Neste final de semana, realizei uma pintura no Departamento de Eventos da Fundação João Paulo II que ganhou um visual bem descolado. A proposta foi retratar através de uma intervenção artística de livre criação, algumas das realidades já abordadas na missão evangelizadora e outras que provavelmente estão na inspiração inicial de Monsenhor Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova).

Qual a importância dos “eventos” para a Canção Nova?

“Foi o nosso primeiro trabalho!”, afirma Monsenhor Jonas Abib em um de seus escritos aos membros da Comunidade. “Tudo que temos foi gerado pelos encontros. Eles são os meios mais concretos e mais diretos de comunicar Jesus Cristo e a vida nova que Ele nos traz. Encontros de jovens, de adultos, encontros de primeira conversão, experiência de oração, aprofundamentos de diferentes níveis, encontros de massa e encontros especializados com líderes e com outras comunidades. Somos chamados a realizá-los cada vez mais profissionalmente, atendendo à vontade de Deus em cada tempo e circunstância, e atendendo às reais necessidades dos participantes. Deus já nos deu muita experiência de trabalho e muita riqueza de conteúdo. Precisamos dar de graça o que de graça recebemos, somos chamados a realizar o nosso trabalho de Encontros cada vez mais personalizado.”

Making of:

Primeiro foi necessário uma análise visual da área escolhida para receber a pintura e, assim, observar se precisaria de uma pintura-base ou alguma correção de imperfeições. Neste caso foi bem tranquilo, pois só tinham dois canos, que sobraram da reforma anterior (pois o local já foi um grande alojamento que acolhia peregrinos) e alguns poucos buracos que massa corrida e um pouco de tinta branca resolver. Bom, após tudo preparado pela “Equipe de Manutenção”, agendei o final de semana para ficar mais a vontade (sem a circulação de pessoas, barulhos ou interrupções) mãos à obra. Vamos à próxima etapa.

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-05

Neste caso, como optei por um mural com ilustrações monocromáticas de alto-contraste (ou seja, preto no branco – e não pode errar!), os materiais utilizados foram: tinta acrílica fosca (preta), pincéis (um pequeno e outro médio para preenchimento de espaços maiores), tesoura, estilete (para recortar as máscaras e detalhes), fita crepe e pincéis marcadores na cores: preto, branco e cinza metálico. Observação 1: Os “pinceis marcadores” são específicos para ilustrações artísticas profissionais (se quiser “economizar” é por sua conta e risco!). Observação 2: como a parede era porosa e o dia estava quente (aprox. 30º C), foi consumido mais tinta dos marcadores que o previsto anteriormente.Observação 3: Recomendo, pintar em dias mais “frios” e usar marcadores somente para detalhes. Mas, não se preocupe: se escorrer vira arte! rs

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-06

Como a parede era imensa e o local um escritório de trabalho, optei por um desenho que ocupasse uma “faixa horizontal” para não ficar muito pesado e cansativo. Assim, tracei uma “linha imaginária” (e depois marquei com fita crepe, claro!) de aproximadamente 1m de um lado a outro, como um super wide-screen panorâmico. A ideia central da metáfora visual era de “abrir uma janela” para o “passado-presente-futuro” da missão evangelizadora da Canção Nova. De modo que o local possa inspirar, cada vez mais, à criação, o planejamento e a operacionalização de experiências positivas (pessoais e coletivas) junto ao target de cada evento – favorecendo, principalmnte, o Encontro Pessoal com Jesus Cristo.

Tudo isso já estava  ali naquela parede branca. Tá vendo ali? rs

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-09

E assim, “traço após traço”, em alguns momentos, com a ajuda de um projetor multimídia, as bases foram criando forma. Dica: faça um alongamento físico, beba água, alimente-se, selecione um conteúdo sonoro de seu gosto (pregação, música, podcast, etc) e prepare-se: as próximas horas será em pé e sobre uma escada.

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-08

Nesta hora, por exemplo, estava ouvindo pela web a rádio Air1.com (em inglês) e me divertindo as interações sobre o “Valentine’s Day” (também conhecido como “Dia dos Namorados”, em muitos países) e, claro, pensando na Rosiane minha querida namorada, que atualmente está morando em outra Frente de Missão. O amor inspira, acredite!

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-07

E após quase 20 horas de trabalho (em dois dias) o resultado final está abaixo. Apenas dividi em 3 partes para ampliar os detalhes na foto. Espero que tenha gostado das dicas e qualquer dúvida, deixe seu recado nos comentários. #Fui

Parte 1/3

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-01

Parte 2/3

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-02

Parte 3/3

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-03

eventos-cancao-nova-graffiti-wall-cleber-rodrigues-tag

…Amém!

Mural completo (foto panorâmica).

Mural completo

Cleber Rodrigues, é publicitário, missionário, multimídia e curioso metido a escritor.

 


 E aí, curtiu o mural? Compartilhe e veja também essa outra pintura: “Feito Tudo Para Todos