Dia de São Sebastião: espiritualidade e esporte

Nesta sexta-feira (20), feriado municipal, dia de São Sebastião é dia de corrida, de esporte, de movimentar o corpo. Isso mesmo! A tradicional corrida de São Sebastião, reuniu nesta manhã, 8 mil pessoas. O objetivo é homenagear o padroeiro e abrir o calendário de corridas de rua da capital. Os participantes percorreram distância de 5km e 10km no aterro do Flamengo, e a largada foi dada às 8:00 da manhã, já de baixo de um sol forte, porém, isso não desanimou os atletas.

Animados, também, estavam os jovens da pastoral do esporte e a equipe do Catholic Runners, apoiado pela comunidade Alegra-te. Juntos, este ano, organizaram a barraca da Arquidiocese do Rio, e pela primeira vez participaram do evento. Ricardo Pantoja, idealizador do Catholic Runners, fala da alegria de participar da corrida de São Sebastião pela primeira vez. “Estamos muito felizes por estar correndo no dia do nosso padroeiro. Somos uma Igreja jovem, se preparando para a JMJ2013, cuidando do corpo e do espírito, afinal, somos templos do espírito”.

Além dos jovens leigos, marcaram presença os padres: Lino, responsável pela pastoral do esporte da Arquidiocese do Rio; Jefferson Araújo, responsável pelas redes sociais e pela Pré-jornada; e o Diácono Leandro Lenin, do setor pastoral da Jornada Mundial da Juventude que participou da maratona, mas, antes mesmo de correr, reuniu os jovens e rezou. Ainda, lembrou do jovem mártir, guerreiro na fé, e lutador pela causa de Jesus.

– Hoje, estou correndo por este motivo, por Jesus, pelo reino de Deus. O esporte consegue reunir a todos, e com a festa do patrono, com esta corrida, é a evangelização acontecendo e espalhando o reino de Deus – ressalta o Diácono.

O evento contou com a presença do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta que fez a entrega do prêmio, incentivando a corrida e a importância do cristão  em cuidar do corpo e da alma.

Fátima Lima – Com. Canção Nova