O que é a mortificação?

Precisamos nos mortificar

mortificaçãoNossa ambição é desmedida. Queremos ter, possuir. Nossa natureza humana não é melhor do que a dos outros. Nós que estamos no caminho de Deus e que trabalhamos para Ele somos igualmente ambiciosos. A ambição existe também em nosso coração!

Não podemos dar regalias à ambição, fazer-lhe concessões. Ela é traiçoeira! Você dá um dedinho, ela avança e toma a mão e o braço. Não podemos ceder nem um pouco. É preciso mortificação, sempre, em tudo.

:: Para Deus sempre há uma saída

Essa é a condição para sermos vitoriosos. Do contrário, somos vencidos. A regra é mortificar! O inimigo não desiste: se não nos seduz pela sexualidade, pelo dinheiro ou pela corrupção, ele vai tentar nos seduzir pela vaidade e vanglória, a sede de sucesso, seja em que campo for.

Não podemos alimentar nosso ego, ao contrário, precisamos vigia-lo, porque ele é sempre vaidoso, orgulhoso, prepotente, autossuficiente, ávido de aplausos. Não podemos confiar em nossa natureza humana. Precisamos nos mortificar, pois só assim o homem novo ganha vida.

É preciso que o homem velho morra para que o homem novo – a criatura feita à imagem e semelhança de Deus – cresça. Para isto acontecer, não podemos ceder em nada. Ceder é perder.

Conhecendo sua realidade hoje, deixe o Espírito Santo lhe mostrar de que maneira o inimigo tem tentado você; onde você deixou brechas pelas quais ele entrou.. Não tenha receio de perceber situações em que você necessite dizer não, podar, recuar, arrepender-se, mudar de rumo.

Ore e escute, porque é o Senhor que quer fazer em você uma obra nova. Ele não te acusa, não quer deixá-lo cair em tentação, mas livrá-lo de todo o  mal.

Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib

Veja mais:
:: O que significa ter um filho no matrimônio
:: Amizade precisa de tempo
:: Em que momento devo rezar?