do Senhor. O momento em que o Anjo trouxe o Projeto de Deus e o submeteu a uma jovem virgem desposada de um carpinteiro de nome José, da casa de Davi. (conf. Lc 1, 27)

Deu-se então um encontro entre o Céu e a Terra! Entre Deus e os Homens! Em jogo ali estava a salvação da humanidade!

Sim, é isso! A nossa salvação estava ali, dependente da resposta de uma jovem! Mais uma vez Deus estava prestes a quebrar paradigmas… Pois nas mãos de uma jovem estava sendo colocado o projeto de Deus para os homens! E você sabe que naquele tempo as mulheres não eram consideradas capazes de coisa alguma, muito menos um projeto tão grande!

Primeiramente, já caem por terra aí argumentos “feministas” de que a Igreja discrimina as mulheres. Porém, face à grandeza dessa Solenidade, nem iremos comentar tais comentários.

E Graças a Deus, aquela Jovem aderiu ao Projeto! Ela disse SIM! Mesmo sem entender, pois na verdade ninguém poderia entender, mas por amor! Pelo desejo de que a vontade de Deus fosse feita, Maria deu a resposta que Deus esperava!

Essa festa diz de mim e de você! Claro! Pois Deus tem colocado a cada dia, pelas mais variadas formas, através dos mais diversos acontecimentos, o seu Projeto de salvação à nossa frente! Que resposta temos dado? Que resposta você que dar hoje?

Por que foi dócil, Maria se tornou a “Porta do Céu”, por ela “O Verbo se fez carne”! Assim também, de um modo misterioso, Deus nos pede a cada dia o nosso SIM, para que o seu Projeto possa se estabelecer, em primeiro lugar em nossas vidas. E por conseqüência, na vida de todos aqueles que o próprio Senhor coloca em nossas vidas!

O Plano de Deus é para que tenhamos Vida e “em abundância”! Ele prefere precisar de nós para que o seu Reino venha e se estabeleça no meio de nós. Um Reino que precisa acontecer para que todos sejam beneficiados por ele. “Pois Deus não enviou o Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. (Jo 3, 17)

Maria colaborou fundamentalmente para esse projeto, agora é a sua vez!

Deus pode contar com você?

Deus te abençoe!

Seu irmão,

Diac. Eduardo Gouvêa