Viveu, trabalhou, sofreu, se alegrou
Não perdeu tempo e com a vida evangelizou
“Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão (chamado Pedro) e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. E disse-lhes: Vinde após mim e vos farei pescadores de homens. Na mesma hora abandonaram suas redes e o seguiram.” (Mateus 4,18-20)
Durante algum tempo questionava se minha vocação não seria como um religioso “salesiano” (talvez padre, irmão ou cooperador) e, após alguns passos e fatos, descobri que não bem essa pertença. Mas, a semente da salesianidade estava plantada! Após alguns anos, ao começar a participar da paróquia, dos grupos de oração e conhecer o trabalho missionário da Canção Nova, o “chamado” voltou e resolvi a discernir com mais seriedade minha vocação. Certo dia, ao ouvir a proclamação do evangelho durante a Missa, os versículos abaixo chamaram minha atenção:Eu tive a grande alegria de ter sido aluno de um colégio e de centro universitário salesiano de Dom Bosco, ambos em Americana(SP). Foi ótima convivência com padres salesianos, colaboradores, professores, colegas, semanas missionárias e na comunidade paroquial. Muitos marcaram profundamente a minha vida… e que bons tempos foram aqueles!
Meu coração disparou e decidi dar os passos para descobrir se era um sinal, uma manifestação da vontade de Deus nesta fase da minha vida.
Anos depois
Hoje, solenidade de Dom Bosco, durante a homilia, Monsenhor Jonas Abib afirmou “Só estou aqui por causa de Dom Bosco”. Faço dele minhas palavras. Hoje reconheço que havia sim um chamado por Jesus, pois o tempo passou e o essencial tem permanecido: o desejo de viver a santidade. Essa foi a minha via: a pedagogia necessária para meu processo de conversão de mentalidade.
Atualmente, moro em uma comunidade e dedico minha vida na missão de evangelizar. É uma realidade bem exigente, porém, sou muito realizado e percebo diariamente a manifestação da presença de Deus (na tensão normal, entre o “já” e no “ainda não” que as circunstâncias proporcionam) seja na minha vida, mas também na vida de tantas pessoas.

A Peregrinação da Urna com a Relíquia de Dom Bosco, em Americana (SP).
Com o jovem João Bosco foi assim, em seu sonho aos nove anos, ouviu de Jesus que sua missão seria conquistar os corações, não com pancadas, mas com mansidão. Sob essa mesma inspiração, nasceu os Salesianos.
Pra você ter uma noção da beleza da obra fundada por Dom Bosco, descobri trechos da constituição (1988), o artigo quarenta, diz que o Oratório “é para os jovens a casa que acolhe, a paróquia que evangeliza, escola que encaminha para a vida e pátio para se encontrarem como amigos e viverem com alegria”. Pois o principal objetivo dos Salesianos segundo o artigo 31 das constituições é “educar e evangelizar os jovens segundo um projeto de promoção integral do homem orientado para Cristo, homem perfeito. Fieis às intenções de nosso fundador (Dom Bosco) visa formar bom cristão e honesto cidadão”. E o meio que os Salesianos usam para promoção do seu projeto pedagógico é o sistema preventivo que “baseia-se inteiramente na razão, na religião e na bondade”.
Canção Nova: uma obra de Dom Bosco
Anos depois, o ainda jovem Jonas Abib, sente o mesmo chamado, torna-se padre e, anos mais tarde, diante de um crucifixo, no sótão de um Colégio Salesiano de Dom Bosco (o São Joaquim, em Lorena) percebe Jesus o chamando para uma nova missão, ainda mais específica e exigente. Anos depois, em 2 de fevereiro de 1978, dá-se início a Comunidade Canção Nova que, anos depois, em 21 de janeiro de 2009, foi reconhecida como grupo integrante à Família Salesiana.
Ouça o testemunho do Monsenhor Jonas
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Finalizo, louvando a Deus, por tudo que vivi e que hoje me faz feliz. Ser Canção Nova, ser Família Salesiana, ser Cristão é bom demais!
Fiel ao Senhor, Dom Bosco se gastou
Não perdeu tempo e com a vida evangelizou”
Ouça a homilia “Vós sois o sal da terra” realizada dia 31/01/14 por Monsenhor Jonas Abib.
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Música “Dom Bosco: Pai, Mestre e Amigo”
Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.
Para saber mais, acesse:
Saiba mais sobre a “Identidade Carismática da Família Salesiana”. (Baixe aqui)
http://www.sdb.org/pt/Familia_Salesiana/Documentos/Documentos/Identidade_Carismatica_Familia
Dom Bosco, um Mestre perene
http://cleofas.com.br/dom-bosco-um-mestre-perene/
Dom Bosco: um santo que fascina
http://www.sdb.org/pt/Dom_Bosco/Don_Bosco/Um_Santo_que_Fascina
O Método de educar de Dom Bosco
http://cleofas.com.br/o-metodo-de-educar-de-dom-bosco/
Boletim Salesiano
http://www.boletimsalesiano.org.br
Mensagem do Reitor Mor aos jovens
http://www.youtube.com/watch?v=Hlyn5Ae-xLo
Dai-me almas e ficai com o resto
O que importa é a juventude santa”
Oração a Dom Bosco
Ó Dom Bosco, Pai e Mestre da Juventude, que tanto trabalhastes para a salvação das almas, sede nosso guia na santificação de nossa alma e na salvação do
próximo; Ajudai-nos a vencer as paixões e o respeito humano; ensinai-nos a amar a Jesus Sacramentado, Maria Auxiliadora e o Papa; E, alcançai-nos de Deus uma boa morte, a fim de que possamos, a fim de que possamos unir-nos um dia convosco no Paraíso.
Amém.
Queiramos ser santos!
Dom Bosco, educai-nos para a santidade.
Cleber Rodrigues
Comunidade Canção Nova
Siga no @CleberRodrigues