Receita fácil de lasanha
Hoje, nossa formação será gastronômica e partilhei com você a receita da primeira vez que preparei uma lasanha. Modéstia a parte, ficou ótima. Abaixo esta a receita e se você tiver coragem, te convido a vir comigo nesta verdadeira missão na cozinha! Afinal, mais que alimentar o corpo, à mesa através de uma boa conversa, sem gulodices e exageros, podemos também sair abastecidos na alma.
Recomendo essa receita, de modo especial para você, que é homem e quer “ganhar pontos” com sua paquera (chegou a hora de sair da “friend zone“), namorada, esposa ou melhor ainda sua sogra. Enfim, tudo é motivação: quem me inspirou, por exemplo, foi minha querida namorada Rosiane Marques S2 rsrs. É muito rápido e, dependendo, de sua habilidade, não demora mais que 1 hora. Vamos nessa?
Ingredientes:
- 500 g de massa de lasanha
- 500 g de carne moída
- 2 caixas creme de leite
- 2 ou 3 colheres de manteiga
- 2 a 3 colheres de farinha de trigo
- 500 g de presunto
- 500 g de mussarela
- Sal a gosto
- 2 copos de leite
- 1 cebola ralada
- 3 colheres de óleo
- 1 caixa/pacote de molho de tomate
- 3 dentes de alho amassados
- 1 pacote 100g de queijo parmesão (ralado)
Utensílios necessários:
- 1 forma média (5 x 20 x 34)
- Duas panelas pequenas
Modo de preparo:
Massa:
Se você optar pela massa seca (de caixinha e que não precisa ficar sob refrigeração) pule para a próxima etapa. Mas, se você comprou a massa fresca – e essa for a primeira vez que vai preparar uma lasanha: que São Benedito interceda pelo bom êxito desta obra. Acho melhor pedir ajuda para sua mãe, esposa, namorada, irmã… Mas, vamos lá: cozinhe a tal massa fresca al dente1, após cozido passe um pouco de manteiga para que não grude (reserve).
Molho3 à bolonhesa:
Para quem tem experiência e habilidade os molhos podem ser feitos quase simultaneamente, mas na dúvida: melhor não arriscar. Faça um de cada vez.
- Em uma panela, coloque um pouco de óleo, tipo umas 20 gotas, leve ao fogo e depois acrescente o alho, a cebola, a carne moída e deixe refogando2. Com uma colher de pau, continue mexendo o tempo todo e, depois, acrescente o molho de tomate, o sal e deixe cozinhar por 3 minutos. Feito isso, apague o fogo e deixe de lado. Reserve. Vamos para o próximo molho.
Molho branco:
- Em outra panela, derreta a margarina, coloque, aos poucos, as 3 colheres de farinha de trigo e mexa sempre.
- Depois coloque o leite aos poucos e continue mexendo, por último coloque o creme de leite e dê mais uma mexida e desligue
- Se ficar empelotado, parecendo aquelas “colas de trigo” que você fazia na infância: não se preocupe! Basta bater tudo no liquidificador!
Montagem:
Preste atenção nesta etapa, vacilou já era! Basicamente a montagem se dá por camadas, claro que de baixo para cima. É só seguir a sequência abaixo:
- Acenda o forno em temperatura alta.
- Na forma escolhida, coloque e espalhe no fundo todo, um pouco do molho à bolonhesa (o da carne moída).
- Depois, espalhe por cima a metade da massa de lasanha formando, assim, uma camada.
- Faça uma camada com a metade do presunto e, depois, coloque por cima a metade da mussarela.
- Coloque o restante do molho branco, o restante do massa, o restante do presunto.
- Faça uma nova camada com o restante do molho à bolonhesa e por último, a camada com a mussarela. Se quiser, jogue por cima o queijo parmesão ralado.
- Leve ao forno (aproximadamente 30 min) para gratinar, ou seja, deixe no forno até a mussarela ficar “dourada” e depois é só saborear.
Enquanto assa:
Leia esse trecho abaixo: Lucas 9, 10-17
Os apóstolos voltaram e contaram a Jesus tudo o que haviam feito. Então ele os levou consigo, e foram sozinhos para o povoado de Betsaida. Mas as multidões souberam disso e o seguiram. E Jesus os recebeu, falou a respeito do Reino de Deus e curou os que precisavam ser curados.
Estava anoitecendo, e por isso os doze apóstolos foram e disseram a Jesus:
— “Mande esta gente embora. Eles podem ir aos povoados e sítios que ficam por perto daqui e lá encontrarão o que comer e onde ficar, pois este lugar é deserto”.
Mas Jesus respondeu:
— “Deem vocês mesmos comida a eles.”
Os discípulos disseram:
— “Só temos cinco pães e dois peixes. O senhor quer que a gente vá comprar comida para toda esta multidão?”
Estavam ali mais ou menos cinco mil homens.
Jesus ordenou aos seus discípulos:
— “Mandem o povo sentar-se em grupos de mais ou menos cinquenta pessoas.”
Os discípulos obedeceram e mandaram que todos se sentassem. Aí Jesus pegou os cinco pães e os dois peixes, olhou para o céu e deu graças a Deus por eles. Depois partiu os pães e os peixes e os entregou aos discípulos para que eles distribuíssem ao povo. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e os discípulos ainda encheram doze cestos com os pedaços que sobraram.
Para refletir: Como você pode alimentar-se e oferecer ao próximo o verdadeiro alimento para a alma? Em qual área da sua vida você pode ser mais ousado no exercício da caridade?
Pronto!
Dicas: do que você está falando?
1“Al dente” é o ponto de cozimento da massa quando está perfeitamente cozida e oferecendo uma leve resistência à mordida. O tempo de cozimento pode variar conforme seu formato, espessura e se é seca ou fresca (que precisa ficar sob refrigeração).
2 Refogar: é fritar os ingredientes em pouca gordura fervente. Essa gordura pode ser qualquer uma, mas as mais comuns são: óleo, azeite e manteiga. Nessa técnica, o alimento cozinha com pouca gordura, em temperatura alta e é mexido durante todo o tempo. Basicamente isso, sem nenhum mistério.
3 Gratinar: é um processo culinário usado para dourar a parte superior de um alimento. É levar um alimento ao forno, pré-aquecido, para que a camada superior seja superficialmente tostada dando uma textura crocante por fora e que permaneça macio por dentro.
Curtiu? Escreva abaixo seu comentário, dúvida ou sugestão.
Até a próxima e que Deus nos abençoe!
Cleber Rodrigues
Comunidade Canção Nova