Julgamentos precipitados

Não permita que as situações mal resolvidas ou as paixões não cuidadas direcionem suas escolhas

julgamentoSem um discernimento aplicado, nós estamos sempre na berlinda, no que diz respeito aos erros e ao fato de que negligenciamos nossas decisões. Quando nos deixamos levar por nossas emoções, afetos e impulsos, o risco de errar e cometer equívocos torna-se maior ainda.

Muitas vezes tomamos decisões precipitadas e julgamos de modo errôneo – até mesmo irresponsável – pessoas e situações. Corremos o risco de nos levar pelas aparências e pelo “ouvi dizer”, e dessa forma julgamos as pessoas pela casca, achamos, e não de certezas. Transformamos ilusões em fatos e fazemos de nossas fantasias o impulsor de nossas escolhas ou o elemento central de nossas conclusões.

O melhor é ser menos impulsivo ao tomar decisões, ser mais sensato e menos arrogante ao falar. É saber esperar, ouvir e falar o essencial. É ter caridade ao julgar situações, purificar a mente e os sentidos de fantasias, julgamento e ilusões. Não tire conclusões precipitadas nem caia na tentação de entrar no “tribunal dos anônimos”, onde todos julgam e condenam o outro, mas, quando se pergunta quem foi o juiz ou quem proclamou as acusações, ninguém sabe.

:: Eu preciso de ajuda!

Procure ter sobriedade com o diferente e abertura para o novo. Não julgue sem conhecer e não critique só por criticar. Leia, estude, aprofunde-se e escute a opinião até de quem pensa diferente de você. Existe mais sabedoria em saber escutar e reconhecer o novo do que em ignorar o diferente por orgulho e preconceito.

Deus abençoe!

 

Padre Roger Araújo
Comunidade Canção Nova