[Youcat 99]: O que aconteceu na Última Ceia?

Hoje, celebramos a Instituição da Eucaristia

Na véspera da Sua morte, Jesus lavou os pés dos Seus discípulos, institui a Eucaristia e fundou o sacerdócio da Nova Aliança.

:: A espiritualidade da Quinta-feira Santa

lava-pesJesus revelou de três modos o Seu amo até o fim: lavou os pés dos Seus discípulos, mostrando que está entre nós como aquele que serve; antecipou simbolicamente o Seu sofrimento salvífico, pronunciando sobre os dons do pão e do vinho as palavras: “Isto é o meu corpo, que será entregue por vós” (Lc 22,19) e instituindo assim, a Sagrada Eucaristia. Por fim, dizendo aos apóstolos: “Fazei isto em memória de Mim!” (1Cor 11, 24), fez deles sacerdotes da Nova Aliança.

“Em certo sentido podemos dizer que é precisamente a Última Ceia o ato fundacional da Igreja, porque Ele entrega-Se a Si mesmo e, assim, cria uma nova comunidade, uma comunidade unidade na comunhão com Ele próprio” Bento XVI.

:: Cante e toque as músicas da Semana Santa

De que modo me transforma a Sagrada Comunhão?

Cada Comunhão Sagrada liga-me mais profundamente a Cristo, faz de mim um membro vivo no “corpo de Cristo”, renova os dons que obtive no Batismo e na confirmação, e fortalece-me no combate contra o pecado. [Youcat, 221]

Na Última Ceia, o Senhor deixou à Igreja essa grande promessa: O Espírito Santo “ensinar-vos-á todas as coisas”. É por isso que São Paulo disse a Timóteo que “a Igreja é a coluna e o fundamento da verdade” (1Tm 3, 15). Quem desafiar a verdade de doutrina e de fé, ensinada pela Igreja, vai escorregar pelas trevas do erro.

Veja mais:
:: Semana Santa não é “feriadão”
:: Programação da Semana Santa