Youcat: O que significa esoterismo?

O esoterismo é compatível com a fé cristã?

o que é esoterismoNão. O esoterismo passa ao lado da realidade de Deus. Ele é um ser pessoal, é o amor e a origem da vida, não uma energia cósmica fria. O ser humano é desejado e criado por Deus; não é divino, mas uma criatura ferida pelo pecado, ameaçada pela morte e necessita de redenção.

:: Oração de Renúncia

Enquanto os adeptos do esoterismo aceitam geralmente que o ser humano se pode redimir a si mesmo, os cristãos creem que só Jesus Cristo e a graça de Deus os salvam. De igual modo, nem a Natureza nem o Cosmos são Deus (Panteísmo); antes, o Criador, que nos ama com todo amor é infinitamente maior e distinto de tudo que Ele criou.

Hoje, muitos praticam ioga por motivos de saúde, participam em cursos de meditação para adquirirem tranqüilidade e concentração, ou em workshops de dança para fazerem uma nova experiência corporal. Nem sempre, porém, estas técnicas são inofensivas. Por vezes, são veículos para uma doutrina estranha ao Cristianismo: o esoterismo. Nenhuma pessoa racional deveria concordar com esta mundivisão irracional, em que formigam espírito, duendes e anjos (esotéricos), em que se crê em magia e is “iniciados” têm um conhecimento misterioso. [CIC 2110 – 2128]

:: Posso ir a “Cartomantes”?

No antigo Israel se alertava para o perigo da crença em deuses e espíritos, provenientes dos povos circunvizinhos. Só Deus é o Senhor; não existe outro Deus além d’Ele. Também não existe uma técnica (mágica) para encantar o “divino”, impor os próprios desejos ao universo ou atingir a redenção.

Esoterismo
É a designação comum, em uso desde o século XIX, para doutrinas e práticas espirituais em que o ser humano é conduzido a um pretenso “conhecimento verdadeiro”, que todavia sempre existiu dentro dele. É estranha ao pensamento exotérico uma Revelação em que Deus, de fora, Se manifesta ao ser humano.

Ocultismo
Significando doutrina secreta, este termo é hoje utilizado frequentemente como sinônimo de esoterismo. Trata-se de uma designação comum para doutrinas e práticas mediante as quais o ser humano obtém um suposto poder sobre o seu destino e sobre a matéria.[Youcat – 356]

 

Veja mais:
:: Existe outro deus?
:: Posso usar os “Florais de Bach”?
:: O que é a Nova Era?