Dom Eugênio: uma vida de dedicação pela causa do Evangelho!

Na tarde de quinta-feira (04/11), tive a oportunidade de estar com Dom Eugênio Sales, arcebispo emérito da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, por ocasião do seu aniversário natalício. Conversamos um pouco sobre sua vida, que marca tanto a história da cidade de Natal, Salvador, Rio de Janeiro, como também da Igreja, da sociedade, por fim, do Brasil.

Natural do Rio Grande do Norte, filho de Celso Dantas Sales e Josefa de Araújo Sales, Dom Eugênio Araújo Sales completa 90 anos de vida no dia 08 de novembro. Uma história que registra 67 anos de sacerdócio, sendo 41 anos como cardeal, sagrando 22 bispos e ordenando 15 sacerdotes, além de grandes participações na trajetória da Igreja e da sociedade. Por tudo isso, tivemos o cuidado de transcrever um pouco desta entrevista para você que  sempre nos acompanha pelo blog.

Fátima Lima CN: Como começou seu chamado ao sacerdócio?

Cardeal Emérito Dom Eugênio Sales: Eu fui aluno da Escola Marista e eles tinham um cuidado muito grande com o ensino do catecismo. Conhecendo mais a Igreja, veio o desejo de ser padre. Eu terminei o curso de humanidade no colégio, e tive um momento que desejei ser agrônomo, por causa da minha preocupação com o meio rural. O trabalho em Natal predominava muito o meio rural. Eu e meu pai procuramos o diretor do colégio Marista, diante do desejo de ser padre, e disse que era bom que eu terminasse o curso, pois estava nos últimos anos para que eu realmente entrasse no seminário. Realmente isso aconteceu. Coloquei de lado a agronomia, completei o curso de humanidade em Natal e depois fui para Fortaleza estudar, ficando lá até minha ordenação.

Fátima Lima CN: Quantos anos o senhor tinha?

Cardeal Emérito Dom Eugênio Sales: Eu tinha entre 10, 11 anos, a idade normal. Procurei rezar, e nunca me arrependi. Se perguntar hoje, faria a mesma coisa.

Fátima Lima CN: Imaginou algum dia se tornar Cardeal? Como acolheu esse chamado da Igreja?

Cardeal Emérito Dom Eugênio Sales: Foi uma surpresa, porque não aspirava. Minha vida era ser vigário do interior. O plano era esse, no meio rural. Mas Deus tem seus caminhos e foi surpresa a indicação ao Cardinalato, mas, assumi com gratidão, e desde então, tenho mantido este ritmo de trabalho para divulgar o reino de Deus, para divulgar o evangelho, procurando aperfeiçoar os métodos. De certo que estou contente completando 90 anos de vida e muito satisfeito.

Fátima Lima CN: Sua história mostra que participou com contribuições importantes para a Igreja e para a sociedade, como: o surgimento das comunidades de base, a reforma agrária em Barra de Punaú, sindicatos rurais e a Campanha da Fraternidade. Quando deu os primeiros passos em direção a Campanha da Fraternidade trazia no coração que seria uma Campanha Nacional e que com ela seriamos convidados a refletir e a trabalhar em temas tão importantes para a sociedade?

Cardeal Emérito Dom Eugênio Sales: Não, realmente era o desconhecido, sabia que tinha muita confiança em Deus, usando os métodos, mas o próprio acontecimento se sucedeu e foi se aplicando,. Mas eu não esperava que tivesse tanto sucesso como teve.

Fátima Lima CN: Podemos dizer que o Senhor teve um grande companheiro com relação às questões sociais que foi Dom Helder Câmara?

Cardeal Emérito Dom Eugênio Sales: Certamente, fomos sempre muito amigos e ele tinha uma capacidade muito grande de trabalho e abria perspectivas amplas. Tínhamos caminhos diferentes, mas havia muita fraternidade.

Fátima Lima CN: Sei que no início da nossa entrevista respondeu essa pergunta, porém, preciso refazê-la. Se tivesse a oportunidade de começar tudo de novo, o que faria?

Cardeal Emérito Dom Eugênio Sales: Começaria tudo de novo, sem dúvida. Talvez aperfeiçoando mais, certamente. Eu nunca me arrependi do que fiz e foi um beneficio muito grande para muita gente. Certamente, faria melhor, porque eu era muito jovem e não tinha experiência. Agora estou com 90 anos, e não me arrependo do que foi feito.

Você, que conferiu um trecho da nossa entrevista, está convidado a celebrar o dom da vida deste grande homem de Deus. Será na Santa Missa, neste sábado, 06/11, às 9:00h da manhã, na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro.

A TV e a Rádio Canção Nova farão a transmissão desta grande festa.

Mais uma vez queremos manifestar ao Dom Eugênio Sales nossa alegria de poder comemorarmos com ele esta data tão significativa.

Que Deus o abençoe muito!!!

Parabéns pelos 90 anos de vida e dedicação!!!

Fátima Lima
Comunidade Canção Nova