São José mereceu o nome de “Justo” porque possuía, de modo perfeito, todas as virtudes.

SAO-JOSE-ANUNCIONo dia 19 de março, mesmo em meio ao Tempo Quaresmal é dia solene, porque é o Dia de São José, esposo da Virgem Maria e pai adotivo de Jesus Cristo. No dia dedicado a esse homem fiel, obediente, cheio de fé, totalmente entregue a Deus e a Seu serviço, também celebramos o Dia dos Homens – que são chamados a seguir esse modelo de santidade.

São José nos ensina hoje que, quem quer receber Jesus, precisa receber também Sua Mãe, esse tesouro precioso do Senhor. José, companheiro; José, amigo; José, homem de Deus!

Segundo Papa Francisco “José é ‘guardião’ porque sabe ouvir a Deus, deixa-se guiar pela sua vontade e, por isso mesmo, se mostra ainda mais sensível com as pessoas que lhe estão confiadas, sabe ler com realismo os acontecimentos, está atento àquilo que o rodeia, e toma as decisões mais sensatas. Nele, queridos amigos, vemos como se responde à vocação de Deus: com disponibilidade e prontidão; mas vemos também qual é o centro da vocação cristã: Cristo. Guardemos Cristo na nossa vida, para guardar os outros, para guardar a criação!”

🎶 Para ouvir:

“Hino à São José”
“Simples José” (Padre Fábio de Melo)
“Valei-me São José” (Ricardo Sá”
“São José” (Itálo e Renno)
“José” (Mons Jonas Abib)
“Sou fã de São José” (Dalvimar Galo)JESUS-MARIA-JOSÉ-SAGRADA-FAMILOA

Oração a São José

Ó glorioso São José, digno de ser amado, invocado e venerado com especialidade entre todos os santos, pelo primor de vossas virtudes, eminência de vossa glória e poder de vossa intercessão, perante a Santíssima Trindade, perante Jesus Vosso Filho adotivo, e perante Maria, Vossa Santíssima Esposa, minha Mãe terníssima, tomo-vos hoje por meu advogado junto de ambos, por meu protetor e pai, proponho firmemente nunca esquecer-me de Vós, honrar-Vos todos os dias que Deus me conceder e, fazer quanto em mim estiver para inspirar vossa devoção aos que estão sob o meu encargo. Dignai-vos vo-lo peço ó pai do meu coração, conceder-me a vossa especial proteção e admitir-me entre os vossos mais fervorosos servos. Em todas as minhas ações assisti-me, junto de Jesus e Maria favorecei-me, e na hora da morte não me falteis, por piedade. Amém.

São José, nas vossas maiores aflições e tribulações não vos valeu o anjo do Senhor? Valei-me São José!

 

📚 Para ler:

 

Neste dia solene, na alegria da festa de são José, peçamos que a sua proteção e que por sua intercessão sejam guardados em nós os vossos dons. Que Deus nos abençoe.

Valei-nos, São José!

 

Fontes: Vaticano, Clube CN, Homilia Diária, Prof Felipe Aquino

Veja também:

 

Cleber dos Santos Rodrigues
Comunidade Canção Nova