Filme "Deus não está morto"

Até onde você iria para provar sua fé em Deus?

Ainda não tive a oportunidade de assistir, mas hoje quero, partilhar sobre o filme “Deus Não está morto”, que conheci ao receber um panfleto sobre seu lançamento no dia 21 de agosto de 2014. O longa metragem, de acordo com o site oficial, traz a tona uma discussão muito comum no meio acadêmico: é possível conciliar a fé e a razão?

Já escrevi diversas vezes sobre a importância do equilíbrio entre a  e a razão aqui no blog. Inicialmente, destaco o artigo “Como escolher entre a fé e a razão?” sobre Abraão e seu dilema narrado em Gênesis 22,1-19, seguido pelas aulas abertas sobre “Marxismo e Revolução Cultural” de Padre Paulo Ricardo e, mais recentemente, o testemunho “A inteligência é a recompensa da fé?” publicado no dia do 296º aniversário de Maria Gaetana Agnesi, cristã católica, filosofa e linguista reconhecida por ter escrito e tratado o cálculo diferencial e o integral, e ter sido a primeira professora universitária do mundo, sendo nomeada, em 1750, como catedrática de Matemática Superior e Filosofia Natural na Universidade de Bolonha – primeira universidade do mundo e fundada pela Igreja Católica.

Particularmente, eu acredito – pela fé e pela razão – que Deus vive e é próximo. Aliás, bem próximo. Faça a experiência de ouvi-Lo!

Mas antes de continuar a sinopse – e isso não é spoiller do filme! – eu trago a resposta, baseada na carta “Fides et Ratio” (Fé e Razão), publicada em 1998, durante o papado de São João Paulo II: “A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade.” Pronto, simples assim!

Agora, voltando a falar do filme, compartilho abaixo a descrição e o trailer publicados no site oficial. Assim que eu assistir, registrarei a minha opinião. Boa leitura. Bom filme. Boa reflexão!

Sinopse: “Deus Não Está Morto” (God Is Not Dead)

Em seu primeiro dia na universidade, o estudante, Josh Wheaton (Shane Harper) terá sua fé desafiada diante de todos os seus colegas de classe na aula inaugural da turma de Filosofia. Ao iniciar a aula, o arrogante professor Radisson (Kevin Sorbo) diz não querer perder tempo com tolices e, assim, orienta seus alunos, categoricamente, a negarem a existência de Deus, caso contrário sofreriam as consequências de uma reprovação iminente.

Deus-nao-esta-morto-cena

Diante de tal circunstância, esses jovens começam a escrever em um pedaço de papel as seguintes palavras “Deus está morto”, mas Josh encontra-se dividido ao ter de escolher entre sua crença e seu futuro. Angustiado e nervoso, ele não cede às pressões, provocando a ira desse pretensioso professor. Logo, Radisson impõe a esse jovem acadêmico uma difícil tarefa: se Josh não admitir que Deus está morto, ele terá de provar a existência do Criador, apresentando argumentos e evidências bem fundamentadas nos teóricos que estudarão ao longo do semestre.

Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança.” (I Pedro 3,15)

Nesse acalorado debate, Josh, um principiante, enfrentará, cara a cara, o mestre diante de toda a classe. A pressão de falhar e não conseguir convencer seus colegas sobre a existência de Deus custaria a Josh a aprovação no curso, o que prejudicaria sua promissora vida acadêmica. Sem muito apoio, ele questiona se, de fato, pode lutar por aquilo em que acredita.

Será que Josh conseguirá provar a existência de Deus? Talvez fosse mais fácil ele escrever que “Deus está morto” e deixar os últimos acontecimentos no passado?

Título: DEUS NÃO ESTÁ MORTO (GOD IS NOT DEAD), EUA, 2014, Michael Scott, Colorido, 113min, Drama, Classificação: 10 anos.
Direção: Harold Cronk, Atores: Shane Harper/Kevin Sorbo/Dean Cain/David A. R. White – Site oficial: http://deusnaoestamorto.com.br

 Por que, às vezes, parece tão difícil entender o evangelho pela razão? Você já viveu alguma situação parecida em sala de aula? Escreva abaixo sua opinião.


Que Deus nos abençoe.
Até a próxima.

Cleber Rodrigues
Comunidade Canção Nova

Previous

MP3: "Preparai o caminho do Senhor" do Monsenhor Jonas Abib

Next

Filme: "Aparecida - O Milagre"

2 Comments

  1. Claudiney Lopes

    Eu vivo esta experiência no colégio (aonde faço cursinho pré – vestibular). Mais eu procuro conhecer muito mais a Santa Mãe Igreja.

  2. marcela vitoria

    E vcs acham que Deus está morto ? Eu não acho ele é onipotente unisiente e unipresente ele é o todo poderoso, Jesus morreu na cruz pregado para pagar todos os nossos pecados e o que vc dá em troca ?

Deixe uma resposta

Powered by WordPress & Theme by Anders Norén