O desejo mais profundo do ser humano, consciente ou inconsciente, é amar e ser amado(a). Não importa a situação em que esteja vivendo, o período da história ou a localização geográfica. Na contexto do martírio de João Batista pelo rei Herodes também foi assim! Apesar de tudo o que vivia, Herodes tinha o desejo de conhecer Jesus Cristo. “Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” e procurava vê-lo.
Episódio de hoje:
“A família grande – A importância da cura interior e da cura entre gerações”
Elenco:
- Herodes Antipas = rei, filho de “Herodes, o Grande” e divorciado de Fasaelia.
- Herodes Felipe = filho de “Herodes, o Grande” com Mariana (é o mesmo da “Cesárea” de Felipe)
- Herodíades = ex-cunhada e atual esposa do rei (divorciada de Herodes Felipe, irmão de Herodes Antipas)
- Salomé = sobrinha do rei Herodes Antipas (filha de Herodes Felipe com Herodíades)
- João Batista = filho do sacerdote Zacarias e Isabel , prima de Maria, mãe de Jesus. Profeta que denunciou a união entre Herodes Antipas e Herodíades como incesto (prática condenada pelo judaísmo) que deixou o povo insatisfeito com a moral da realeza herodiana.
- carrasco = (s.m.) Executor de castigos corporais ou da pena de morte.
- discípulo = (s.m) pessoa que recebe instrução, aquele que aprende.
Sinopse:
Herodíades (ca. 15 a.C. — falecida depois de 39) foi uma neta de Herodes, o Grande e irmã de Herodes Agripa I, rei da Judeia. Herodíades era filha de Berenice e de Aristóbulo IV (filho de Herodes I). Teve como primeiro marido Herodes Filipe, filho de Herodes I com Mariana II, filha do sumo-sacerdote Simão. Herodíades e Herodes Filipe tiveram uma filha, Salomé (que foi criada na corte do tio, Herodes Antipas). Contudo, Herodíades separou-se deste marido para casar com outro meio-tio, Herodes Antipas; este para poder casar com Herodíades, teve que se divorciar da sua primeira esposa, Fasaelia, filha do rei nabateu Aretas IV. A união foi condenada por João Batista (filho do sacerdote Zacarias e Isabel, prima de Maria, mãe de Jesus) e gerou animosidade entre o povo, que acusou o casal de incesto.
Por isso Herodíades odiava João Batista e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. Pois Herodes Antipas respeitava João Batista, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado. Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia.
Leia o Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos 6,14-29).
O rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tornara célebre. Dizia-se: “João Batista ressurgiu dos mortos e por isso o poder de fazer milagres opera nele”. Uns afirmavam: “É Elias!” Diziam outros: “É um profeta como qualquer outro”. Ouvindo isto, Herodes repetia: “É João, a quem mandei decapitar. Ele ressuscitou!” Pois o próprio Herodes mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com a qual ele se tinha casado. João tinha dito a Herodes: “Não te é permitido ter a mulher de teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, não o conseguindo, porém. Pois Herodes respeitava João, sabendo que era um homem justo e santo; protegia-o e, quando o ouvia, sentia-se embaraçado.
Mas, mesmo assim, de boa mente o ouvia. Chegou, porém, um dia favorável em que Herodes, por ocasião do seu natalício, deu um banquete aos grandes de sua corte, aos seus oficiais e aos principais da Galileia. A filha de Herodíades apresentou-se e pôs-se a dançar, com grande satisfação de Herodes e dos seus convivas. Disse o rei à moça: “Pede-me o que quiseres, e eu to darei”. E jurou-lhe: “Tudo o que me pedires te darei, ainda que seja a metade do meu reino”.
Ela saiu e perguntou à sua mãe: “Que hei de pedir?” E a mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. Tornando logo a entrar apressadamente à presença do rei, exprimiu-lhe seu desejo: “Quero que sem demora me dês a cabeça de João Batista”. O rei entristeceu-se; todavia, por causa da sua promessa e dos convivas, não quis recusar. Sem tardar, enviou um carrasco com a ordem de trazer a cabeça de João. Ele foi, decapitou João no cárcere, trouxe a sua cabeça num prato e a deu à moça, e esta a entregou à sua mãe. Ouvindo isto, os seus discípulos foram tomar o seu corpo e o depositaram num sepulcro.
Palavra da Salvação.
Ouça a reflexão por Pe Roger Araujo
Que possamos aprender com os erros de Herodes: quando se opta pela embriaguez perde-se a capacidade de discernimento. Cuidado com suas escolhas, pois elas trarão sempre uma consequência.
O coração pulsa mais forte quando as coisas são de Deus. Precisamos fazer aquilo que Deus nos manda. Foi ouvindo a Deus, e dando passo por passo que a Canção Nova evangeliza o Brasil e o mundo inteiro.” (Eto)
Faça o que for preciso. Seja intencional, mas não faça nada sem o “sim” de Deus. Antes de decidir, ore.
Que Deus nos abençoe.
Fonte: Wikipedia, Católico Orante e Priberam
Veja também:
- Homilia: “Ser cristão não é privilégio” (Papa Francisco)
- MP3: “Preparai os caminhos do Senhor” (Mons Jonas Abib)
- “Não faça nada sem o sim de Deus” (Eto)
Cleber dos Santos Rodrigues
Comunidade Canção Nova