A comunicação é uma conquista mais humana que tecnológica.
Essa frase está na mensagem do Papa Francisco para o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, comemorado no dia 01 de junho de 2014. Com o tema “Comunicação a serviço de uma autêntica cultura do encontro” somos convidados a refletir sobre o modo que estamos utilizando esses meios à serviço da evangelização.
Evangelizar é anunciar Cristo àqueles que ainda o desconhecem. É comunicar Jesus e a vida nova que Ele veio nos trazer. Diante deste apelo, torna-se claro que a finalidade de comunicar a Boa Nova é promover uma vida de santidade, através da proposta de mudança da consciência pessoal e coletiva de homens e de mulheres, em meio a vida cotidiana que lhes são próprios.
Comunicar, portanto, é vocação própria da Igreja. “Ela existe para evangelizar, ou seja, para pregar e ensinar, ser o canal do dom da graça, reconciliar os pecadores com Deus e perpetuar o sacrifício de Cristo na santa missa, que é o memorial da sua morte e gloriosa ressurreição” afirmou, Papa Paulo VI.
Assim, para propor um aprofundamento no tema e auxiliar no processo formativo, disponibilizo (abaixo) alguns documentos oficiais já publicados pelo Vaticano. Boa leitura!
Acesse os documentos:
- Carta Encíclica Miranda Prorsus
- Carta Encíclica Vigilanti Cura
- Ética na Internet
- Ética na Publicidade
- Ética nas Comunicações Sociais
- Igreja e Internet
- Instrução Pastoral Aetatis Novae
- Instrução Pastoral Communio et Progressio
- Inter Mirifica
- O Anúncio do Evangelho
- O Rápido Desenvolvimento das Comunicações Sociais
- Pornografia e Violência nas Comunicações Sociais
Ficou com alguma dúvida? Escreva e saiba como promover o uso dos meios de comunicação em sua paróquia, comunidade ou grupo de oração entre em contato
Cleber Rodrigues
Comunidade Canção Nova
Veja também:
- 7 pregações sobre Namoro em MP3
- 10 pregações sobre Família em MP3
- 100 pregações de Monsenhor Jonas Abib em MP3