São Jorge também celebra a Ressurreição de Cristo...

Em 23 de abril, milhares de pessoas celebram o Santo que soube, em meio às dificuldades, ser fiel a Jesus Cristo, dando bom exemplo de vida: São Jorge. Intercessor popular no Rio de Janeiro, é comum que nesta data fiéis preparem festas em sua honra. Porém, neste ano, haverá alteração de data para a comemoração do Santo, já que a principal festa cristã é a Páscoa.  A celebração do Santo Guerreiro será no dia seguinte, junto com a festa do Cristo Ressuscitado.

A cada ano a Semana Santa cai em diferentes dias, pois a data é definida pelo calendário lunar. Em 2011, coincide de o dia de São Jorge ser no sábado de Aleluia. O Coordenador de Pastoral da Arquidiocese do Rio, Monsenhor Joel Portella, explicou que São Jorge, dentro da hierarquia das festas cristãs, é uma memória facultativa, ou seja, dentro da hierarquia das festas, tem o último lugar.

– Isso não é opção, é a lei da Igreja. A festa maior é aquela que deve ser seguida. Até São Jorge, enquanto discípulo de Jesus, celebra a Ressurreição, disse o padre.

De acordo com Monsenhor Joel, a Arquidiocese do Rio está há seis meses pensando nessa questão. Para isso, foi feita uma reunião com os padres que têm Igreja dedicada a São Jorge e com aqueles párocos de Igrejas que tenham uma devoção forte ao Santo. Essa reunião contou ainda com a assessoria de liturgia da Arquidiocese, o vicariato para a caridade social e a coordenação de pastoral. Tudo passou pela análise do Arcebispo.

Neste encontro, foi destacado que o Sábado Santo é um dia de oração. Então nada impede que as pessoas se dirijam às igrejas para rezar, ainda que não em honra a São Jorge.

– Muda a motivação imediata da oração, porque no lugar de homenagear São Jorge, a pessoa vai se lembrar dele, mas no conjunto daquilo que a Igreja propõe para o sábado santo: que é um momento de oração e reflexão, explicou Monsenhor Joel.

Segundo a tradição da Igreja, nesse dia não são permitidas missas, somente a celebrada à noite, na vigília pascal. No entanto, Monsenhor Joel esclareceu que, durante o dia, as Igrejas dedicadas a São Jorge, ou que tenham forte devoção ao Santo, vão ficar abertas e será possível ao povo rezar, de acordo com um texto próprio, que a Arquidiocese está preparando e que será disponibilizado neste Portal, na próxima semana.

Já no domingo, dia 24 de abril, os devotos de São Jorge poderão participar das procissões de Cristo Ressuscitado, de quem São Jorge foi discípulo. Também as barraquinhas e manifestações exteriores serão feitas no domingo de Páscoa.

Vale destacar que as procissões em honra a São Jorge, no dia 23 de abril, pelo Rio de Janeiro, não têm ligação com a Igreja Católica.

Fonte: http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

Deixe aqui o seu comentario.